A Indústria 4.0 trouxe novos conceitos e inovações tecnológicas para diversas áreas, incluindo a comunicação corporativa que está passando por uma evolução. A nova indústria é responsável por aprimorar processos, agilizar a comunicação e acelerar ganhos em eficiência e produtividade. Todas essas inovações influenciaram as Relações Públicas, que passaram de 2.0 para 4.0.

O que são as relações públicas 4.0

As Relações Públicas 4.0 englobam as funções da era 2.0 mais os novos cenários da internet e os processos de relacionamento com o público em um ambiente mais dinâmico e conectado, exigindo que o planejamento de comunicação envolva novas estratégias.

“O conceito de Relações Públicas 2.0 já começou a ficar defasado. A RP 2.0 é o trabalho de relações públicas que promove a imagem e ações da empresa por meios digitais, como SEO, e das mídias sociais. Como um novo modelo de carro, as Relações Públicas 4.0 são a evolução da 2.0 e esse conceito tem base na Indústria 4.0 que trouxe as inovações tecnológicas da área industrial para comunicação como um todo”, explica, Fábio Saulo Costa, gerente de atendimento do núcleo de Relações Públicas do Grupo Trama Reputale.

O novo panorama das Relações Públicas prioriza o trabalho com a imagem da empresa de forma dinâmica para atingir diversos stakeholders, sempre se baseando em métricas em um mercado onde a instantaneidade e a inovação são fundamentais.

“A Quarta Revolução Industrial, une sistemas de tecnologias avançadas como Inteligência Artificial (IA), robótica, Internet das Coisas (IoT) e computação em nuvem. Essas inovações da área industrial afetam diretamente as Relações Públicas e como as empresas estão se comunicando com seus diversos stakeholders”, completa Fábio.

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Fábio Saulo Costa, gerente de atendimento do núcleo de Relações Públicas do Grupo Trama Reputale.

Hoje, as empresas que querem competir e se destacar de forma positiva neste cenário de rápidas mudanças precisam investir em estratégias de comunicação 360 que englobem a área de marketing, vendas, monitoramento das redes sociais, além de posicionar os executivos da empresa como líderes de opinião. Tudo isso, gerando leads e construindo o relacionamento com o uso de ferramentas digitais, de maneira transparente e engajada.

Como as RP 4.0 funcionam na prática?

As Relações Públicas 4.0 são um conector estratégico, responsável por pensar a comunicação 360 por meio de planejamento, assessoria de imprensa, relacionamento com diversos públicos, eventos, métricas, big data, branding, social media, business intelligence, relações governamentais, comunicação interna etc.

Na RP 4.0, os profissionais utilizam ferramentas para tornar o trabalho mais assertivo, a ciência de dados e o Big Data são instrumentos poderosos quando alinhados às estratégias de comunicação, podendo assim captar, de forma mais eficiente, os sentimentos do público em relação à empresa.

A gestão de reputação é uma função-chave das RP 4.0. Além disso, a utilização de softwares de BI (Business Inteligence) para análise de dados e geração de insights é um diferencial a ser considerado pelas empresas que pretendem se manter competitivas no mercado.

As empresas precisam cada vez mais explorar os recursos tecnológicos da era dos dados e as ferramentas digitais de inteligência são imprescindíveis no nível atual de concorrência do mercado. Dados e indicadores ajudam no diagnóstico da atuação da empresa e orientam as tomadas de decisões e formas de interação com público, gerando uma boa reputação da marca.

Por que investir tempo e dinheiro em RP 4.0?

Investir em RP 4.0 pode ser a chave do sucesso de campanhas e ações de comunicação para empresas de diversos segmentos, como tecnologia, alimentício, financeiro, transporte, etc.

“Hoje, as Relações Públicas 4.0 são fundamentais no relacionamento das empresas com os stakeholders, com poder de decisão sobre a gestão de uma marca e sua reputação, realizando ações que reforcem a confiança e transparência da empresa, além de influenciar positivamente na reputação da marca e, também, nas vendas de serviços e produtos. Portanto, as Relações Públicas 4.0 devem estar no planejamento e no core business de qualquer empresa”, finaliza Fábio.

 

O Grupo Trama Reputale tem mais de 26 anos de experiência no desenvolvimento desse tipo de estratégia e pode ajudar sua empresa a se estruturar nesse sentido. Vamos marcar um papo para falarmos a respeito?