Comunicação Interna

A Comunicação Interna é o gerenciamento estratégico da circulação de informações dentro da empresa que objetiva sensibilizar, integrar e engajar todos os colaboradores (lideranças, operacionais, administrativos, prestadores de serviços terceirizados, funcionários autônomos, trainees, estagiários, familiares etc.) aos objetivos da organização e aos valores de sua cultura. Com a comunicação interna é possível melhorar o alinhamento entre todas as áreas, bem como o relacionamento e a troca de informações entre todos os colaboradores.

Dessa forma, alinhados à cultura organizacional e à estratégia de negócios do cliente, planejamos e executamos projetos de comunicação interna voltados à Missão, Visão e aos Valores da organização, prestando suporte às áreas de Recursos Humanos, Marketing, Relações Institucionais, Segurança do Trabalho, Comercial, Compliance, Responsabilidade Social, entre outras, na forma de um plano com metas de curto, médio e longo prazos.

 

O COLABORADOR NO CENTRO DA ESTRATÉGIA

 

Sem ter uma boa comunicação com eles, os objetivos da empresa dificilmente serão alcançados, afinal, são os colaboradores que fazem todo o sistema funcionar, não é mesmo? Por isso, mais do que definir canais e ferramentas de comunicação interna, acreditamos ser fundamental conhecer a fundo os perfis dos colaboradores que integram a organização, dos mais antigos aos novos, para compreendermos seus hábitos de consumo de informação diários, que comunicações gostariam de ter acesso no dia a dia, de que forma interagem dentro da empresa, entre outros aspectos. Tudo isso começa por um bom diagnóstico de comunicação interna, tanto do ponto de vista quantitativo, quanto qualitativo.

 

FAÇA O SEU DIAGNÓSTICO DE COMUNICAÇÃO INTERNA COM A GENTE

 

Sabemos que um bom planejamento de comunicação interna deve ser fundamentado em uma construção coletiva, onde todos podem falar, opinar e serem ouvidos a respeito de fatores condicionantes de sucesso. Desta forma, desenvolvemos uma metodologia exclusiva, chamada Design da Narrativa, na qual definimos, em conjunto com nossos clientes, posicionamentos e mensagens-chave que serão utilizadas em toda a estratégia de Comunicação Interna da empresa.

O objetivo maior é apenas um: que todos se sintam bem informados dentro da empresa, tornando-se embaixadores da marca e multiplicadores da comunicação interna também sobre outros colaboradores, suas famílias e comunidades do entorno, trabalhando o conceito de employer branding, ou marca empregadora.

 

REDE DE MULTIPLICADORES EM COMUNICAÇÃO INTERNA

 

Se você ainda não possui uma rede de multiplicadores em comunicação interna estruturada em sua empresa, é hora de tirar esse projeto do papel. São eles que falam com seus colegas de trabalho  sobre as ações positivas dentro da empresa, colhem feedbacks importantes e averiguam a efetividade dos canais de comunicação interna. Eles devem formar um time empático, com voz ativa e capaz de fazer esse fluxo operacional acontecer dentro da sua organização.

É fundamental que as lideranças façam parte dessa rede de multiplicadores, envolvendo-se na produção e compartilhando de conteúdos, vídeos, podcasts, textos, artigos e materiais de cascading que falem diretamente ao coração dos empregados nos canais oficiais de comunicação interna da empresa.

Lembre-se: a comunicação interna nos tempos atuais também precisa se conectar emocionalmente com todos eles, reconhecendo, cada vez mais, os colaboradores por seu empenho e contribuições dentro da empresa. Isso gera confiança ainda maior ao processo comunicacional.

 

employer-branding

Employer Branding: como se tornar uma marca empregadora

O employer branding é uma estratégia de comunicação e marketing institucional, com o objetivo de despertar a vontade das pessoas em trabalhar na empresa, sendo uma importante ferramenta de captação de talentos. O rótulo “marca empregadora” está associado à reputação das empresas e, nesse sentido, envolve vários setores dentro da organização, capitaneados pelas áreas de RH e Comunicação Interna.

  • Lideranças e os colaboradores devem inspirar através do exemplo;
  • Fortaleça o papel dos agentes de comunicação interna;
  • Dê voz aos colaboradores. Use storytelling para demonstrar autoria às melhores práticas e ideias dentro do ambiente de trabalho;
  • Desenvolva treinamentos de lideranças e equipes;
  • Forme comitês de comunicação interna e redes de multiplicadores;
  • Estenda as ações de comunicação interna para suas redes sociais;
  • Estruture sua governança.

 

A Comunicação Interna pode ser 100% mensurável. Separamos algumas dicas para você criar os seus próprios indicadores

Clique e saiba mais

Tipos de Projetos em Comunicação Interna

Diagnóstico, Consultoria e Planejamento

Política de Comunicação Interna e Matriz de Canais

Campanhas de Endomarketing

Eventos para Funcionários

Projetos de Cultura e Clima Organizacional

Formação e Treinamento de Agentes de Comunicação

Manuais de Integração e Códigos de Conduta

Identidade Visual e Sinalização para Ambientes

Projetos sobre Engajamento e Diversidade

Mensuração de Canais e Campanhas

Solicite Contato [contact-form-7 404 "Not Found"]
Font Resize