Employer Branding

O employer branding é uma estratégia de comunicação e marketing institucional com o objetivo de despertar a vontade das pessoas em trabalhar na empresa, sendo uma importante ferramenta para atrair e reter de talentos. O conceito de marca empregadora está diretamente ligado à construção de imagem e reputação das empresas e às propostas de valor que as organizações constroem para seus colaboradores no dia a dia.

Além disso, o employer branding é fundamental para o próprio crescimento sustentável dos negócios. Não apenas porque ajuda a gerir a imagem e a reputação de uma organização, colaborando para seu aparecimento em rankings como o das melhores empresa para se trabalhar (GPTW) – o que se traduz, consequentemente, em aumento de market share e valorização do brand awareness para os proprietários e acionistas -, mas principalmente porque reduz custos com processos seletivos.

 

CONSTRUINDO UMA JORNADA DE APRENDIZAGEM

 

O employer branding é uma jornada que vai desde o momento em que o profissional (ainda candidato em um processo seletivo) se sente atraído pelas promessas da marca e pelo ambiente corporativo que ela oferece até quando ele se desliga dessa empresa, seja em um processo de demissão, aposentadoria ou outro qualquer.

As estratégias de employer branding, nesse sentido, devem envolver vários setores de uma empresa, desde a estruturação das políticas de recrutamento e seleção, passando pelas questões de infraestrutura e de ambiente de trabalho (clima organizacional), comunicação interna, até as ações de capacitação e desenvolvimento empreendidas pelas área de Recursos Humanos.

Tudo de modo a construir uma trilha de aprendizagem e experiência ao público-alvo, ou seja, para aquelas pessoas que efetivamente possuem o que chamamos de “fit cultural” com a organização.

 

COMO DESENVOLVER UM PROJETO DE EMPLOYER BRANDING

 

Um employer brand, ou marca empregadora, não surge ou se consolida da noite para o dia. É um projeto de longo prazo. Para que a implementação seja bem-sucedida, é preciso definir — e compreender bem — os valores que sustentam aquela marca ou negócio.

Nós, através de uma metodologia exclusiva conhecida como Design da Narrativa, podemos de ajudar com isso. Uma estratégia de employer branding e bom EVP deve responder às seguintes questões a seguir:

 

POR QUE TRABALHAR AQUI?

Definição das mensagens-chave interna e externas com cada stakeholder da marca, seus lastros e propostas de valor, estabelecendo um discurso coeso, coerente e engajador. Tudo por meio da co-construção.

 

COMO É TRABALHAR AQUI?

Desenvolver campanhas institucionais, ações de ativação, engajamento e canais de comunicação, estimulando o diálogo autêntico com e entre colaboradores, essencial para a marca empregadora.

 

POR QUE E COM QUEM  TRABALHAMOS?

Contar histórias e colaboradores, iniciativas e realizações da organização, conquistando audiência e engajamento para a companhia em seus canais digitais, principalmente no Linkedin. O conteúdo é orientado aos objetivos de negócios, além da reputação.

 

 

Além disso, lembre-se que um projeto de employer branding e um bom EVP com foco em atrair e reter talentos deve considerar a extensão das ações de comunicação interna para as redes sociais, como o LinkedIn, o YouTube, o Facebook e o Instagram. Isso é importante para qualquer nível de organização, de startups a grandes empresas com atuação global.

Não tenha receio de mostrar as propostas de valor que sua organização está construindo para cada público-alvo. Isso ajuda nos processos de recrutamento e seleção, pode apostar. Afinal, as redes sociais são os primeiros canais de busca usado pelos profissionais quando desejam ter acesso a informações sobre a empresa que está ofertando uma determinada vaga. Concorda?

 

EMPLOYER-BRANDING

O papel das lideranças nas estratégias de Employer Branding

Estratégias de employer branding e para um bom EVP (Employee Value Proposition) bem sucedidas no dia a dia envolvem também o preparo das lideranças para inspirar através do exemplo junto ao público-alvo que a organização pretende conquistar.

Além disso, tais essas estratégias também demandam o fortalecimento do papel dos agentes ou multiplicadores de comunicação interna que são os disseminadores da cultura organizacional de uma empresa, atuando no fortalecimento da imagem e reputação.

Através de campanhas e ações de endomarketing e comunicação interna, em que fazemos uso do storytelling, damos voz a essas lideranças e colaboradores, fazendo com que eles mesmos narrem como é trabalhar na empresa no dia a dia e porque se sentem pertencente a ela.

Também é fundamental dar autoria às melhores práticas e ideias dentro do ambiente de trabalho (ações de reconhecimento), facilitando uma cultura de estímulo à inovação e amplamente voltada ao engajamento do público-alvo.

Quando um profissional de mercado reconhece esse engajamento e um ambiente de trabalho alinhado e altamente inspirador a tendência é que se interesse cada vez mais em trabalhar na empresa, ou ainda, a desenvolver parcerias de negócios com ela.

Estratégias de Employer Branding

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