A assessoria de imprensa é uma das atividades de relações públicas/comunicação corporativa, responsável pela gestão de relacionamentos entre organizações e a imprensa, visando a construção de uma imagem positiva perante a opinião pública.

O trabalho baseia-se na obtenção de mídia espontânea em veículos de comunicação de alta credibilidade como jornais, TV, rádio e Internet. A conquista é feita por meio da sugestão de fatos, dados e histórias relevantes, com apelo noticioso, de forma adequada ao perfil editorial dos veículos de comunicação. A meta é a obtenção de menções positivas, sem a compra de espaço como ocorre na publicidade.

As estratégias de comunicação baseiam-se na identificação de assuntos com relevância para os meios de comunicação e no desenvolvimento de relacionamento com a mídia de médio e longo prazo. O objetivo é tornar os porta-vozes da empresa fontes de informação confiáveis para jornalistas e, para isso, eles são preparados por meio de cursos de media training.

Como funciona o trabalho de Assessoria de Imprensa?

A principal intenção do trabalho de Assessoria de Imprensa é a de despertar na imprensa interesse de cobertura jornalística ou, ainda, abrir oportunidades para entrevistas com fontes da organização, contribuindo para que a opinião pública conheça a posição da empresa frente a um assunto ou tema.

Para isso, as equipes identificam oportunidades na mídia para fortalecer a imagem pública da empresa, gerindo suas informações de forma estratégica no contexto midiático, alinhando interesses da empresa com o da mídia local e nacional. 

As estratégias de comunicação incluem ainda ações de proteção da marca, que englobam a monitoração da reputação da marca e o gerenciamento de crises midiáticas.

Como estruturar um trabalho de Assessoria de Imprensa?

O trabalho de assessoria de imprensa pode atender a diversos objetivos estratégicos, tanto de empresas públicas e privadas quanto de organizações com ou sem fins lucrativos, ou, ainda, de pessoas físicas, como artistas e profissionais liberais.

Dependendo da forma como for estruturado, o trabalho pode ser realizado apenas para informar um fato isolado, gerando uma percepção pública de imagem em curto prazo ou, ainda, contribuir para a construção da reputação de organizações e marcas em longo prazo, se for planejado e estruturado de forma estratégica, sistemática e constante. 

Se ao invés de pontual, o serviço de assessoria for recorrente, ele pode ampliar sensivelmente a exposição midiática da marca e contribuir para o brand awareness, ou seja, para o quanto uma marca é lembrada de forma espontânea pelo consumidor. 

E, se além de constante, ele for baseado em uma narrativa estruturada e sistemática, alinhada ao branding, o serviço de assessoria de imprensa pode dar visibilidade as mensagens-chave da organização e construir uma narrativa que contribua para a forma como a organização quer ser reconhecida pela opinião pública.

25 anos de experiência no Relacionamento com Jornalistas

Desde 1995, adquirimos experiência em diversos segmentos de mercado. Durante nossa trajetória, contribuímos para a geração de negócios em mais de 400 clientes nacionais e internacionais, que se tornaram fontes de informação respeitadas e requisitadas, e que conquistaram espaços nobres da mídia brasileira, com o aumento de lembrança e reconhecimento público de suas marcas.

Nossa estratégia diferenciada está na forma como entendemos o contexto midiático e apoiamos empresas na estruturação de narrativas inspiradoras, por meio de uma metodologia própria de Design da Narrativa, que alinha o discurso e mensagens da marca ao plano estratégico de branding.

Realizamos também estratégias integradas de comunicação que associam marketing de conteúdo e a produção de notícias para canais de comunicação próprios da marca. 

Os resultados são potencializados com a integração da atividade de assessoria de imprensa com outras soluções de relações públicas como o relacionamento com influenciadores digitais, celebridades, formadores de opinião, ongs, comunidades, colaboradores, e outros públicos de interesse. 

O que faz a Assessoria de Imprensa

  • Relacionamento: gerencia o relacionamento da organização com a imprensa (editores, repórteres e demais jornalistas), visando construir uma imagem positiva da mesma perante a opinião pública;  
  • Relevância/Conteúdo: atua ativamente na identificação de notícias relevantes de mercado, fatos, histórias e informações da organização com apelo noticioso que possam interessar a mídias específicas; 
  • Identificação de Oportunidades: acompanha o contexto midiático e identifica oportunidades de alinhar os interesses da empresa com o da mídia local, nacional e especializada; 
  • Ronda de Pauta: desenvolve relacionamento por meio do contato semanal com veículos especializados de interesse da organização; 
  • Posicionamento de porta-vozes: prepara e sugere os porta-vozes como fonte de informação para entrevistas; 
  • Encontros de Aproximação: promove um calendário anual de encontros de aproximação entre a imprensa e executivos. 
  • Proteção da marca: realiza o gerenciamento de crises midiáticas, atendendo e respondendo a questionamentos da imprensa sobre assuntos sensíveis que envolvem a organização. 
  • Preparação de porta-vozes: prepara executivos e profissionais para o relacionamento com a imprensa e faz simulações de entrevistas individuais e coletivas para TV, rádio, impressos e portais. 
  • Press-kit: preparação de material de apoio para os jornalistas com conteúdo sobre a empresa ou lançamento, incluindo textos informativos, perfil da empresa, imagens e apresentações. 

Ferramentas Utilizadas

  • Produção de Press Release
  • Sugestões de Pautas
  • Ronda de Pauta
  • Produção de Artigos
  • Coletivas de Imprensa
  • Sugestão de Produtos para Testes
  • Agendamento de Entrevistas
  • Entrevistas Exclusivas
  • Encontros de aproximação com editores
  • Gerenciamento de sala de imprensa no site do cliente
  • Elaboração de Press Kits

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