Assessoria de Imprensa

A assessoria de imprensa é uma das atividades de relações públicas/comunicação corporativa, responsável pela gestão de relacionamentos entre organizações e a imprensa, visando a construção de uma imagem positiva perante a opinião pública.

 

O trabalho baseia-se na obtenção de mídia espontânea para marcas ou organizações em veículos de credibilidade como jornais, TV, rádio e Internet. Essa conquista é feita por meio da identificação e disseminação de informações, fatos e histórias relevantes, com apelo noticioso.

O objetivo é gerar menções positivas para a organização e suas marcas em espaços editoriais, sem que ela pague por aquele espaço.

 

Como funciona o trabalho de Assessoria de Imprensa?

A principal intenção do trabalho de Assessoria de Imprensa é o de despertar na imprensa interesse de cobertura jornalística ou, ainda, abrir oportunidades para entrevistas com fontes da organização, contribuindo para que a opinião pública conheça a posição da empresa frente a um assunto ou tema.

Para isso, as equipes identificam oportunidades na mídia para fortalecer a imagem pública da empresa, gerindo suas informações de forma estratégica no contexto midiático, alinhando interesses da empresa com o da mídia local e nacional.

 

Como estruturar um trabalho de Assessoria de Imprensa?

O trabalho de assessoria de imprensa pode atender a diversos objetivos estratégicos, tanto de empresas públicas e privadas quanto de organizações com ou sem fins lucrativos.

Dependendo da forma como for estruturado, o trabalho pode ser realizado apenas para informar um fato isolado, gerando uma percepção pública de imagem em curto prazo ou, ainda, contribuir para a construção da reputação de organizações e marcas em longo prazo, se for planejado e estruturado de forma estratégica, sistemática e constante.

Se ao invés de pontual, o serviço de assessoria for recorrente, ele pode ampliar sensivelmente a exposição midiática da marca e contribuir para o brand awareness, ou seja, para o quanto uma marca é lembrada de forma espontânea pelo consumidor.

Se, além de constante, ele também for baseado em uma narrativa estruturada e sistemática, alinhada ao branding, o serviço de assessoria de imprensa pode dar visibilidade as mensagens-chave da organização e construir uma narrativa que contribua para a forma como a organização quer ser reconhecida pela opinião pública.

 

Nossos diferenciais

Desde 1995, adquirimos experiência em diversos segmentos de mercado. Durante nossa trajetória, contribuímos para a geração de negócios em mais de 400 clientes nacionais e internacionais, que se tornaram fontes de informação respeitadas e requisitadas, e que conquistaram espaços nobres da mídia brasileira, com o aumento de lembrança e reconhecimento público de suas marcas.

Nossa estratégia diferenciada está na forma como entendemos o contexto midiático e apoiamos empresas na estruturação de narrativas inspiradoras, por meio de uma metodologia própria de Design da Narrativa, que alinha o discurso e mensagens da marca ao plano estratégico de branding.

Os resultados são potencializados com a integração da atividade de assessoria de imprensa com outras soluções de relações públicas como o relacionamento como celebridades, influenciadores digitais, comunidades, colaboradores, acadêmicos etc.

Ícone para representar a assessoria de imprensa

O que faz a Assessoria de Imprensa

  • Relacionamento: gerencia o relacionamento da organização com a imprensa (editores, repórteres e jornalistas), visando construir uma imagem positiva da mesma perante a opinião pública;
  • Relevância/Conteúdo: atua ativamente na identificação de notícias relevantes de mercado, fatos, histórias e informações da organização com apelo noticioso que possam interessar a mídia específicas;
  • Identificação de Oportunidades: acompanha o contexto midiático e identifica oportunidades de alinhar os interesses da empresa com o da mídia local, nacional e especializada;
  • Ronda de Pauta: desenvolve relacionamento por meio do contato semanal com veículos especializados de interesse da organização;
  • Posicionamento de porta-vozes: prepara e sugere os porta-vozes como fonte de informação para entrevistas;
  • Encontros de Aproximação: promove um calendário anual de encontros de aproximação entre a imprensa e executivos.

Ferramentas utilizadas

ícone de uma página de texto, para ilustrar o item press release, uma das ferramentas utilizadas em assessoria de imprensa

Produção de Press Release

ícone de agenda, para indicar uma das ferramentas utilizadas no trabalho de assessoria de imprensa

Agendamento de entrevistas

imagem de uma roda, para ilustrar o serviço de gerenciamento da sala de imprensa dos nossos clientes

Gerenciamento de sala de imprensa no site do cliente

ícone de um microfone, para ilustrar o texto sobre coletiva de imprensa, uma das ferramentas utilizadas em assessoria de imprensa

Realização de eventos para a imprensa

Ícone que indicam pessoas, para ilustrar o encontro com editores e outros jornalistas, ícone de uma página de texto, uma das atividades da assessoria de imprensa

Encontros pessoais com editores

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