O primeiro grande desafio deste projeto era o de sensibilizar os públicos de relacionamento da marca para o tema do extrativismo sustentável e como as empresas podem colaborar para manter a “floresta em pé”.
Nesse sentido, atuamos na construção de uma campanha de comunicação, com ações de imprensa, branded content, marketing de influência, filme publicitário, convenção com o público interno e ativação em digital.
Filme publicitário desenvolvido pela agência Execution.
Foi criado um posicionamento diferenciado e uma narrativa única, autêntica e interligada em todos os canais de comunicação e pontos de contato com seus stakeholders. Todo o discurso da empresa foi focado nos pilares do ESG para a construção de uma imagem pública positiva e forte.
Toda a cadeia positiva gerada pela Wickbold, por meio da parceria existente desde 2015 com a rede Origens Brasil®, foi apresentada durante a campanha. Foi ressaltado que a marca contribui para diminuição da desigualdade social e a geração de renda de comunidades da região Amazônica e do Nordeste, respeitando o meio ambiente e estimulando sua preservação.
Rede Origens Brasil
A rede Origens Brasil®, lançada em 2016, promove negócios sustentáveis na Amazônia, conectando povos indígenas, populações tradicionais, instituições de apoio e empresas.
A atuação visa estimular o comércio ético para gerar valor econômico, ambiental e social para toda a cadeia de produção, garantindo relações comerciais diretas com rastreabilidade, ética e transparência.
Ao escolher produtos com a marca Origens Brasil®, consumidores e empresas contribuem para a causa da rede: produzir para conservar, gerando valor para a Floresta em Pé para os povos que vivem dela, os verdadeiros guardiões do nosso patrimônio socioambiental.
Lançamento de Produtos
Com a participação de influenciadores digitais, fizemos o lançamento da linha Grão Sabor Raízes do Brasil, uma combinação exclusiva de insumos do Norte e do Nordeste, que chegam até a Wickbold por meio da rede Origens Brasil® e da ONG Amigos do Bem.

Imagens do Press Kit enviado aos Influenciadores Digitais.
Além disso, na Web, foi veiculada a campanha digital “nutrir faz parte das nossas raízes”, para mostrar a cadeia de valor compartilhado por trás da nova linha Raízes do Brasil nas redes sociais.
Peças digitais desenvolvidas pela agência Frat.
Para diferentes canais, a mensagem principal foi reforçar o consumo consciente e a cadeia positiva no impacto socioambiental.

Depoimento de uma seguidora das redes sociais da marca.
Narrativa Única e Diferenciada: o ESG
Para estabelecer os pilares do discurso da Wickbold focado em ESG, trabalhamos para tornar Pedro Wickbold, diretor geral da companhia, em um porta-voz referência no assunto, já que a empresa tem mudado a realidade de centenas de pessoas ao construir uma cadeia de valor com o uso de insumos da região Amazônica e do Nordeste em seus produtos, proporcionando geração de renda para dezenas de famílias.

Alguns resultados de imprensa.