[CASE] Concurso Cultural #ABolaDoJogo
Voltar para Cases

Concurso Cultural #ABolaDoJogo

Em parceria com a LNB, a Penalty criou o concurso cultural #ABolaDoJogo, convocando crianças de até 14 anos para desenharem a bola da abertura da próxima temporada do NBB.

A Penalty é a fornecedora oficial de bolas da Liga Nacional de Basquete (LNB), detentora do Novo Basquete Brasil (NBB), principal competição brasileira de basquete masculino.

  • PRÊMIO LUSÓFONOS DA CRIATIVIDADE

    Case Vencedor - Bronze - Categoria Uso da Imprensa

Devido à pandemia do novo coronavírus, a LNB decidiu cancelar a temporada 2019/2020, paralisando os jogos entre março e novembro de 2020.

Com tantos meses sem jogos, havia a necessidade de criar ações para engajar os fãs da modalidade durante o período e despertar novos públicos com interesse no basquete, principalmente adolescentes e crianças, que tiveram o ano letivo interrompido e, portanto, não teriam o contato com a modalidade nas aulas de educação física e no convívio escolar.

  • Relevância

    Manter a relevância do basquete na mídia, especialmente no período sem jogos da modalidade.

  • A Bola da Nova Temporada

    Ampliar a divulgação da bola Crossover Pro 7.8, que ganharia uma versão inédita para o jogo de abertura da nova temporada.

  • Interesse das Crianças

    Despertar o interesse das crianças pela modalidade, promovendo uma atividade lúdica com esse público durante a quarentena.

  • Interesse da Imprensa

    Com o concurso no ar, tínhamos, também, o desafio de coordenar a divulgação à imprensa, com o objetivo de alavancar a participação e engajamento do público.

Ações Realizadas

Fase 1 – Awareness

A divulgação do concurso foi realizada a partir da segunda quinzena de setembro de 2020, por meio das redes sociais do NBB e da Penalty.

Foram criados posts exclusivos da ação, estimulando que as crianças participassem do concurso e, ao mesmo tempo, gerasse awareness da marca e da bola que seria destaque no reinício da temporada.

Já com a imprensa, a estratégia da fase 1 foi divulgar em todo o país o concurso por meio de releases, reforçando o assunto em localidades do Brasil onde o basquete tem maior tradição de torcida e de esporte.

post-penalty-aboladojogo post-case-penalty-assessoria-imprensa

Fase 2 – Engajamento

Para a fase 2, período em que o voto popular iria decidir o desenho vencedor, além das divulgações nacionais e nas praças referência da modalidade, incluímos os principais veículos de imprensa das cidades dos autores dos desenhos finalistas.

Desta forma, engajamos para a votação online não apenas fãs de basquete, mas também o público regional representado por cada desenho finalista.

case-assessoria-imprensa

Fase 3 – O Resultado

Divulgamos o resultado do concurso nas redes sociais e imprensa, reforçando a comunicação na região do desenho vencedor.

Ainda nesta fase, o tema foi retomado para promover o início da nova temporada do NBB, e a bola customizada com o desenho da criança foi utilizada no jogo de abertura do campeonato.

A presença de causas sociais nos desenhos das crianças

Embora o concurso tivesse temática livre, grande parte dos desenhos recebidos tinham como tema causas sociais, como os quatro finalistas:

case-penalty-bolas

Conquistas Importantes

Na fase 1, um dos destaques de imprensa foram as menções sobre o concurso no quadro de esportes do jornal Tem Notícias, da TV Tem (afiliada Globo), exibido na região de Bauru, uma das principais praças da modalidade.

O programa exibiu alguns dos desenhos inscritos e convidou as crianças da região a participarem. Outro destaque televisivo foi no programa ESPN League, da ESPN Brasil, que explicou a dinâmica do concurso e exibiu um vídeo de um atleta do NBB convidando o público para participar da iniciativa.

Logo após as pautas na TV, o número de desenhos recebidos quintuplicou em apenas uma semana.

Já nas fases 2 e 3, fizemos um trabalho bastante direcionado às mídias regionais, que deram destaque a suas respectivas representantes.

Por exemplo, a finalista de Assis/SP, participou de   um programa em uma rádio da cidade, enquanto a representante de Mogi das Cruzes/SP, teve sua foto na capa de um dos jornais da região.

Com isso, as estudantes receberam forte apoio do público e das equipes  de basquete locais, engajando ainda mais a comunidade com a modalidade esportiva.

case-penalty-divugacao-vencedor

resultados

  • 77

    Matérias Publicadas na Mídia

  • 60

    Desenhos Válidos recebidos para o Concurso

  • 3 .4M

    Audiência gerada a partir das Matérias Publicadas

  • 2 M

    Valor equivalente, em reais, caso o cliente investisse em publicidade paga

  • 42 K

    Total de Interações com a #ABolaDoJogo

  • 566 K

    Alcance das Publicações das Redes Sociais

  • 58

    Total de Postagens nas Redes Sociais

  • 784 K

    Total de Impressões dos Posts nas Redes Sociais

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: