Endobranding do Planejamento à Execução | Trama Comunicação

Endobranding é a construção e gestão de uma marca feita internamente, processo no qual uma organização aproxima seus funcionários dos objetivos de negócios, além de fortalecer sua cultura organizacional.

Desenvolvemos um Planejamento de Endobranding em que o pensamento e a ação individuais tornam-se o pensamento e a ação de todos. Ao gerarmos a identificação dos funcionários de uma empresa com seus símbolos, expressões e rituais unimos todos sob o mesmo propósito, elevando o patamar da comunicação por meio do:

• Alinhamento da comunicação interna com a cultura (visão, missão e valores) e os objetivos de negócios;
• Criação de uma linguagem única, inspiradora e capaz de motivar os colaboradores;
• Desenvolvimento de uma identidade de marca forte, o que resulta em engajamento;
• Alinhamento entre a forma e o conteúdo de todas as informações veiculadas dentro da empresa.

Cuide dos colaboradores como se fossem clientes

Muitas empresas se esforçam e demandam recursos, principalmente financeiros, para projetar uma imagem positiva para o seu público externo. Embora isso seja de extrema importância, para que dê certo é necessário que a base de toda a iniciativa esteja na adesão do seu público interno, seus funcionários.

E com a potencialização das estratégias de digital, em que os universos on e off-line caminham integrados, a importância do endobranding tem se destacado ainda mais para o sucesso de uma empresa, marca ou negócio.

O que um Planejamento de Endobranding garante como benefícios:

  • Cria uma consciência coletiva empresarial capaz de promover e ampliar os indicadores de engajamento, apoiando os processos de consolidação da cultura organizacional e de gestão da mudança atitudinal.
  • Constrói uma narrativa organizacional com uma linguagem única e inspiradora capaz de alinhar o discurso das lideranças às práticas do dia a dia para a construção de uma identidade sólida.
  • Prepara as lideranças para o uso da narrativa corporativa, promovendo maior integração das equipes às estratégias, processos e práticas de negócios.
  • Promove uma comunicação interna mais voltada ao crescimento sustentável dos negócios, de forma a gerar maior protagonismo e orgulho de pertencer nos colaboradores, apoiando o desenvolvimento de competências e atitudes essenciais em suas trilhas de carreira.

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Endobranding demanda tempo e envolvimento

Assim como o desenvolvimento e a fixação de qualquer marca, os resultados do endobranding não são automáticos, afinal, não dá pra construir uma marca respeitada, seja ela para o público interno ou externo, em apenas uma ação.

Em geral, desenhamos um modelo de trabalho alinhado às necessidades da empresa e vamos adequando as rotas de acordo com os resultados apresentados.

As etapas de um planejamento de endobranding

  • Diagnóstico, Consultoria e Planejamento
  • Design da Narrativa
  • Brand Guide
  • Manual de Expressão Verbal e Visual
  • Materiais Institucionais

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