Cresce, a cada dia, a importância da temática que envolve os conceitos de EVP (Proposta de Valor para o Empregado) e Employer Brand (Marca Empregadora), para quem atua com Comunicação Corporativa e Recursos Humanos.

Afinal, dentro da lógica do Marketing, o público interno é o primeiro mercado de qualquer organização: os empregados são os clientes e os empregos são os produtos. Antes de pensar em vender os valores da marca para os clientes externos é preciso vendê-los aos empregados.

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Ter uma marca empregadora competitiva traz resultados para os negócios

O mercado reconhece que o capital intelectual e humano é a base da vantagem competitiva na economia moderna. Assim, a disputa entre os empregadores para atrair e reter trabalhadores talentosos ocorre em um mundo onde os avanços tecnológicos e a competição global estão impulsionando mudanças generalizadas nos padrões de emprego.

É consenso entre os profissionais de RH que aprendizagem organizacional, trabalho em equipe e velocidade de resposta são fatores humanos que irão, pelo menos em parte, determinar o sucesso de uma organização, já que outras fontes de sucesso competitivo se tornaram menos importantes.

O que continua sendo um fator crucial e diferenciador é a organização, seus colaboradores e a forma como trabalham.

A jornada do colaborador e a comunicação interna

Tudo o que o colaborador vê, lê, ouve e experimenta ao longo do seu ciclo de relacionamento com a empresa – desde quando sabe que a empresa existe como possível empregadora, passando pela sua vivência como funcionário e depois de sua saída – é ponto de contato.

Todos esses pontos de contato precisam ser guiados por uma proposta de valor – o EVP – que vai nortear como essas experiências precisam acontecer para que sejam alinhadas à promessa da marca.

Um EVP bem construído inclui elementos ligados à cultura, aos valores, ao propósito e a outros elementos que fazem com que aquela empresa seja um local ideal para o trabalho

O papel da Comunicação Interna é o de reforçar tais elementos, com o objetivo de construir e sustentar a marca empregadora.

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O que é Employer Branding? É possível medir?

O Employer Branding pode ser compreendido como a soma dos esforços de uma organização para comunicar a proposta de valor (EVP) aos atuais e futuros empregados, mostrando que a empresa é um lugar desejável para se trabalhar. É muito importante não confundir Employer Branding com Endobranding. Sobre isso vale ler o artigo já publicado em nosso blog.

No Brasil, as formas de se construir a proposta de valor durante a experiência do colaborador nas empresas  têm sido debatidas em diversos fóruns e publicações sobre Comunicação Interna e Recursos Humanos.

Atributos como valores, propósito, alavancas do negócio, ambiente diverso, entre outros elementos estruturantes de uma marca, são abordados como fatores importantes para que uma marca seja considerada positivamente empregadora.

Além disso, diversas publicações sobre o tema abordam possibilidades de métricas para se avaliar a maturidade de uma marca empregadora, como taxa de retenção e engajamento em mídias sociais, por exemplo.

No entanto, nenhuma dessas soluções tem sido capaz de apresentar um indicador, que pode ser mensurado e avaliado, como qualquer outro atributo positivo que uma marca venha a ter.

Assim, os questionamentos que persiste são:

  • de que forma uma empresa pode saber se sua marca tem ou não um EVP competitivo?
  • como obter um Indicador de Marca Empregadora (iME)? 
  • como encontrar os gaps a serem trabalhados nos pontos de contato com a marca durante a Jornada do Colaborador?
  • de que forma a Comunicação Interna pode contribuir para uma Marca Empregadora Competitiva?
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Metodologia Radar Employer Branding

De forma inédita, o Grupo Trama Reputale apresenta ao mercado uma metodologia própria que ajuda as empresas a encontrarem o ponto exato da sua marca empregadora, que pode estar em qualquer ponto na matriz a seguir.

O lançamento dessa metodologia ocorreu no 13° Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados. Onde a Leila Gasparindo, CEO aqui do grupo apresentou o Radar Employer Branding. Confira por aqui!

Ao cruzar dados obtidos por meio de pesquisa interna sobre a percepção dos colaboradores a respeito dos cinco valores essenciais que compõem o EVP de uma marca (social, interesse, econômico, aplicação e desenvolvimento), com a percepção sobre as dimensões ligadas à experiência do colaborador (atração e acolhimento, comprometimento e atitude de embaixador), é possível obter o  Índice de Marca Empregadora e o Índice de Experiência do Colaborador.

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Combinando-se os dois índices encontra-se o ponto de Maturidade da Marca Empregadora, que pode estar em qualquer um dos quadrantes da matriz.  A metodologia do Radar Employer Branding, portanto, resultará em um mapa que possibilitará à empresa localizar seus pontos fortes, os de melhoria e as rotas para alcançar um EVP competitivo e unir RH e Comunicação num plano estratégico com essa finalidade.

Nós podemos te ajudar

Como especialistas reconhecidos nessa área, temos a expertise necessária para ajudar sua marca a identificar com precisão seu posicionamento como empregadora. Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como podemos impulsionar seu sucesso no mercado de talentos!