Com o surgimento de novas empresas a concorrência para se destacar no mercado está cada vez maior. Mas, como é possível tornar a sua marca mais conhecida entre o público? Neste artigo vou te explicar o que é Awareness e quais os benefícios que pode trazer para a sua empresa.

 

Diariamente surgem novas empresas no mercado e o grande desafio que elas encontram é como fazer para se destacar diante os seus concorrentes.

Muitas delas recorrem a contratação de uma agência de comunicação, que por meio de suas estratégias proporcionam Awareness para ganhar destaque e tornar-se conhecido.

Mas, para isso é fundamental que tenha uma definição objetiva e clara de quem você é dentro de seu segmento, além de saber posicionamento que quer ter no mercado.  

 

O que é Awareness? 

 

Awareness pode ser definido como a consciência da marca, ou seja, é uma métrica que mede quanto e como uma marca é reconhecida pelos consumidores. São os conceitos que as pessoas associam à determinada empresa, como o produto, serviço ou influência. Muitas marcas conseguem esse reconhecimento conquistam uma forte atuação no mercado.  

Um trabalho bem executado, vai ajudar a empresa a ser uma referência no segmento e consequentemente atrair mais atenção do público. Por exemplo, há vários produtos que são chamados pelo nome da marca e não pelo nome de verdade. Veja alguns:  

  • Maisena (Amido de Milho) 
  • Cotonetes (Hastes flexíveis) 
  • Catupiry (Requeijão cremoso)
  • Bom Bril (Lã de aço) 
  • Pyrex (Refratário de vidro) 
  • Band-aid (Curativo) 
  • Tupperware (Potes de plástico) 
  • Xerox (Máquina de fotocópias) 
  • Sucrilhos (Cereal matinal) 
  • Durex (Fita adesiva) 

 

Como conquistar Awareness para sua marca?

 

Agora você vai se perguntar quais são as estratégias que você precisa utilizar para que sua marca seja reconhecida no mercadoE eu te explico que são 4 pilares fundamentais: 

 

1- Identidade: defina quem é a sua marca no mercado. Isso pode ser feito a partir das cores, formatos e design que é utilizada na sua identidade visual. A linguagem também é outro ponto e pode ser uma maneira de traçar a sua identidade; 

 

2- Presença de Mercado: estar em canais que seu público possa estar para aumentar seu alcance. Por isso, escolha e investimento bem nisso; 

 

3- Posicionamento: quais são os valores e conceitos que você quer que o público absorva? Aqui os consumidores vão enxergar melhor a marca. Por isso, é muito importante trazer seus diferenciais para que consiga superar o que o concorrente proporciona; 

 

4- Conteúdo: pensar em como o que você está comunicando e agregar conhecimento, te ajuda a se destacar da concorrência. A produção de conteúdos por meio das redes sociais e até matérias no site da empresa pode ser um bom caminho. 

 

Além desses pilares, para ter uma marca bem conhecida e estar no Top of Mind, é necessário outros elementos para trabalhar este reconhecimento: 

 

  • Ações de Assessoria de Imprensa e RP, como relacionamento com jornalistas, formadores de opinião e influenciadores digitais podem agregar valor a marca. Por terem um grande alcance, muitas empresas optam por investir nisso para aumentar o seu público;

 

  • Seguir as políticas de SEO, ou seja, melhorar a otimização de palavras-chaves nos mecanismos de busca;

 

  • Marque presença constante das redes sociais. Um bom trabalho de Digital, pode ajudar a sua empresa a definir as personas e atingir o público que almeja alcançar;

 

  • Realize e/ou patrocine eventos. Se algum importante evento vê a sua marca como patrocinador, significa que a empresa é uma referência. Por isso, invista em ter bons parceiros;

 

  • E claro, não podemos esquecer o velho e bom Marketing. Uma empresa que desenvolve boas e inovadoras ações de marketing tendem estar sempre presentes na boca do povo. Com um posicionamento bem definido, é possível ter mais autoridade nas ações de marketing e focar nas necessidades reais da empresa e dos seus consumidores. Ações e estratégias bem elaboradas, traz mais resultados positivos.

 

 

Quais os Benefícios em conquistar Awareness para a sua marca? 

 

Todas essas estratégias atraem e chamam atenção do seu público-alvo. Por isso, aumentar o Awareness na empresa faz com que ela cresça e se torne cada vez mais conhecida. Ou seja, uma empresa bem lembrada no mercado, tem grande peso na escolha do cliente. 

Além de contribuir para o aumento das indicações e clientes satisfeitos tendem a indicar mais e assim, vai trazer a marca aumento de demanda necessário   

Mas lembre-se: uma marca não fica conhecida da noite para o dia. Por isso, tenha em mente que o posicionamento de marca forte e conciso estará sempre na mente das pessoas. Empresas bem posicionadas no mercado tem as suas vantagens e características presentes na cabeça do público.