Além da visibilidade midiática houve repercussão nas redes sociais. Em pouco tempo, um e-book educativo criado para orientar pais e professores a lidar com o assunto teve grande volume de acesso.
O evento de lançamento da campanha contou com a presença de importantes veículos de imprensa e influenciadores digitais.
Desafios
Público Alvo
Atingir pais de crianças entre 0 e 14 anos; educadores; imprensa; blogueiros, vloggers, youtubers (foco em maternidade e educação) e ONGs.
Engajamento Social
Desenvolver uma estratégia de engajamento social para demonstrar como os produtos AVG são aplicáveis e importantes para uma vida digital segura;
Local e Global
Desenvolver uma campanha local relevante em alinhamento aos objetivos globais da empresa, com a matriz localizada em Praga e uma rede de agências de PR independentes.
Estratégia
Para ampliar a consciência social do brasileiro sobre a importância de investir em uma vida digital segura e promover maior engajamento com a marca foram adotadas as seguintes estratégias:
- Associar a empresa a causa social: a luta contra a pedofilia na Internet;
- Promover um debate social;
- Identificar e engajar formadores de opinião relacionados a causa;
- Criar um selo da campanha: “Projeta Nossas Crianças e Adolescentes” que pudesse ser difundindo por influenciadores digitais;
- Oferecer conteúdo digital relevante com um e-book educativo sobre o tema;
- Elaborar um convite personalizado capaz de atrair atenção da imprensa e provocar cobertura midiática;
- Promover repercussão nas redes sociais.
Execução
Evento
Identificamos os mais relevantes formadores de opinião sobre o tema da pedofilia na Internet e os convidamos para um debate em uma mesa redonda, promovida pela AVG.
Ebook e selo da campanha
Foi criado um selo para a campanha e um slogan “Projeta nossas crianças e jovens”.
Elaboramos um e-Book em português, com cerca de 30 páginas, contendo um resumo dos capítulos do livro “From a parent to Another”, de autoria do porta-voz Tony Anscombe, além de resultados e infográficos das pesquisas realizadas pela AVG com crianças e jovens.
Os projetos editorial e gráfico seguiram a comunicação visual global da marca, com algumas adaptações ao Brasil. O conceito trabalhado na campanha foi o ambiente seguro, mostrando que é possível navegar com segurança e que os adultos têm o dever de orientar as crianças.
Convite personalizado
Foi criado um Teaser customizado enviado a mais de 50 jornalistas com informações sobre os hábitos e preferências do profissional. O objetivo era provocar o jornalista a refletir sobre sua vulnerabilidade com a exposição on-line.
Influenciadores Digitais e Ativistas
Foi feita uma mobilização de ativistas e ONGs para participarem do movimento e foram convidados os mais importantes influenciadores digitais para o evento.