Desafios
Diagnóstico
Diagnosticar os perfis de consumo de informação e entretenimento por parte dos colaboradores do Complexo HC, identificando o grau de aderência aos canais vigentes da matriz e a necessidade de atendimento a novas demandas.
Matriz de CI
Revitalizar a matriz de comunicação interna do Complexo HC, visando à ampliação do engajamento dos colaboradores aos pilares de cultura organizacional e às estratégias de gestão definidas pela liderança.
Política de Comunicação Corporativa
Desenvolver nova Política de Comunicação Corporativa para todas as unidades do Complexo HC, com segmentação de mensagens por canal e por público.
Comitê Central de Comunicação Interna
Implantar Comitê Central de Comunicação Interna, bem como a rede de multiplicadores do HC com o objetivo de despertar e ampliar o senso de pertencimento, conferindo maior protagonismo às ações e empoderamento aos influenciadores internos.
Estratégia
Coconstrução
Com a necessidade de engajar lideranças e capacitar os agentes de comunicação interna (ou influenciadores) do Complexo HC, optamos por investir em processos de inteligência e narrativa coletivas.
Humanização e Protagonismo
Mais do que diagnosticar, era preciso despertar uma comunicação que, primeiramente, fizesse sentido ao coração e à mente dos mais variados públicos (entre médicos, enfermeiros, residentes, estudantes, auxiliares administrativos e, principalmente, às médias e altas lideranças). Deixar de lado uma comunicação institucional, mais burocrática e entrar de era da humanização e do protagonismo autoral.
Accountability
Também era necessário criar lastros para essa comunicação nascente, fazendo com que todos se comprometessem de fato com o novo modelo de gestão do Complexo HC, acreditando nele e se tornando “guardiões” de sua governança.
Estratégias e Ações Táticas
Etapa 1 – Diagnóstico
Realização de Diagnóstico de Comunicação Interna, com aplicação de pesquisas quanti e qualitativa junto aos colaboradores, por amostragem, nos oito institutos e dois hospitais auxiliares, além de entrevistas individuais com as 17 principais lideranças
de área e dois focus group com perfis de funcionários distintos.
Etapa 2 – Escuta Ativa
Realização de visitas técnicas e de imersão aos institutos, hospitais auxiliares e departamentos do Complexo HC com o objetivo de avaliar o sistema de canais de comunicação interna vigentes, formais e informais e identificar novas demandas.
Etapa 3 – Pensar e Agir Coletivamente
Workshop com alta liderança do Complexo HC para apresentação dos resultados do Diagnóstico de Comunicação Interna e coconstrução da nova matriz de canais e mensagens-chave internas por meio de metodologia de design thinking.
Etapa 4 – Direcionamento
Consolidação da nova matriz de canais, com segmentação por público-alvo e nível de mensagem, segundo metodologia preconizada por Mitsuru Yanaze. Definição das quatro personas de comunicação interna do HC.
Etapa 5 – Engajamento
Elaboração e apresentação da Nova Política de Comunicação Interna do Complexo HC para os agentes de comunicação dos institutos, hospitais auxiliares e demais áreas através de workshop conduzido pela agência parceira. Definição de papéis e responsabilidades dos agentes com envolvimento das partes interessadas.
Etapa 6 – Capacitação e Empoderamento
Elaboração e aplicação de ciclos de capacitação profissionais para os novos agentes de comunicação interna do Complexo HC, através de encontros mensais, com reconhecimento de boas práticas empreendidas por eles nos institutos e demais áreas, debates sobre os pilares de comunicação e cultura já definidos, compartilhamento de projetos e desenvolvimento de atividades in loco para experimentação de novos conceitos com base na Metodologia 70-20-10.