O cinema e o Lean Six Sigma
Elaboração de uma campanha de comunicação interna, com ações e peças totalmente tematizadas pelo primeiro filme de “Os vingadores”, um clássico da Marvel, cujo período de lançamento mundial coincidiu com o da realização das ações da área de Process Excelence da Chevrolet Serviços Financeiros.
Por que o cinema?
Com base no diagnóstico acerca do perfil “extra-muros” dos colaboradores da empresa, detectou-se a possibilidade de correlacionar o tema central da campanha à sétima arte, uma das fontes de lazer e entretenimento mais apreciadas por eles.
Como cada personagem de “Os vingadores” carrega consigo uma destreza, uma habilidade e comportamentos muito fortes, de fácil compreensão e assimilação por todos os níveis de público, decidimos aliar cada uma das expertises trazidas pelas personagens ao desenvolvimento de posturas e atitudes amplamente valorizadas pela Chevrolet Serviços Financeiros quando o assunto é gestão e otimização de processos. Isso contribui para gerar mais rápida assimilação dos conceitos frente a um assunto tão denso, ampliando o engajamento de todos. Principalmente dos líderes, colocados na campanha, em todas as suas fases, como verdadeiros diretores de cinema, responsáveis pelo resultado final da “obra”.
Chamando todos a esse protagonismo, seja por meio de peças de endomarketing criadas por nossa equipe (porta-retratos de mesa, cartazes e até um quebra-cabeças personalizado com os nomes de cada liderança), seja por meio de ações de transferência (treinamentos), a campanha contou ainda com uma iniciativa de cunho sociocultural, ao presentear os colaboradores da Chevrolet Serviços Financeiros, ao final do seu período de realização, com um par de ingressos para assistirem ao filme “Os Vingadores” no cinema, contribuindo assim para o fechamento da proposta com “chave de ouro” e o mais importante: alto índice de retenção das mensagens-chave.
Estratégia
Público-Alvo
Alta e média lideranças da empresa como foco prioritário para disseminação de conceitos atrelados ao Lean Six Sigma (gestão e otimização de processos). Após o aculturamento dos líderes, foi dado início ao cascading para a base operacional de toda a empresa, somando cerca de 350 colaboradores atingidos.
Planejamento
Alinhamento entre as áreas de Process Excelente, Recursos Humanos e Marketing sobre as ações globais da empresa no que tange à gestão e otimização de processos. Definição de cronograma de ações da campanha, estruturadas em fases (ciclos): lançamento, sensibilização, engajamento/sustentação e fechamento. Definição de KPI’s (indicadores de desempenho para a campanha – mensuração).
Pesquisa
Realização de diagnóstico acerca do perfil “extra-muros” dos colaboradores para tematização de toda a campanha. Pesquisa acerca de atividades culturais vigentes à época de realização da campanha que pudessem denotar certo alinhamento ao tema central (gestão e otimização de processos). Elaboração de proposta de ações de transferência (treinamentos) e engajamento (endomarketing).
DESAFIOS
Gerar uma campanha de comunicação interna que estimulasse a adoção de comportamentos e posturas desejáveis quanto à gestão e otimização de processos dentro da Chevrolet Serviços Financeiros.
- Difundir e fortalecer aspectos ligados à cultura organizacional da empresa (tais como: excelência, integridade e trabalho em equipe) para as lideranças e para os colaboradores em geral, alinhando os discursos corporativos às práticas do dia a dia;
- Estimular e ampliar a sinergia entre as áreas , promovendo a troca da experiências bem-sucedidas em gestão e otimiziação de processos;
- Dar protagonismo às lideranças da empresa, reconhecendo o seu papel no engajamento de todos ao tema;
Despertar e ampliar o senso de pertencimento, valorizando o capital humano como o principal ativo da marca.