Responsável pelo processamento de 58% dos alimentos produzidos no campo, a indústria brasileira de alimentos e bebidas é hoje a maior entre os segmentos industriais em atividade no país. Segundo dados da ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), o setor representa 10,6% do PIB brasileiro e gera 1,72 milhão de empregos formais diretos.

Por muito tempo sabor, textura e preço competitivo eram diferenciais que faziam a marca se destacar nas gôndolas dos supermercados. No entanto, a mudança de comportamento do consumidor ao escolher os itens para abastecer a dispensa ― principalmente em relação a um estilo de vida mais saudável e ao consumo consciente ― fez com que a indústria alimentícia tivesse que adaptar a forma de se comunicar com o shopper.

Se antes as tradicionais ações de marketing feitas nos pontos de venda eram eficazes para conquistar o cliente, agora, o cenário exige que as marcas conversem com o consumidor por outros canais, apresentando assuntos que vão além dos atributos nutricionais dos produtos.

Neste sentido, qual seria, então, a melhor estratégia para conquistar novos consumidores e fidelizar aqueles que já consomem a marca? Um dos caminhos, certamente, passa pelo trabalho especializado de Assessoria de Imprensa, responsável pela gestão de relacionamentos entre organizações e os veículos de comunicação.

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Sandra Bonani, Diretora de Influência do Grupo Trama Reputale.

“Foi-se o tempo em que o consumidor se interessava apenas por uma comunicação de produto. Cada vez mais as pessoas querem se relacionar com marcas que tenham valores alinhados aos seus interesses pessoais. Para isso é importante apostar em um trabalho de relações públicas que fortaleça a reputação e as mensagens institucionais da marca junto aos públicos de interesse, incluindo os veículos de comunicação, como rádios, TVs, revistas, web, etc, uma vez que esses canais são entendidos pelo público como fontes confiáveis de informação”, explica Sandra Bonani, diretora de influência do Grupo Trama Reputale.

Confiança na Imprensa

Um dado interessante e que reforça a fala de Sandra vem do 10º relatório sobre informação digital do Instituto Reuters, divulgado em 2021, segundo o qual a pandemia da Covid-19 impulsionou a confiança do público na mídia.

De acordo com o documento, a confiança na informação veiculada na imprensa aumentou cerca de 6 pontos desde o início da pandemia em todo o mundo, chegando a 44% no geral. No Brasil, esse índice chegou a 54%, 10 pontos percentuais acima da média. 

Como funciona o trabalho de Assessoria de Imprensa

A Assessoria de Imprensa possibilita que a companhia crie um canal de diálogo com jornalistas e formadores de opinião, com objetivo de construir e fortalecer a reputação da marca junto a esse público extremamente importante.

Certo, mas onde entra o consumidor nessa história? Simples. São os veículos de comunicação que irão oferecer a credibilidade deles como reforço da imagem da marca para o público.

“quando a mídia endossa o discurso de uma empresa e a usa como fonte para matérias ou abre espaço editorial para noticiar suas ações, conquista-se uma série de vantagens, como visibilidade de qualidade e o título de especialista em determinado setor ou assunto. O consumidor é impactado por essa mensagem e passa perceber a marca além do produto em si”, completa Sandra.

Assessoria de Imprensa Estratégica

Um exemplo da força estratégica da Assessoria de Imprensa para a indústria alimentícia foi o lançamento da Linha Grão Sabor Raízes do Brasil, da Wickbold, líder brasileira no segmento de pães especiais e saudáveis e nossa cliente do núcleo de Relações Públicas.

Mais do que simplesmente lançar o novo produto, estabelecemos, em parceria com a Wick, mostrar aos consumidores toda a cadeia sustentável por trás dos pães da linha Raízes do Brasil, a fim de reforçar suas iniciativas como marca ética, consciente e engajada em causas sociais e de sustentabilidade.

Para isso, foi criado o projeto Guardiões da Floresta Wickbold ― realizado entre janeiro de 2020 e agosto de 2021 ― onde construímos uma campanha de comunicação 360° com ações de imprensa, branded content, marketing de influência, filme publicitário, convenção com o público interno e ativação em digital.

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O objetivo foi sensibilizar a imprensa, os influenciadores e os demais stakeholders sobre o tema do impacto social positivo e como as empresas podem colaborar para a “Floresta em Pé”. Toda a cadeia positiva gerada pela Wickbold, por meio da parceria existente desde 2015 com a rede Origens Brasil®, foi apresentada durante a campanha.

Assim, por meio de um discurso focado nos pilares do ESG para a construção de uma imagem pública positiva e forte, trabalhamos o tema na imprensa por meio de releases e sugestões exclusivas de pauta junto a veículos estratégicos tanto da grande imprensa, como da mídia especializada.

A estratégia foi tornar Pedro Wickbold, diretor geral da companhia, em um porta-voz referência em ESG, já que a empresa tem mudado a realidade de centenas de pessoas ao construir uma cadeia de valor com o uso de insumos da sociobiodiversidade em seus produtos, proporcionando geração de renda para dezenas de famílias das comunidades da região Amazônica, e respeitando o meio ambiente e estimulando sua preservação.

Os resultados de uma Assessoria de Imprensa Estratégica

O resultado não poderia ter sido melhor: o trabalho de Assessoria de Imprensa gerou 100 matérias publicadas em veículos de comunicação, gerando grande repercussão e interesse sobre a linha Grão Sabor Raízes do Brasil.

“Em casos como esse, vemos que comunicar estrategicamente o valor agregado   de um produto por meio da imprensa colabora para o desenvolvimento de um trabalho de marca mais amplo e forte, que, além de contribuir para o destaque nas gôndolas dos supermercados, também favorece a comunicação de valores que levam os consumidores a se identificarem mais profundamente com uma determinada empresa, gerando assim vínculos emocionais  e um processo de fidelização muito valioso em um setor tão dinâmico e competitivo”, finaliza Sandra.