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Assessoria de Imprensa 03.05.2021

Assessoria de Imprensa: Como criar Experiências de Marca para se aproximar da mídia

As relações que uma empresa mantém são resultado daquilo que ela é, diz, faz, e da forma como ela impacta as pessoas e a sociedade. Separei, nesse texto, orientações importantes para criar experiências de marca que aproximem a companhia da imprensa.

 

Dentro do departamento de comunicação, há um braço específico para cuidar das relações com a mídia. É por meio da Assessoria de Imprensa que sua empresa vai adotar um canal de diálogo com jornalistas e formadores de opinião, com objetivo de construir e fortalecer a reputação da marca junto a esse público tão importante. E qual a necessidade disso? São os veículos de comunicação que irão oferecer a credibilidade deles como reforço da imagem da marca para o público.

Quando a mídia endossa o discurso de uma empresa e a usa como fonte para matérias, ou ainda abre espaço editorial para noticiar suas ações, conquista-se uma série de vantagens, como visibilidade de qualidade e o título de expert em determinado setor ou assunto.

E aqui, cabe destacar que para que a imprensa procure numa empresa informação verídica e relevante é necessário que haja entre as partes um relacionamento cordial, pautado principalmente na confiança e certeza da obtenção de dados verdadeiros.

E como fazer isto com a imprensa? Apresento alguns insights:

 

DICA 1: Ações e Eventos Exclusivos aos Jornalistas

 

Pense em promover ações e eventos exclusivos para jornalistas. Reúna um grupo pequeno, mas estratégico, e os coloque para vivenciar uma experiência interativa, relacionada com o seu segmento de atuação.

Não esqueça que este é um momento de fornecer conteúdo relevante sobre sua marca, algo que contribua para que esses profissionais possam levar informações interessantes para seus leitores/espectadores/ouvintes, que é o que ais lhe interessa.

Aproveite a tendência atual, em que os eventos online têm tido cada vez mais aceitação, para promover esse tipo de proximidade de forma mais descomplicada.

 

DICA 2: Conheça com quem você se relaciona

 

Em qualquer relação só é possível estabelecer uma boa troca se você se prontifica a conhecer a pessoa com quem está se relacionando e suas necessidades. No relacionamento com jornalistas essa é uma máxima que continua válida.

Busque conhecer com profundidade seu mailing prioritário, acompanhando diariamente suas publicações. Assim será possível entender as pautas que estão no seu radar, seu estilo particular, entre outros indícios que te ajudarão a ser mais assertivo na hora de abordar esse jornalista com alguma sugestão referente a sua empresa.

Mais uma vez, fazer o jornalista enxergar que a relação com sua marca pode ser relevante para o veículo em que ele atua é essencial, pois seu papel é esse: levar informações que importam para o público que acessa este canal.

 

DICA 3: Eu falo, eu cumpro

 

­­­­­É muito importante que o discurso adotado pela empresa seja reafirmado em suas ações corporativas que afetam os mais diferentes públicos. Não se constrói uma boa relação com jornalistas na base de discursos, pois este é um profissional com senso crítico apurado, que sempre buscará saber se aquilo que a empresa diz sobre si encontra lastro na realidade.

Aposte, portanto, em construir credibilidade e uma boa reputação tendo como base uma atuação corporativa que mantenha alinhamento entre discurso e prática.

 

DICA 4: Vem, é notícia!

 

Se der uma lida em outros textos aqui do Blog, você vai ver a explicação de que o que interessa para os jornalistas é notícia, e notícia é assunto de interesse público, é prestação de serviço. Então, que tal promover ações exclusivas para a comunidade e convidar a imprensa para a cobertura? Pense num dia em que a empresa possa receber os moradores da região, por exemplo, e disponibilizar a sua infraestrutura de modo a promover o desenvolvimento.

 

 

Vale destacar que essas ideias podem servir para nortear as próximas ações de comunicação da sua empresa, mas a aplicação depende do know how de um profissional dedicado à tarefa. No seu próximo planejamento de RP, chama a gente. Aqui na Trama, temos um time de especialistas em assessoria de imprensa e relações públicas que podem te ajudar com essa tarefa.

 

 

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