Blog

assessoria-imprensa-o-que-e
Assessoria de Imprensa 28.04.2021

Assessoria de Imprensa: o que é, como fazer e por que contratar

Não é de hoje que muitas organizações, sendo elas públicas ou privadas, focam seus esforços para construir uma imagem positiva e boa reputação perante seus stakeholders. Nesse texto, separei importantes conceitos para explicar o que é, como fazer e por que contratar o serviço de Assessoria de Imprensa para a sua empresa, marca ou negócio.

 

Ter uma boa reputação e imagem corporativa são extremamente importantes para os negócios. A comunicação é um dos canais nessa jornada empresarial e existem várias ferramentas para que isso aconteça. Uma delas é a assessoria de imprensa.

 

O que é Assessoria de Imprensa?

 

A Assessoria de Imprensa é uma das atividades de Relações Públicas/Comunicação Corporativa, responsável pela gestão de relacionamentos entre organizações e a imprensa, visando a construção de uma imagem positiva e de reputação perante a opinião pública.

O trabalho baseia-se na obtenção de mídia espontânea para marcas, pessoas ou organizações em veículos de credibilidade como jornais, TV, rádio, Internet e redes sociais. Essa conquista é feita por meio da identificação e disseminação de informações, fatos e histórias relevantes, com apelo noticioso.

O objetivo é gerar menções positivas para a organização e suas marcas em espaços editoriais, sem que ela pague por aquele espaço.

 

Como funciona o trabalho de Assessoria de Imprensa?

 

A principal intenção do trabalho de Assessoria de Imprensa é o de despertar na imprensa interesse de cobertura jornalística ou, ainda, abrir oportunidades para entrevistas com fontes da organização, contribuindo para que a opinião pública conheça a posição da empresa frente a um assunto ou tema.

Para isso, as equipes identificam oportunidades na mídia para fortalecer a imagem pública da empresa, gerindo suas informações de forma estratégica no contexto midiático, alinhando interesses da empresa com o da mídia local e nacional.

Com o avanço do mercado digital e o advento das novas mídias, endossados principalmente pelas redes sociais, ter uma boa assessoria de imprensa administrando a comunicação empresarial se tornou ainda mais imperativo. As novas mídias mudaram completamente a recepção, o alcance e a disseminação dos conteúdos, impactando diretamente na percepção da imagem e reputação das organizações.

 

Como construir uma Boa Imagem e Reputação Empresarial com o trabalho de Assessoria de Imprensa?

 

O assessor de imprensa possui diversas ferramentas e estratégias para estabelecer uma comunicação que impacte nos negócios e ao mesmo tempo proteja a imagem e, consequentemente, a reputação das empresas:

 

  • estar alinhado com as notícias e, principalmente, no que está acontecendo no  segmento no qual seu cliente está inserido;
  • construir um mailing certeiro e possuir um bom relacionamento com jornalistas – sabendo dialogar com a editoria coberta por aquele profissional;
  • produzir press releases (textos que serão enviado para a imprensa) que traga a mensagem de maneira clara e precisa, dentro de uma estratégia de comunicação;
  • enviar press kits;
  • organizar eventos e coletivas com a imprensa;
  • treinar o cliente para entrevistas e encontros com jornalistas.

 

Redes Sociais na Estratégia

Redes Sociais como Facebook, WhatsApp, Instagram, LinkedIn, TikTok, Twitch são plataformas on-line disponíveis e importantíssimas para os assessores de imprensa. Durante a pandemia, as redes sociais tiveram um crescimento de 40% segundo informações da Kantar.

Com o aumento da presença on-line, estar presente nas redes sociais se tornou mandatório para alguns negócios e a principal vitrine de muitas marcas.

 

Vídeos: eles vieram pra ficar!

TikTok e Reels vieram para ficar. Inserir vídeos curtos na estratégia de RP e assessoria de imprensa com certeza é um caminho dinâmico, que pode gerar mais conexão com os públicos da empresa.

 

Influenciadores Digitais: impacto real na jornada da marca

Atualmente, 71% da população brasileira segue algum influenciador ou microinfluenciador digital é o que revela um estudo feito pelo Instituto de Pesquisas de Mercado Qualibest. A influência digital de pessoas seguidas é ainda maior quando falamos da jornada da compra.

O mesmo estudo revela que 55% dos brasileiros pesquisam a opinião dos influenciadores digitais antes de finalizar uma compra. Esses números demonstram que parcerias com influencers devem fazer parte das ações de assessoria de imprensa para a construção de uma boa da imagem e reputação empresarial.

 

 

Sua organização, seja ela uma startup, empresa, indústria, prestadora de serviços, só se comunicará efetivamente com seus diversos stakeholders com um plano bem estruturado, planejado e executado. Sendo assim, investir em assessoria de imprensa para realizar tudo o que foi citado acima é super indicado. Te garanto que o retorno será mais que garantido.

 

 

Sobre o autor

Comentários:
Fazer um comentário
Deixe um Comentário