Não é de hoje que muitas organizações, sendo elas públicas ou privadas, focam seus esforços para construir uma imagem positiva e boa reputação perante seus stakeholders. Nesse texto, separei importantes conceitos para explicar o que é, como fazer e por que contratar o serviço de Assessoria de Imprensa para a sua empresa, marca ou negócio.
Ter uma boa reputação e imagem corporativa são extremamente importantes para os negócios. A comunicação é um dos canais nessa jornada empresarial e existem várias ferramentas para que isso aconteça. Uma delas é a assessoria de imprensa.
O que é Assessoria de Imprensa?
A Assessoria de Imprensa é uma das atividades de Relações Públicas/Comunicação Corporativa, responsável pela gestão de relacionamentos entre organizações e a imprensa, visando a construção de uma imagem positiva e de reputação perante a opinião pública.
O trabalho baseia-se na obtenção de mídia espontânea para marcas, pessoas ou organizações em veículos de credibilidade como jornais, TV, rádio, Internet e redes sociais. Essa conquista é feita por meio da identificação e disseminação de informações, fatos e histórias relevantes, com apelo noticioso.
O objetivo é gerar menções positivas para a organização e suas marcas em espaços editoriais, sem que ela pague por aquele espaço.
Como funciona o trabalho de Assessoria de Imprensa?
A principal intenção do trabalho de Assessoria de Imprensa é o de despertar na imprensa interesse de cobertura jornalística ou, ainda, abrir oportunidades para entrevistas com fontes da organização, contribuindo para que a opinião pública conheça a posição da empresa frente a um assunto ou tema.
Para isso, as equipes identificam oportunidades na mídia para fortalecer a imagem pública da empresa, gerindo suas informações de forma estratégica no contexto midiático, alinhando interesses da empresa com o da mídia local e nacional.
Com o avanço do mercado digital e o advento das novas mídias, endossados principalmente pelas redes sociais, ter uma boa assessoria de imprensa administrando a comunicação empresarial se tornou ainda mais imperativo. As novas mídias mudaram completamente a recepção, o alcance e a disseminação dos conteúdos, impactando diretamente na percepção da imagem e reputação das organizações.
Como construir uma Boa Imagem e Reputação Empresarial com o trabalho de Assessoria de Imprensa?
O assessor de imprensa possui diversas ferramentas e estratégias para estabelecer uma comunicação que impacte nos negócios e ao mesmo tempo proteja a imagem e, consequentemente, a reputação das empresas:
- estar alinhado com as notícias e, principalmente, no que está acontecendo no segmento no qual seu cliente está inserido;
- construir um mailing certeiro e possuir um bom relacionamento com jornalistas – sabendo dialogar com a editoria coberta por aquele profissional;
- produzir press releases (textos que serão enviado para a imprensa) que traga a mensagem de maneira clara e precisa, dentro de uma estratégia de comunicação;
- enviar press kits;
- organizar eventos e coletivas com a imprensa;
- treinar o cliente para entrevistas e encontros com jornalistas.
Redes Sociais na Estratégia
Redes Sociais como Facebook, WhatsApp, Instagram, LinkedIn, TikTok, Twitch são plataformas on-line disponíveis e importantíssimas para os assessores de imprensa. Durante a pandemia, as redes sociais tiveram um crescimento de 40% segundo informações da Kantar.
Com o aumento da presença on-line, estar presente nas redes sociais se tornou mandatório para alguns negócios e a principal vitrine de muitas marcas.
Vídeos: eles vieram pra ficar!
TikTok e Reels vieram para ficar. Inserir vídeos curtos na estratégia de RP e assessoria de imprensa com certeza é um caminho dinâmico, que pode gerar mais conexão com os públicos da empresa.
Influenciadores Digitais: impacto real na jornada da marca
Atualmente, 71% da população brasileira segue algum influenciador ou microinfluenciador digital é o que revela um estudo feito pelo Instituto de Pesquisas de Mercado Qualibest. A influência digital de pessoas seguidas é ainda maior quando falamos da jornada da compra.
O mesmo estudo revela que 55% dos brasileiros pesquisam a opinião dos influenciadores digitais antes de finalizar uma compra. Esses números demonstram que parcerias com influencers devem fazer parte das ações de assessoria de imprensa para a construção de uma boa da imagem e reputação empresarial.
Sua organização, seja ela uma startup, empresa, indústria, prestadora de serviços, só se comunicará efetivamente com seus diversos stakeholders com um plano bem estruturado, planejado e executado. Sendo assim, investir em assessoria de imprensa para realizar tudo o que foi citado acima é super indicado. Te garanto que o retorno será mais que garantido.