Para desenvolver a presença digital da sua marca, é preciso seguir alguns passos essenciais: estabelecer uma estratégia de marketing coesa, colocá-la em prática em canais relevantes para a sua audiência e avaliar seus resultados de maneira contínua, para aplicar quaisquer ajustes que possam ser necessários para otimizar a performance.

Isso é possível por meio de algumas métricas estratégicas, que indicam, além do que pode ser melhorado, novas oportunidades.

O engajamento, por exemplo, que representa o quanto as pessoas se identificam e interagem com o seu conteúdo, é uma das métricas mais exploradas no marketing digital. Com ele, você consegue medir a relevância de sua marca nas redes e o quanto seu público está engajado com ela.

Porém, para garantir uma boa presença, é necessário ir além e saber explorar outras métricas importantes para o planejamento e gestão da atividade e percepção da sua marca na internet.

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Antes dos números, defina objetivos para sua presença digital

Antes de definir quais métricas você deve analisar em uma campanha ou atividade contínua, você deve pensar em qual é o seu objetivo ao colocar sua empresa no meio digital e o que você espera obter com suas iniciativas. Alguns exemplos mais comuns de resultados esperados são:

  • gerar leads e converter em venda;
  • gerar um buzz sobre sua marca ou produtos;
  • e aumentar o número de seguidores ou tráfego para seu site.

São inúmeras possibilidades, mas para garantir que há relevância nos números e que o caminho correto está em curso, é necessário ter um propósito em mente para que a sua análise de métricas seja mais objetiva e permita observar efetivamente se a sua campanha está trazendo resultados que importam.

Para saber quais indicadores são mais relevantes para suas metas e objetivos, confira as 7 principais métricas para acompanhar a performance das suas ações de presença digital.

 

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Leads e taxa de conversão

Leads são do que pessoas que, ao acessar seus perfis em mídias sociais, visitar seu blog ou site, se interessaram pelo seu conteúdo, serviço ou produto a ponto de fornecerem seus dados de contato, como e-mail e telefone, em troca de algum conteúdo rico (e-book, por exemplo), e-mail marketing promocional ou newsletter.

Os contatos obtidos dessa maneira são o principal indicador de sucesso de sua oferta de conteúdo e, claro, soluções apresentadas por sua marca. Leads são a base de estratégias de inbound marketing e, por isso, é importante manter esse público atualizado e em contato, garantindo que novas oportunidades de negócios possam surgir dessa nutrição contínua, a qual pode produzir insights a partir das interações da base com os conteúdos enviados e o desenvolvimento de uma rotina de lead scoring (mas isso é assunto para outro texto).

Para medir o nível de interesse de sua base pelo que você está oferecendo, é utilizada a chamada taxa de conversão. Essa métrica apresenta a efetividade da sua campanha, com cálculo variável, de acordo com o canal utilizado para contato (e-mail, mensagem direta, landing page, site, entre outros).

A taxa de conversão é uma comparação da audiência alcançada pelo conteúdo (visitas) com o volume de ações, cadastros ou compras realizadas por parte dessa audiência. Uma alta taxa de conversão significa que sua oferta (conteúdo, produto ou serviço) é relevante para a audiência alcançada e que, claro, essa audiência é estratégica para o seu negócio.

Uma baixa taxa de conversão pode indicar a necessidade de definir um novo caminho para seguir em relação aos seus conteúdos,  público e, principalmente,  a experiência de usuário entregue nos canais utilizado e CTAs (call to action ou chamadas para ação).

 

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ROI (Retorno sobre investimento)

“Return on Investment” (ROI), ou Retorno sobre Investimento em português, é uma métrica extremamente importante para estratégias que têm resultados comerciais como objetivo.

A prática de calcular o ROI permite descobrir o retorno direto em vendas e negócios a partir do investimento realizado. Existem duas principais formas de ROI: bruto e líquido. O primeiro representa o faturamento total obtido pelas vendas realizadas por meio dos canais e ações de marketing digital, já o segundo, o lucro obtivo após o desconto de impostos, depreciação e outros custos.

O cálculo da métrica é realizado ao subtrair o investimento realizado nas ações de marketing digital do total de vendas realizadas por meio dessas. O resultado, claro, pode ser positivou ou negativo e comparado em ordem de escala proporcional de crescimento ou perda.

Aplicado principalmente em ações e campanhas que envolvem publicidade digital, com o ROI você consegue avaliar se está no caminho certo de suas ações com foco em vendas ou se deve adotar uma nova estratégia de investimentos.

 

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Taxa de cliques

A taxa de cliques, ou CTR (Clicks Through Rate), é uma métrica que aponta a relevância do seu conteúdo para a audiência alcançada (podendo ser seguidores de um perfil ou o total de usuários que visualizaram um conteúdo). Afinal, por mais que alcance e visualizações chamem a atenção dos olhos, é o clique em links que vai de fato levar seu público à sua página de destino e a tomar a iniciativa pelo cadastro (tornando-se leads) ou outra ação disponível.

Ao analisar o CTR de uma campanha em andamento, é possível considerar detalhes como palavras-chave, imagens, textos, a segmentação escolhida e sua eficácia com a audiência. Quanto maior o CTR, melhor o ROI. Para calculá-lo, basta comprar o total de cliques realizados às visualizações (ou impressões) do conteúdo.

 

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Taxa de abertura e cancelamento de inscrições

A taxa de abertura é porcentagem de leads que efetivamente leem os e-mails disparados em suas campanhas. Uma taxa baixa indica a necessidade de reformular os principais itens que levam à decisão do usuário por acessar o conteúdo: assunto do e-mail e texto de resumo.

Já a taxa de cancelamento de inscrição, assim como a taxa de cliques, pode indicar que o conteúdo ofertado não é atrativo para a audiência da campanha ou ação. Rever projeto editorial, design, imagens e usabilidade (UX) dos e-mails e newsletters enviados à base de leads é imprescindível para conter os cancelamentos.

 

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Alcance e impressões

Muitas vezes confundidos, o alcance e as impressões são duas métricas essenciais para a análise do seu perfil nas redes sociais. O alcance é do que o número de contas únicas que receberam seu conteúdo e podem ter visitado seu perfil. As impressões são o número de vezes que as pessoas alcançadas podem ter aberto e visualizado determinado conteúdo ou seu perfil. Assim, as impressões tendem a ser maiores do que o alcance, dada a probabilidade de um único usuário ter visualizado o mesmo conteúdo mais de uma vez.

Essas métricas são mais importantes que o volume de seguidores para determinar a participação da sua marca nas redes, pois alcance e impressões são a medida efetiva de quantas pessoas visualizam seu conteúdo. Em uma estratégia de marketing digital que tem o conhecimento e reconhecimento de marca como prioridades (awareness), essas devem ser as principais métricas consideradas na avaliação de performance.

 

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Crescimento de seguidores

E por falar em novos seguidores, aqui está outra métrica para ficar de olho. Mais importante do que ter um número grande de seguidores, é ter uma taxa de crescimento estável. Não é novidade que as redes sociais estão gradualmente reduzindo a entrega orgânica de conteúdo, por isso, uma média constante de novos seguidores indica uma presença digital saudável, com conteúdo que se mantém interessante para a audiência conquistada.

Observar que sua conta em uma mídia social está perdendo seguidores ou com volume estagnado pode ser um alerta para ajustar seu projeto editorial, identidade visual e formatos de conteúdo adotados. Da mesma maneira, um crescimento repentino e acima da média pode apontar um caminho novo a seguir.

 

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Menções

As menções podem estar em uma avaliação ou em comentários sobre sua empresa em diversas redes sociais. Estar atento ao que falam sobre sua marca, positiva ou negativamente, e ao volume de citações nas redes é uma parte importante para manter uma boa presença digital. Para isso é necessário fazer um monitoramento ativo que vá além das mensagens diretas recebidas, comentários em posts e marcações.

Observar as menções em tempo real e de maneira contínua exige o uso de uma plataforma de social listening e a aplicação de boas práticas de coleta, análise e tratamento dos casos levantados. Além de indicar o índice de satisfação de clientes e percepção da opinião pública em relação à marca, o volume de menções representa o chamado “share of voice” da organização nas redes, o que pode ser avaliado ao comparar o total de menções à marca e a seus principais concorrentes em um mesmo período e nos mesmos canais.

Menções são o principal indicador da saúde da presença digital de uma organização e de sua reputação na internet, pois permite avaliar como os usuários engajados se sentem em relação à marca, quais são os principais temas associados a ela nos conteúdos publicados e quais são os canais mais relevantes e com maior atividade.