In or out? Ambos conceitos que adotamos do inglês fazem referência à duas metodologias distintas do marketing. Nesse artigo, vamos mostrar como elas podem ser trabalhadas dentro do plano estratégico da sua empresa.

 

O que é Inbound Marketing?

 

Inbound Marketing é uma metodologia que tem como principal objetivo atrair o target para a sua empresa, produto ou serviço para inseri-lo no processo de conversão.

Inbound marketing ganhou destaque nos últimos tempos como uma ferramenta eficiente para atrair leads e conquistar novos clientes durante esse período de incerteza. Muitas empresas migraram para o digital na tentativa de salvar seus negócios adotando essa estratégia no plano digital.  

Como mencionamos, o “inbound” trabalha com a atração e por esse motivo é de extrema importância ter estruturado uma série de fatores para que o inbound marketing seja efetivo e dê resultados, dentre esses fatores temos:

 

  • Conhecer muito bem o target: quais são seus gostos, interesses, necessidades, de forma que você possa reconhecer oportunidades que seu produto/serviço venha a aparecer como uma solução; 

 

  • Trabalhar o inbound marketing aliado ao marketing de conteúdo: Não adianta somente conhecer seu público e não entregar nada para ele. Para que sua estratégia seja efetiva é necessário entregar um conteúdo de qualidade para que o seu cliente perceba o valor da sua marca. 

 

Para visualizar esse processo do Inbound Marketing adota-se o funil de vendas, que representa as etapas que um potencial cliente passa, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda. Para cada etapa do funil você poderá adotar uma estratégia diferente, dependendo do nível em que cada indivíduo se localiza:

 

funil-inbound-marketing

 

 Por exemplo, indivíduos que se encontram na fase de visitantes não possuem qualquer vínculo com a sua empresa, podem ter encontrado seu site através de uma pesquisa no Google e estão na etapa de conhecer a sua empresa. Nesse momento utilizar uma estratégia de conversão desses visitantes em contatos ou “leads”.  

Para isso fazemos uso de landing pages, formulários para extrair contatos de visitantes, geralmente o endereço de e-mail, nome e telefone para que se comece o processo de entrega de conteúdo direcionado. Com essa troca de informações, é possível descobrir um pouco mais sobre os interesses desse cliente em potencial e passá-lo para a etapa de conquista, através de uma oportunidade que você poderá criar com seus leads.  

Há diversas formatos que o Inbound marketing utiliza para entregar valor para o cliente, mas o principal é o e-mail marketing. A partir dele é possível entregar diversos tipos de conteúdos direcionados a cada base de leads. Você poderá gerar tráfego para o seu site por meio de newsletters com artigos do blog do seu site, ou entregar conteúdo rico, como e-books com os temas que seus leads tem mais interesse, aumentando a conquista e finalmente alcançando a decisão de compra.  

 

O que é Outbound Marketing?

 

Já no outbound marketing você é quem procura o cliente diretamente, através de meios tradicionais de publicidade ou por meio de estratégias digitais. 

O Outbound Marketing é o tipo de estratégia mais tradicional. O público não procura e sim é atingido por essa metodologia. O intuito é chamar a atenção de forma que públicos se interessem pelo seu produto ou serviço.  

Se caracteriza tipos de outbound marketing os tradicionais comerciais de televisão, as propagandas em rádio, os outdoors, a panfletagem nas ruas, porém esse estratégia também acontece no meio digital.

Quando se está navegando entre stories do instagram e aparece um storie patrocinado ou até mesmo os anúncios entre vídeos do Youtube. Essa “intromissão” é bem característica do outbound, onde uma marca tenta chamar a atenção direta do target na tentativa de torná-lo um cliente.  

 

Se puder, opte pelos dois!  

 

Agora que você já sabe o que é Inbound e Outbound e suas principais diferenças basta começar a aplicar. E não há motivos para não utilizar as duas ferramentas juntas na estratégia da seu negócio. Ambas  podem cumprir com seus objetivos de formas diferentes, tudo vai depender da sua estratégia e do seu orçamento.  

Enquanto o inbound utiliza de um processo muitas vezes demorado de conversão (funil de vendas) o outbound é mais direto e poderá impactar o seu target gerando uma conversão instantânea para cliente. Entretanto o outbound é ferramenta mais rápida de conversão que não objetiva a construção de um relacionamento com o cliente como o inbound.  

Como podemos perceber essas ferramentas são complementares. É possível ainda utilizar o outbound para resultados instantâneos e ofertas que demandam maior rapidez, enquanto o inbound poderá acontecer paralelamente, gerando valor e novos leads, construindo um relacionamento com a sua empresa e fidelizando clientes.