Do inglês, Growth significa crescimento, enquanto Hacking quer dizer “encontrar brechas”. Juntas, essas duas palavras compõem o termo usado hoje em dia para caracterizar um estado de “pensar fora da caixa” a fim de gerar crescimento. Aqui, te ensino um passo a passo para instaurar o modelo na sua empresa ainda hoje.

Se você é gestor de um negócio ou trabalha com marketing digital, provavelmente já ficou perdido em meio a tantas mudanças que o mercado exige o tempo. Novas práticas de gestão, estratégias de vendas, comunicação com clientes e fornecedores… As tendências às quais é preciso se adaptar surgem a cada minuto.

Nesse contexto, não se tem outra escolha senão permanecer em alerta, procurando constantemente oportunidades de melhorar processos. Foi a partir desta preocupação que surgiu o Growth Hacking.

O que é Growth Hacking?

O termo em inglês pode parecer enigmático, mas não se trata de nada mais do que uma mentalidade de melhoria constante que visa aprimorar cada vez mais a atuação de um negócio para que ela esteja sempre explorando o seu potencial máximo.

Interessante, não? Quer aprender a implementar este modelo no dia a dia da sua empresa a fim de otimizar os seus resultados digitais? Neste artigo, confira o passo a passo para implementar o Growth Hacking no seu planejamento de marketing digital ainda hoje.

Vantagens do Growth Hacking no Marketing Digital

Trata-se de um modelo que favorece a colaboração de toda a equipe, abre espaço para a criatividade e, por consequência, favorece a potencialização das suas campanhas. Mais do que um processo, o Growth Hacking é um mindset – uma visão de negócios que deve estar presente na atuação de todo o time.

Por exemplo: uma empresa de vendas online tem acesso aos gráficos de desempenho dos e-mails marketing disparados pela organização, e a partir deles identificou que os botões com notícias relacionadas a uma de suas novidades possui uma queda na taxa de cliques. Tendo a equipe identificado um padrão entre eles, o próximo passo seria se debruçar sobre o problema e pensar em soluções dentro das etapas do Growth Hacking.

O mesmo se aplicaria para produtos que vendem pouco no site, conteúdos que não geram tanto engajamento, posts com os menores índices de conversão e anúncios com o menor alcance. Tudo pode ser resolvido por meio do processo que explico a seguir.

6 passos para implementar o Growth Hacking agora!

As etapas do Growth Hacking são popularmente denominadas de “ciclo de vida”, uma vez que deve ser um processo constante e interminável dentro de um departamento. Sendo assim, todos os envolvidos deverão estar alertas à qualquer necessidade que se tenha de otimizar os resultados. Para iniciar o processo, você deve seguir essas etapas progressivamente:

1. Identificação de “brechas”

Assim que um colaborador encontra um “gap” já se pode começar. Nesse primeiro momento é preciso deixar claro qual é o problema a ser resolvido e os principais objetivos e metas, assim como levantar as pesquisas e dados que serão importantes para encontrar uma solução.

2. Brainstorming

Depois, é hora de reunir a equipe para um brainstorming, a fim de criar um “estoque” de possíveis soluções, com foco no crescimento e na viabilidade.

3. Seleção das prioridades

Após coletadas, as propostas vão passar por um filtro de acordo com a sua efetividade e possibilidade de funcionar.

4. Documentação do experimento

As ideias eleitas serão transformadas em experimentos que, antes de acontecerem, precisam ser planejados. A fase de documentação é a de sistematização do estudo que precisa ser feito para se obter a comprovação sobre qual das propostas deve ser escolhida ao fim do processo.

5. Execução dos testes

Hora de colocar as mãos na massa. As melhores propostas serão testadas na prática sob o monitoramento da equipe, que deve permanecer atenta aos desempenhos de cada uma.

6. Análise de resultados e aprendizados

Depois de finalizado o período previsto para os testes, é hora de mensurar a performance e montar um panorama do que se obteve. Visando a melhoria contínua, a solução que mais se mostrou eficaz deve ser integrada à estratégia da empresa.

Não pule etapas

Ao longo desse processo, é recomendável que não se pule etapas ou interrompa os testes quando as ideias performarem de forma insatisfatória. Mais do que chegar a uma nova solução, é importante que cada pessoa aprenda o que funciona e o que não funciona enxergando os efeitos de cada medida adotada.

Da mesma forma, não se deve esperar grandes campanhas ou soluções inéditas no mercado para começar a praticar o Growth Hacking. Os especialistas indicam que quem está ainda na fase de introdução da metodologia deve antes focar em fazer o básico de forma excepcional, para depois ir aprimorando as estratégias até níveis inovadores. Não se pode melhorar os resultados pensando em coisas novas antes de chegar à excelência no que se tem agora.