Sabemos que a comunicação com seus stakeholders é algo muito importante para qualquer organização, independentemente do seu tamanho, segmento de atuação ou maturidade.

A Comunicação Corporativa é a área responsável pela definição das estratégias capazes de agregar valor nesse sentido, já que ela integra o plano tático de iniciativas que envolve o relacionamento e a experiências junto a todos os colaboradores de uma organização, e o planejamento de comunicação externa, responsável pela construção da imagem e da reputação perante os demais stakeholders.

Mas, vamos por parte. A seguir, dialogaremos um pouco sobre o que é a comunicação corporativa, quais são os seus principais benefícios e a sua importância para o futuro de uma organização.

O que é a comunicação corporativa?

Comunicação Corporativa é mais do que apenas a forma como a empresa se comunica junto aos seus públicos de interesse. Podemos dizer que ela é a voz da empresa, pois é responsável por tudo que a organização trabalha em termos de imagem e reputação, seja através dos mais diversos canais ou ferramentas, como blogs, publicações, e-mails marketing, redes sociais, seja por meio de suas próprias lideranças e colaboradores enquanto porta-vozes ou “embaixadores de uma marca”.

O ponto mais importante a ser trabalhado pela Comunicação Corporativa é o alinhamento narrativo entre todos os públicos de uma organização para que toda e qualquer mensagem possa ser transmitida com efetividade e consistência.

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Adriano Zanni, diretor de engajamento e comunicação com empregados do Grupo Trama Reputale.

“A Comunicação Corporativa é o campo de estudo que tem como missão trabalhar a reputação organizacional, conectando pessoas e marcas, propósitos e desafios estratégicos de negócios, seja no on ou no offline. Ela se faz coletivamente e deve ser vista como algo que está na responsabilidade de todos que a integram, das áreas mais operacionais, passando pela gestão de pessoas, áreas de backoffice, médias lideranças e todo o board. Ela se faz para e com essas pessoas, afinal toda organização é um organismo vivo e, ao mesmo tempo, singular, único”, opina Adriano Zanni, diretor de Engajamento e Comunicação com Empregados do Grupo Trama Reputale.

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Quais os benefícios de se ter uma Comunicação Corporativa estratégica?

Claro que grande parte dos olhares da Comunicação Corporativa geralmente encontram-se voltados aos stakeholders externos de modo a trabalhar a construção de marca. Mas, pensar primordialmente nos colaboradores que atuam dentro da organização é também algo que não se pode deixar de lado, afinal, são eles os principais embaixadores dessa empresa (ou, na pior das hipóteses, detratores!).

Essa perspectiva é de grande importância, principalmente em momentos de vulnerabilidade ou crise, quando os empregados se sentem mais expostos ​​e temem sobre o próprio futuro, necessitando de acolhimento e direcionamentos que deixem claras as atitudes o ou comportamentos deles esperados, até em termos de desenvolvimento de carreira e integração de equipes

Por meio de uma Comunicação Corporativa verdadeiramente estratégica, embasada em key-messages (narrativas) alinhadas de forma consensual, sobretudo junto às lideranças da empresa, é possível conseguir os seguintes benefícios:

  • Fortalecer a cultura organizacional: isso traz resultados tanto internamente quanto fora. Com uma comunicação transparente, que traz à tona as suas políticas e atividades perante a sociedade, o seu jeito de ser, pensar e fazer as coisas, a empresa adquire ainda mais respeito e destaque nos mercados em que atua.
  • Melhorar o clima organizacional: colaboradores podem compreender melhor o que acontece dentro da empresa, tendo assim um sentido de pertencimento e motivação para o desempenho das suas tarefas e o trabalho em equipe, desenvolvendo vínculos afetivos com a marca empregadora, comprometimento entre outras palavras.
  • Fortalecer a marca: a empresa cria personalidade e uma só voz, passando a ter credibilidade e relevância com seus clientes, acionistas, parceiros e investidores, mesmo em meio a uma possível gestão de riscos ou crise, em períodos de maior turbulência econômica, como aqueles que vivenciamos na pandemia.
  • Trazer um diferencial competitivo: a comunicação assertiva com os públicos-alvo é essencial para transformá-las em futuros clientes de uma marca, admiradores de seu posicionamento. Mais que isso: embaixadores daquilo que ela faz e fala ao mercado!

Um case para te inspirar a dar o próximo passo

Se você chegou até aqui, significa que a Comunicação Corporativa aí na sua empresa tem um papel relevante. Mas, uma provocação: de nada adianta a definição e os benefícios estarem na “ponta da língua” se a área ainda não se encontra no centro das decisões estratégicas da organização a exemplo de outras correlatas, como o marketing, vendas, recursos humanos, logística entre outras. Essa “cadeira cativa”, para ser conquistada, demanda métricas de atuação consistentes e inteligência coletiva.

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E para te ajudar nesse desafio, quero compartilhar contigo um case super bacana, desenvolvido por nós em parceria com a AB Brasil. A empresa tinha questões importantes relacionadas com a alta nos indicadores de absenteísmo ligados a acidentes de trabalho e problemas de saúde ocupacional em uma das plantas da companhia.

Sabe o que ajudou a empresa a contornar esse problema: o envolvimento da Comunicação Corporativa olhando para os dados de forma estratégica e, alinhada com a equipe de RH e Segurança do Trabalho, desenvolvendo uma campanha interna que mudou o cenário do local. Confira detalhes aqui.

É hora de “virar o disco”

Bom, se depois de todos esses benefícios, você ainda não se convenceu sobre a necessidade de investir na área de Comunicação Corporativa, está mais do que na hora de “virar o disco”,  pois está perdendo uma grande chance de mostrar para seus stakeholders o propósito de sua organização, o legado que ela pretende deixar ao mundo e de que forma viabiliza tais caminhos, uma vez que com a globalização e a maior integração entre as pessoas através das redes sociais as empresas já não podem mais controlar a tudo e a todos sob os aspectos informacionais.

Vamos juntos nesse desafio?