A construção da imagem de uma empresa começa de dentro para fora. Os empregados estão no dia a dia e são eles que podem falar do local de trabalho com propriedade. Mas, para isso, precisam conhecer as mensagens-chave da companhia. Nesse texto, saiba como construir cada uma delas.

 

Antes de se dirigir aos seus stakeholders, sejam eles a imprensa, os empregados, o governo ou a comunidade, a empresa deve definir quais serão as mensagens que deseja disseminar. Também é preciso que todos os seus públicos estejam alinhados, inclusive, os porta-vozes, para que possam se basear e se guiar nas key messages definidas sempre que forem comunicar algo.

 

O que são Mensagens-Chave?

 

Também conhecidas pelo seu termo em inglês key messages, são muito utilizadas para comunicar e consolidar as principais ideias das marcas, dos produtos e dos serviços aos seus públicos-alvo. Por meio delas, a empresa consegue transmitir sua essência e seus fundamentos institucionais e, assim, conectar com os clientes e fidelizá-los com o negócio.

 

Design da Narrativa faz toda a diferença

Um bom planejamento de Comunicação Interna precisa de uma construção coletiva, em que todos possam falar, opinar e serem ouvidos. Para isso, nós desenvolvemos uma metodologia exclusiva, chamada Design da Narrativa, por meio da qual definimos, em conjunto com nossos clientes e seus colaboradores, posicionamentos e mensagens-chave que serão utilizadas em toda a estratégia de Comunicação da empresa. Essa metodologia promove o alinhamento e a companhia estabelece uma “única só voz” entre os colaboradores.

Depois desse mapeamento, é hora de disseminar as mensagens-chave. E, para haver uma ligação forte com o público, é preciso utilizá-las em canais de Comunicação Interna sempre que possível, fazendo uma conexão com a missão, a visão e os valores da empresa.

Além disso, os porta-vozes da companhia devem estar alinhados, tanto para discursos internos, como para externos. As mensagens empresariais devem ter os mesmo valores e posicionamentos.

 

Dicas de Utilização das Mensagens-Chave

 

Geralmente são utilizadas pela área de Comunicação para a construção da imagem da organização, seja por meio de releases, entrevistas com os porta-vozes e em canais internos, a exemplo de newsletter, intranet e TV Corporativa.

Aqui na Trama, inserimos essas mensagens em textos de nossos clientes dirigidos aos colaboradores e também em editorias dos canais citados acima. Isso faz com que as mensagens fiquem sempre presentes na cultura da organização e na mente de seus profissionais.

Confira abaixo mais algumas dicas:

  1. As mensagens não devem ser frases feitas ou de senso comum;
  2. Devem refletir o principal objetivo de seu negócio;
  3. Precisam ser relevantes para o público e corresponder às expectativas;
  4. Devem ser curtas e objetivas, com palavras de fácil compreensão.

 

A elaboração das mensagens-chave é o ponto principal para começar a sua comunicação. Envolve estudo do momento, dos objetivos e das necessidades comunicacionais da empresa.