Mas antes de começarmos, temos uma pergunta:

Você sabe o que é persona?

Persona é um personagem fictício que simboliza o público de interesse de uma marca, isto é, a personificação de um grupo de pessoas. Pense comigo: se o seu stakeholder fosse uma pessoa, como ele seria? A persona apresenta características comportamentais aprofundadas para que a empresa entenda de fato com quem está se comunicando.

Você pode estar pensando, isso não seria público-alvo?

Não! Muitas pessoas confundem os dois conceitos, mas é interessante ressaltar que eles são bem diferentes. A persona é elaborada com um alto nível de detalhamento e especificidade, já o público-alvo é estabelecido de maneira mais genérica.

Uma outra dúvida frequente é: “eu posso ter mais de uma persona?”

Sim! Se achar necessário, pode criar várias personas. Porém, não exagere na quantidade, visto que, isso pode fazer com que a sua estratégia fique muito ampla e não seja direcionada adequadamente.

E POR QUE É FUNDAMENTAL CRIAR UMA PERSONA?

Se você ainda acha que o desenvolvimento de uma persona não traz tantas vantagens para a sua marca, confira esses benefícios:

  • Possibilita um tom de voz mais assertivo;
  • Compreende a fundo o que o consumidor pensa sobre o seu produto/serviço;
  • Consegue mapear quais são os melhores canais de comunicação para a persona ser impactada;
  • Promove uma identificação mais ágil das necessidades daquele público;
  • Norteia os planejamentos de conteúdo do Marketing Digital.
  • Ajuda a estabelecer uma marca empregadora mais forte.

Agora que você já sabe que essa é uma estratégia essencial para sua comunicação, continue lendo para conferir dicas relevantes de como construir uma persona de maneira eficaz e que traga resultados positivos para a sua empresa.

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4 DICAS PARA CONSTRUIR UMA PERSONA

1 – FAÇA PERGUNTAS

O primeiro passo para o êxito da sua persona é pesquisar a fundo o público com quem você quer interagir. Desenvolva questionários ou entrevistas para obter o máximo de informação possível.

Mas como começar? Elabore questões pautadas em:

  • Aspectos pessoais;
  • Características demográficas;
  • Hábitos de compra;
  • Relação do público com a sua marca.

Assim, você conseguirá visualizar com mais clareza o perfil da sua persona.

2 – ANALISE OUTROS TIPOS DE DADOS

Além de analisar os dados coletados acima, é necessário analisar também outros tipos de informações. Existem diferentes plataformas que fornecem dados e podem te auxiliar a formar melhor a sua persona, dentre elas: o Facebook Insight e o Linkedin Insight. Estas ferramentas possibilitam que você conheça, por exemplo, o tamanho do seu público-alvo, seus interesses, a faixa etária e o gênero.

Nessa perspectiva, é importante consultar também os relatórios de comportamento dos usuários nas redes sociais, como o We Are Social. Estes relatórios permitem que você saiba, por exemplo, quais são as redes mais utilizadas e os motivos pelos quais elas despertam maior interesse do público.

Então, se você é um profissional de comunicação não esqueça de acessar essas plataformas para poder traçar um perfil assertivo para a sua persona!

3 – LEIA OS COMENTÁRIOS NAS REDES SOCIAIS

Além de realizar pesquisas, você também pode manter um social listening constante e analisar o que os consumidores estão comentando sobre a sua marca nas redes sociais.

Hoje em dia, muitas pessoas expõem os prós e contras das empresas em plataformas digitais e deixam evidente as suas opiniões, contribuindo para um diagnóstico mais rápido dos pontos de atenção.

Então, uma dica adicional é: incentive as pessoas a interagirem com seus perfis, seja através dos comentários, caixa de perguntas ou stories.

Esta é uma maneira fácil de coletar feedbacks do seu público, aproveite!

4 – COLOQUE A MÃO NA MASSA

Depois de todas essas informações que você recebeu e analisou, está na hora de dar vida para a sua persona. Imagine ela como se fosse uma pessoa real. Dê um nome, uma idade, escolha uma foto representativa, monte sua rotina e elenque os conteúdos que ela mais consome. Trabalhe o storytelling, ou seja, conte a sua história e os motivos dela representar tão bem a marca. Não poupe detalhes e deixe bem claro como ela se relaciona com a sua marca e com o respectivo setor. Ah, e não esqueça de alinhar a(s) persona(s) com a sua equipe, esse passo é essencial para a comunicação integrada de sua empresa.

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COMO CRIAMOS PERSONAS EM NOSSOS PROJETOS:

Um exemplo de mapeamento e desenvolvimento de personas foi o projeto editorial de nosso novo cliente, o VTEX DAY 2023.

O VTEX DAY é o maior evento de transformação digital do varejo da América Latina, e é organizado pela VTEX, uma plataforma de comércio digital para grandes empresas.

Nessa perspectiva, nosso desafio foi mapear a presença digital da marca, estabelecer um plano editorial alinhado aos valores e objetivos e traçar buyer personas de acordo com o público do evento.

Para isso, estabelecemos o principal objetivo do projeto: posicionar o VTEX DAY 2023 como referência no setor de eventos, tecnologia e inovação.

A partir daí, pensando que o público do evento é bem diversificado, nossa estratégia consistiu em separar as personas por categorias. Para isso, fizemos um alinhamento profundo com o cliente e trouxemos dados de mercado, audiência conectada e do próprio público da marca.

Por fim, para cada persona, mapeamos abordagens distintas para dialogar com elas por meio de uma matriz de canais e conteúdo, indicando, por exemplo, o uso de blog, conteúdo rico para inbound marketing e redes sociais.

Depois de mostrar esse passo a passo, você já notou que a persona é essencial para o sucesso da comunicação da sua marca, já que possibilita o diálogo efetivo e assertivo com a sua audiência.

E aí, que tal colocar essas dicas em prática?

Aqui no Grupo Trama Reputale, podemos te auxiliar na construção da persona para um planejamento de conteúdo mais eficiente.  Venha construir seu projeto com a gente.