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Marketing Digital 01.10.2020

Marketing Digital para o 3º Setor: a voz das ONGs em ambientes virtuais

Disseminar conteúdo e levar sua mensagem para um público de interesse é, em linhas gerais, alguns dos principais objetivos do Marketing Digital. Fazer isso é um desafio – e não é diferente quando se fala em instituições do terceiro setor.

 

O Terceiro Setor  se refere a organizações que prestam serviços de caráter público e que não possuem fins lucrativos. Sua relevância social faz com que o Marketing Digital seja a maneira perfeita de permitir que o maior número possível de pessoas seja engajado e impactado por sua atuação.

Como fazer isso de maneira eficiente e consistente? O Marketing Digital para o Terceiro Setor tem características específicas e, para ajudar você a entender melhor como criar e manter uma estratégia eficiente, preparamos um passo a passo. Confira!

 

Destaque a Causa e os problemas que a tornam necessária

 

Você se lembra da máxima mercadológica, que preconizava a criação de um produto para suprir uma necessidade que as pessoas ainda não sabiam que tinham? A lógica desse pensamento pode ser aplicada, também, no caso do Terceiro Setor.

A primeira necessidade do Marketing Digital para o Terceiro Setor é a conscientização sobre a causa que a organização carrega. Muitas ONG’s e institutos levantam temas e elementos que não são conhecidos de todo o público e que, portanto, nem sempre são problemas claros para muitas pessoas.

Tomemos como exemplo a questão da violência contra mulher. Uma organização que tenha ações de combate à violência doméstica, nesse caso, precisa fazer com que essa faceta do problema venha à tona. Ela precisa, antes de efetivamente divulgar as suas ações, fazer com que as pessoas entendam de que maneira a violência doméstica surge e como ela está infiltrada em elementos do cotidiano e em crenças que cada um de nós mantém. Ou seja, ela precisa apresentar para as pessoas qual o problema que acontece para que sua causa seja necessária.

O Instituto Camila e Luiz Taliberti, organização do terceiro setor cliente do Grupo Trama em Assessoria de Imprensa e Digital, ilustra bem essa iniciativa. A temática da violência doméstica foi abordada na série Taliberta, uma série de lives que discutiu todas as etapas do ciclo de violência, desde a identificação de um relacionamento abusivo até a superação do acontecimento.

 

Apresente a Entidade

 

Marcas e lojas, por exemplo, possuem produtos bastante específicos que estão à venda. A apresentação da empresa, nesse caso, já é bastante clara diante dos olhos do público. Quando o escopo de uma organização versa sobre uma causa ou bandeira, seu objetivo e ações concretas podem não ser tão claros.

Por isso, uma segunda estratégia do marketing para o terceiro setor deve estar centrada na entidade em si e na maneira como ela atua. Apresente os objetivos da instituição, traga depoimentos de voluntários e fundadores, traga pessoas atendidas ou impactadas pela instituição contarem suas histórias.

 

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Foque em Ações Específicas

 

Agora que o público já conhece a causa e a instituição, é hora de apresentar ações específicas que a instituição realiza. Criar e divulgar eventos, debates, conteúdos e artigos são boas maneiras de fazer com que as pessoas tenham conhecimento das ações realizadas e que tenham ciência da maneira como a organização atua.

Além disso, ações e iniciativas específicas são boas maneiras de captar de novos públicos – uma campanha de captação, por exemplo, pode atrair pessoas interessadas em fazer doações, mas que não necessariamente conhecem a sua causa. Por isso, mantenha sempre a ideia de que toda a divulgação deve conter explicações sobre o contexto em que está inserida ou links para conteúdos relacionados.

 

Consolide sua Estratégia

 

Entender seus públicos e o que funciona com cada um deles é fundamental no marketing digital e, no caso do terceiro setor, isso não é diferente. Um grupo de pessoas interessado em contribuir com a causa pode preferir conteúdos mais emotivos e humanizados, enquanto outros podem preferir materiais teóricos e de referência sobre o tema.

Por isso, é sempre importante analisar os dados sobre as campanhas e ações realizadas e entender o que agradou mais a cada um. Criar essa segmentação, bem como afinar seus conteúdos de acordo com essa observação, é fundamental para que você possa consolidar a sua estratégia e obter melhores resultados.

 

 

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