Estudar e analisar a importância de um blog como parte da estratégia de comunicação da sua marca é crucial. Além de ajudar a atrair e fidelizar clientes, esse canal proprietário contribui para que a sua empresa ganhe mais visibilidade e se torne uma referência ao longo da jornada do seu público.

Para apresentar as principais características desse canal e suas aplicações, convidamos Michel Baptista e Fernanda Bueno, respectivamente coordenador de Conteúdo e coordenadora de Estratégias Digitais do Grupo Trama Reputale. E como exemplo prático de utilização estratégica dessa importante ferramenta, contamos com o relato da Ana Paula Dini, responsável pelas relações externas da CISP (Central de Informações São Paulo), cliente da agência, que nos contou como o blog tem auxiliado a alavancar os objetivos da associação.

Blog como estratégia de comunicação

Quando os blogs surgiram, eles se assemelhavam a um diário virtual. Mas conforme as possibilidades e oportunidades foram crescendo, tornaram-se também uma ferramenta importante de Marketing Digital e Inbound Marketing – conhecido também como “Marketing de Atração”. Trata-se de um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair os consumidores para o site da empresa e convertê-los em potenciais clientes.

Atualmente, o blog é considerado uma das maiores estratégias de comunicação digital e para que obtenha resultado, é necessário muito estudo e planejamento para compreender o público-alvo, a frequência ideal e o conteúdo das publicações.

De acordo com o Michel Baptista, coordenador de Conteúdo do Grupo Trama Reputale, para que um blog seja atrativo é necessário trazer conteúdos que resolvam um problema da audiência.

Eu diria que essa é a regra de ouro para qualquer texto, vídeo ou podcast que seja publicado na internet. Ao mesmo tempo que pode ensinar alguém a fazer um bolo de chocolate, por exemplo, essa plataforma pode ajudar uma empresa de logística a explicar para potenciais clientes como seus serviços incrementam resultados. O que desejo reforçar é que, hoje, é pouco provável que um blog tenha audiência sem trazer conteúdo de valor para o seu leitor. Então é preciso conhecê-lo e entender quais são suas dores, para ajudar a curá-las.

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Michel Baptista, coordenador de conteúdo do Grupo Trama Reputale.

Sobre esse importante papel desempenhado pelo blog para o alcance dos objetivos estratégicos das empresas, a coordenadora de Estratégias Digitais do Grupo Trama Reputale, Fernanda Bueno da Silva, complementa:

O ponto principal é o planejamento. Antes de iniciar este tipo de canal é preciso definir os objetivos, público, tom de voz e editoriais. Só assim será possível criar conteúdos que vão ao encontro daquilo que a marca/pessoa espera dessa comunicação e então, ter um conteúdo atrativo para que o usuário queira consumi-lo”.

Foto do Perfil de Fernanda Bueno

coordenadora de estratégias digitais do Grupo Trama Reputale.

Conhecendo as estratégias de comunicação

Você sabia? 🤔

A definição de blog surgiu em 1997, através da junção de duas palavras da língua inglesa – web e log, que tornaram-se “weblog” e com o tempo, ficou somente “blog”, podendo ser traduzido como “diário da rede” ou “diário virtual”. O que isso quer dizer? Ele é uma espécie de site que adquire usuários pela facilidade de realizar publicações, dispensando conhecimentos de programação. De maneira geral, conta com uma seção de comentários, acarretando discussões.

Todas as Estratégias de Comunicação são importantíssimas para firmar sua especialidade no mercado e precisam estar conectadas. Portanto, é crucial que haja um planejamento cuidadoso, pois, assim que elas forem definidas, as ações devem acontecer com o objetivo de alcançar um propósito, uma finalidade. Para que isso ocorra de maneira fluída, é necessário paciência, consistência, qualidade do conteúdo e entender os resultados que esses conteúdos estão trazendo para o seu negócio.

O blog é importante nas estratégias de comunicação porque, basicamente, ele pode auxiliar na conquista de novos clientes e a fidelizar os já existentes. Os conteúdos publicados contribuem para que determinadas empresas tenham visibilidade e sejam referências em determinados assuntos.

O blog é um item essencial na construção de autoridade da marca. Através dele é possível compartilhar informações institucionais e, principalmente, informativas e educacionais, que apoiarão o fortalecimento do branding, por meio de conteúdo de qualidade”, diz Fernanda.

Agora que sabemos um pouco da história do blog e houve uma breve introdução sobre a importância dele nas estratégias de comunicação, elencamos alguns pontos que devemos considerar para promover um blog da melhor maneira possível.

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1 ) Objetivo

Estude, analise e tenha certeza de qual é o objetivo do seu blog. No mesmo instante em que ele pode gerar possíveis leads, pode ser trabalhado para aumentar a fidelidade de seus clientes, por exemplo.

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2 ) SEO

É claro que é possível conquistar leitores de forma orgânica, mas, investir no desenvolvimento do SEO (Search Engine Optimization → Otimização para Mecanismos de Busca), aprimora seus textos, colocando palavras-chaves em títulos/subtítulos e melhora o posicionamento da empresa.

Além disso, quanto mais tempo os usuários permanecerem no seu blog, mais os mecanismos de busca entenderão que o seu conteúdo é de qualidade, então, vale incluir links que migrem para outros artigos. Dessa forma, o site pode ficar entre os mais ranqueados.

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3) Periodicidade x Tráfego

Manter o blog atualizado com conteúdos relevantes, considerando o SEO e palavras-chaves condizentes com a marca, serviço e/ou produto, é o ideal, porque dessa forma gera valor para a organização, fazendo com que ela ganhe mais visibilidade e engajamento. Ou seja, quanto mais publicações, mais ranqueamento, mais acessos e mais fidelização daqueles que acessam o seu blog, podendo torná-lo um lead altamente qualificado.

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4) Compartilhamento

Conforme comentado, realizar um planejamento cuidadoso é importante. O ideal é que os cronogramas de ações estejam alinhados e resultem em mais e mais acessos. Compartilhar o conteúdo do blog nas redes sociais alcança novas audiências e, por isso, sua divulgação para o blog deve ter outro tom.

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5) Valor de marca

É importante que você tenha conhecimento na sua área e ofereça assistência para o consumidor que busca informações referentes ao seu mercado de atuação.

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6) Relacionamento

Antigamente, a relação entre empresa e seu público não era tão estreita como atualmente e quem não estabelece essa proximidade com o seu cliente acaba perdendo credibilidade. Por isso, interaja com o seu consumidor através do blog e responda os comentários.

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7) Acessível

No passado, somente quem tinha dinheiro anunciava através das mídias tradicionais (televisão, jornal e outdoors). Com a vinda do Marketing Digital, conseguimos ótimos resultados em campanhas de comunicação com baixos orçamentos.

Fique por dentro

A fim de mostrar na prática que seguir todos os itens acima contribuem para que um blog tenha uma excelente estratégia de comunicação, conversamos com a Ana Paula Dini, responsável pelas relações externas na CISP (Central de Informações São Paulo), que nos falou sobre o objetivo e a relevância do blog. Confira o bate-papo.

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Ana Paula Dini, relações externas CISP

Como você avalia que o blog tem ajudado a CISP a atingir o objetivo estratégico da Comunicação?

Os veículos de comunicação da CISP se complementam. No caso específico do blog, os artigos trazem um olhar mais aprofundado e analítico sobre os temas que gostaríamos de destacar, sejam eles cobertura de eventos ou assuntos de interesse do nosso público, como cenários econômicos, liderança, inovação entre muitos outros. Ou seja, o blog é fundamental para a estratégia de comunicação da CISP.

Na sua opinião, qual a relevância do blog entre os demais canais da CISP?

Ter um canal de comunicação com assuntos abordados com maior profundidade é fundamental pois atinge, justamente, o público que deseja consumir a informação com detalhes que, por exemplo, as mídias sociais não oferecem. Mas, é importante destacar que implementar veículos de comunicação para os diferentes interesses entre o público-alvo também é importante.

Desafios para manter um blog de sucesso

Com base em todos esses levantamentos, Michel explica que:

quem não seguir as dicas já apontadas, especialmente em relação a SEO, está “fora do jogo”. Os textos também devem seguir uma estrutura específica, com foco em “escaneabilidade”. Explico melhor: hoje, não há a pretensão de que um visitante leia todo o texto. A ideia é trabalhar em um formato que garanta a leitura de informações-chave e facilite a busca do leitor pelas informações que importam a ele. Também não dá para apostar somente em textos. Vídeos, podcasts e galerias de imagens tornam a comunicação mais atrativa e são essenciais para conquistar um lugar ao sol.

E para quem está chegando agora no mundo do blog, Fernanda dá o seguinte conselho:

Tenha um planejamento muito bem definido de acordo com os objetivos do negócio. Foque em conteúdos educativos e informativos. Faça textos diversos, de baixa complexidade, isto é, aqueles que falam sobre assuntos gerais, e também de alta complexidade, aqueles que se aprofundam e trazem temas mais detalhados. Fale sobre o que sua audiência quer ouvir, para saber disso você precisa estar próximo do público, avaliando resultados das publicações e fazendo benchmarking constante”.

Cases de sucesso: