Se você está em busca de entender como a ferramenta Stories do Instagram pode te ajudar no relacionamento com o seu consumidor, vem conferir esse texto.

 

Já percebeu que está cada vez mais raro encontrar uma empresa que não tenha uma conta no Instagram, não é mesmo? Isso não é por acaso! 

Segundo um estudo realizado pela Socialbakersa plataforma de compartilhamento de fotos e imagens está se tornando número um em termos de engajamento de marca. Um dos fatores que impulsionam esse cenário é o sucesso expressivo que a plataforma tem alcançadoafinal, em 2018 ela atingiu o marco histórico de 1 bilhão de usuários ativos por mês.

Com essa crescente popularização, o mundo corporativo percebeu que esse pode ser um canal muito importante de relacionamento com o público. Entenda como tudo funciona na prática! 

 

Perfil empresarial

 

Antes de qualquer coisa, você sabe que no Instagram já existe a opção de criação de perfis empresariais? Com essa versão, é possível ter acesso a funções exclusivas na plataforma, como alcance, número de visitas e informações demográficas. Sem dúvidas, esses dados vão te ajudar muito na hora de fazer uma análise assertiva para o planejamento de mídia.

Quer saber como criar o perfil empresarial? Clique aqui e acesse um portal exclusivo para empresas criado pelo Instagram recheado de informações para potencializar sua conta!

 

Como usar os Stories do Instagram?

 

Para te iniciar dentro desse universo, o Instagram Stories é um recurso que foi lançado em 2016Com ele, é possível postar imagens e vídeos curtos que somem em um período de 24 horas. Com a frequência do uso dessa ferramenta pelas marcas, as pessoas tendem a visitar mais o perfil delas na rede social e, consequentemente, tendem a ter mais engajamento 

Por isso, desenvolva conteúdos de qualidade e que façam a pessoas quererem te acompanhar. Não é difícil! Pense no que o seu público gostaria de saber sobre o seu produto e serviço.

Uma boa dica é anunciar alguma novidade, mostrar os bastidores dos eventos que realiza, a criação de um projeto, ou até mesmo fazer uma enquete para saber o que os consumidores desejam conhecer – a própria ferramenta de Stories tem esse recurso disponível. 

 

stories-instagram

 

Além desses pontos, o Stories pode ser também um ótimo local para investir em Employer Branding. Você pode iniciar mostrando o dia a dia da empresa, como é a interação entre os colaboradores e as ações de comunicação interna que costuma realizar para engajar esse público. Tudo isso ajuda na construção de uma imagem positiva da marca junto aos seus steakholders.  

Após entender os tipos de postagem que podem agregar para a sua marca, separei alguns pontos que você deve ter em mente para não fazer feio na rede social.

 

Confira: 

 

  • Cronograma: faça um cronograma com sugestões de postagens para cada mês. Só não esqueça que no meio do caminho pode ter algum assunto factual e é importante que ele seja contemplado nas postagens.
  • Customização: as ferramentas da própria plataforma podem te ajudar nisso. Utilize as menções do Storiesaproveite para fazer um boomerangs e não esqueça que os gifs podem ajudar a compor um conteúdo.  
  • Utilize o CTAse a sua empresa tem acima de 10 mil seguidores, já está disponível o recurso call to actions. Ele permite colocar o link no stories com a famosa frase: “Arraste para cima e acesse nosso site”. Com isso, você leva o cliente para o funil de vendas
  • Interaja: o público gosta de ser reconhecido, por isso interaja com as publicações deles nos Stories e em posts em geral. Aqui é permitido e recomendado que o contato seja mais informal. 
  • Marcações: você pode ter um alcance maior por meio das marcações. Por exemplo, caso você faça alguma parceria com outra marca é interessante que marque o perfil deles no Stories. 
  • Frequência: é preciso manter uma regularidade, mas com cautela. Os usuários visualizam em média 7 Stories por perfil, por isso o conteúdo precisar ser práticorápido e interessante
  • Melhor horário para postar: grande parte dos usuários acessam os Stories em quatro principais momentos: ao acordar, a caminho do trabalho, durante o almoço e quando chegam em casa. Segundo a Buffer, as faixas de horário com maior potencial de impacto são: 4h-6h, 8h-10h, 12h-14h e 20h-22h.
  • Função Destaques: depois de saber um monte de coisa interessante sobre o Instagram Stories, você pode pensar que prefere não postar conteúdo por meio dessa ferramenta para não perder essas publicações em 24h. Aí é que entra o recurso “Destaques”, que permite salvar as postagens que você considerar mais importantes e deixá-las disponíveis por tempo indeterminado no seu perfilEntão, aproveite isso e valorize as informações que são mais estratégicas para o seu negócio.   

 

 

Ficou convencido de que o uso dessa rede é uma ótima oportunidade para as marcas? Ainda não?

Uma pesquisa divulgada pela Statista em janeiro de 2019, mostrou que cerca de 500 milhões de usuários usam os Instagram Stories todos os dias, sendo que um terço deste conteúdo é de empresas.

Além disso, 96% dos profissionais de marketing entrevistados afirmaram que iriam colocar os Stories em suas estratégias de conteúdo nos próximos 6 meses 

Diante desse cenário, acho importante você incluir essa estratégia no marketing digital da sua marca, e especialmente esse recurso tão importante, no seu planejamento de comunicação.