Com certeza você deve ter ouvido falar em Assessoria de Imprensa, certo? Mas você realmente sabe dos benefícios que esse serviço pode trazer para a sua empresa de tecnologia? A gente te dá 6 razões aqui!

 

A maioria das empresas, a não ser que a sua seja baseada na Coreia do Norte, necessitam de comunicação com o mercado, seja para atingir o consumidor final – B2C – ou o B2B. Com empresas de tecnologia, isso não é diferente. Se comunicar de forma estratégica, clara, atingindo diversos públicos é fundamental e realizar essa comunicação com excelência se tornou ainda mais importante em tempos de pandemia. Para ser ainda mais relevante, as organizações de tecnologia devem possuir uma assessoria de imprensa especializada em T.I (Tecnologia da Informação).

 

6 boas razões para você contratar uma Assessoria de Imprensa para a sua empresa de TI

 

Torne-se Referência num Mercado Competitivo

Contar com uma assessoria de imprensa para tecnologia é uma forma de se comunicar em massa e se tornar referência num mercado competitivo. Também é mais econômico para o seu negócio, uma vez que sua marca estará espontaneamente na mídia.

 

Ganhe Brand Awareness

Significa, literalmente, ganhar “consciência de marca”. Brand Awareness é uma métrica que mede o quanto e como uma marca é reconhecida pelos consumidores. Estamos falando, também, sobre um conceito que determina a força da sua marca junto ao público; sendo que ele ajuda a entender e mensurar o quanto ela é reconhecida pelas pessoas e de que forma isso acontece.

Então, como aumentar a consciência de marca do seu negócio por meio de um bom trabalho de Assessoria de Imprensa? Separei um texto que eu mesmo escrevi para o Blog da Trama, onde trago mais detalhes sobre isso. Leia e depois me diga se gostou!

 

Relacionamento com Jornalistas

Ter uma relação transparente, próxima e de apoio mútuo com os jornalistas é fundamental para que os conteúdos da sua empresa emplaquem nos veículos de comunicação, sejam eles do trade, ou geral. Afinal, são os repórteres, editores e produtores os responsáveis por selecionar e produzir os conteúdos que serão publicados.

Mas como vou estabelecer uma relação com jornalistas se eu não os conheço? Aqui entra o trabalho – e a importância – de contar com o serviço de uma boa Assessoria de Imprensa especializada em tecnologia. É o assessor que coordena o relacionamento da sua empresa com a mídia e produz conteúdos jornalísticos de interesse da organização e esperados pela opinião pública. Esse relacionamento próximo também traz outras vantagens, geralmente os jornalistas procuram o assessor para pautas, solicitam entrevistas, informações, produtos para testes, etc.

 

Rondas de Pauta

É quando o assessor de imprensa entra em contato com os jornalistas para verificar sobre qual assunto eles estão trabalhando, se precisam de fontes ou informações para uma pauta específica, etc. Esse trabalho, que deve ser realizado semanalmente, é fundamental e muito importante pois cria oportunidades de exposição midiática, além de estreitar o relacionamento da empresa com os jornalistas e veículos de comunicação. As rondas de pauta também são importantes para os jornalistas, que sabem que podem contar com a empresa e seus executivos como fonte para suas matérias.

 

Influenciadores Digitais do setor de Tecnologia

Assessorias de imprensa também trabalham com influencers. Usar influenciadores digitais no seu marketing digital é uma das formas mais poderosas de divulgar sua marca e conquistar clientes. Porém, eles devem ter fit com a marca, com os valores da empresa, ter um público interessante e que vai se identificar com os produtos/ serviços da empresa. Uma boa assessoria de imprensa vai identificar esses influenciadores, entrar em contato com eles, administrar esse relacionamento, etc.

 

Teste de produtos

Portais de tecnologia e influenciadores nas redes sociais – principalmente no Youtube – realizam testes de produtos diariamente. Essa é uma forma incrível de apresentar os lançamentos, tendências tecnológicas, equipamentos da sua empresa para o grande público e, também, para o um nicho específico que a sua organização queira atingir. Isso é trabalho, também, do assessor de imprensa.

 

Ficou surpreso com as ações que uma assessoria de imprensa pode fazer por você e pela sua empresa? Essa comunicação eficaz e eficiente com a imprensa e, consequentemente com os públicos que a sua empresa de T.I. quer atingir, só é possível com muita organização, estratégia e por meio de várias ações, como as citadas acima.  Com certeza uma assessoria de imprensa especializada em tecnologia vai colaborar com isso.