Com certeza você deve ter ouvido falar em Assessoria de Imprensa, certo? Mas você realmente sabe dos benefícios que uma boa assessoria de imprensa pode trazer para o seu negócio?

 

Separei esse artigo em duas partes. Nesta primeira, vou focar em brand awareness e em quais ações de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa são responsáveis por criar consciência de marca. A segunda parte, que você pode ler clicando aqui, será sobre Influência e Narrativa Consolidada

 

Vamos começar: o que é brand awareness de marca?  

 

Brand awareness significa, literalmente, consciência de marca e é uma métrica que mede o quanto e como uma marca é reconhecida pelos consumidores. Estamos falando, também, sobre um conceito que determina a força da sua marca junto ao público; sendo que ele ajuda a entender e mensurar o quanto ela é reconhecida pelas pessoas e de que forma isso acontece. 

Então, como aumentar a consciência de marca do seu negócio por meio de um bom trabalho de Assessoria de Imprensa? O que você pode fazer para que tenha uma marca ainda mais forte e presente no mercado? Ações de assessoria de imprensa e de relações públicas são essenciais para que isso aconteça. Separei abaixo as principais delas:

 

Relacionamento com Jornalistas

Ter uma relação transparente, próxima e de apoio mútuo com os jornalistas é fundamental para que os conteúdos da sua empresa emplaquem nos veículos de comunicação. Afinal, são os repórteres, editores e produtores os responsáveis por selecionar e produzir os conteúdos que serão publicados. 

Mas como vou estabelecer uma relação com os jornalistas se eu não os conheço? Aqui entra o trabalho – e a importância – de contar com o serviço de uma boa assessoria de imprensa. É o assessor que coordena o relacionamento da sua empresa com a mídia e produz conteúdos jornalísticos de interesse da organização e esperados pela opinião pública. 

 

Rondas de Pauta

É quando o assessor de imprensa entra em contato com os jornalistas para verificar sobre qual assunto eles estão trabalhando, se precisam de fontes ou informações para uma pauta específica, etc.

Esse trabalho, que deve ser realizado semanalmente, é fundamental e muito importante pois cria oportunidades de exposição midiática, além de estreitar o relacionamento da empresa com os jornalistas e veículos de comunicação.

As rondas de pauta também são importantes para os jornalistas, que sabem que podem contar com a empresa e seus executivos como fonte para suas matérias. 

 

Coletivas de Imprensa

O intuito dessa ferramenta é reunir os principais jornalistas e veículos-alvo e informar, de forma estratégica assertiva, o que a empresa deseja anunciar.

Durante a fusão de companhias, anúncio de novo presidente, uma crise, novo rumo da empresa, etc, promover uma coletiva de imprensa pode ser um ótimo caminho para otimizar o tempo que diversas entrevistas tomariam, além de proporcionar disseminação da informação para mais de um veículo. 

Normalmente, essa ação é elaborada para grandes anúncios. Com o tempo escasso que os jornalistas têm, deslocá-los das redações é um trabalho árduo e que, muitas vezes, não é bem-sucedido quando o encontro não tem um motivo relevante para acontecer. 

Sendo assim, é essencial que a assessoria de imprensa, juntamente com a área de comunicação da empresa e seus executivos, se reúnam e discutam a melhor estratégia para informar sobre cada assunto. 

 

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Press trips

É uma ferramenta muito utilizada pelas agências de comunicação para ampliar e fortalecer o relacionamento de marcas com a imprensa e influencers. A ideia aqui é basicamente levar jornalistas para conhecer a organização, indústria, destino turístico, novo parque fabril, um lançamento de produto ou solução tecnológica, entre outros 

Uma vez tomada a decisão de organizar a press trip, a assessoria de imprensa deve desenvolver um planejamento de comunicação. Nele, é importante destacar alguns pontos, entre eles as mensagens-chave que serão trabalhadasquais materiais precisam ser desenvolvidos – releases, notas, imagens em alta resolução, etc. -, além de estabelecer quais serão os veículos convidados. O convite aos jornalistas deve ser feito com, ao menos, um mês de antecedência.  

Preparar a agenda dos jornalistas e influencers é um ponto importante. É preciso balancear atividades obrigatórias, com momentos de descontração e tempo livre. Uma coletiva de imprensa, pode ser seguida de um happy hour ou jantar, aproximando assim a imprensa dos executivos, facilitando o relacionamento. Tempo livre é importante para que os jornalistas escrevam a própria matéria e resolvam outras questões de trabalhos.

 

Testes de Produtos

Enviar os últimos gadgets e equipamentos eletrônicos para serem testados por jornalistas, veículos e portais de tecnologia traz ótimos resultados e exposição midiática para a empresa. Mas isso só deve ser realizado por intermédio da assessoria de imprensa, que conhece os veículos e os profissionais ideais para o envio dos equipamentos. 

 

Ficou surpreso com as ações que uma assessoria de imprensa pode fazer por você e pela sua empresa? E não é só isso! No próximo artigo, abordei um pouco sobre Influência e Narrativa Consolidada, dois trabalhos que ganham muita força quando o brand awareness da sua marca já está sendo trabalhado pelo time de RP. Clique aqui e saiba como avançar nesse sentido!