Blog

Assessoria de Imprensa 16.07.2020

O papel da Assessoria de Imprensa em tempos de Covid-19

O trabalho da assessoria de imprensa se tornou ainda mais crucial e necessário durante a crise do novo coronavírus, já que pode ajudar a munir os jornalistas com sugestões de pautas informações relevantes e factuais de interesse público.

 

O mundo hoje vive uma pandemia que, de uma hora para outra, tirou tudo do lugar. Adiou planos, mudou completamente o cenário que passou a ser muito mais conectado digitalmente do que em todas as outras crises. Diante deste cenário, a comunicação tornou-se centro do controle de uma emergência mundial, muitas vezes mais ágil do que o próprio vírus.  

Mesmo para quem trabalha com Assessoria de Imprensaestá acostumado com a velocidade das mudanças na comunicação digital, as transformações trazidas pela pandemia do coronavírus, têm sido rápidas demais. A desinformação e a falta de alinhamento na comunicação, entretanto, tornaram-se os piores inimigos das empresas e da saúde pública, gerando insegurança na população e dúvidas sobre a veracidade dos fatos e, consequentemente, resultados indesejados.

 

Não é hora de fazer publicidade!

 

Segundo dados publicados pela consultoria NeilPatel, o setor de mídia faz parte, neste período de pandemia, do grupo que recebeu um crescimento no tráfego, com um aumento de 40%. 

Esta mudança pode ser percebida nas alterações das grades das emissoras de televisão que substituíram programas de entretenimento por noticiários com a cobertura sobre a Covid-19visando, principalmente manter a população informada. Além da mídia, o crescimento do tráfego também ocorreu nos setores de saúde, comércio on-line, e alimentação. 

Nesse cenário, a publicidade – que antes era a estrela dos investimentos de marketing das empresas – foi estagnada ao passo que a mídia aumentou a audiência e ampliou o seu espaçoProva disso, foram as repercussões positivas dos posicionamentos de empresas apoiadas por uma comunicação corporativa estruturada que souberam enfrentar os desafios e demonstrar solidariedade à população, em meio à pandemia, gerando o fortalecimento de sua reputação perante os seus stakeholders.

 

A hora é de fazer relacionamento!

 

É importante refletir sobre como marcas e instituições devem se comunicar neste momento, pois a pior crise pode ser a de imagem. É preciso pensar a longo prazo, em formas de fidelização de clientes, etc. É nessa hora que o papel da assessoria de imprensa se torna ainda mais crucial e necessário. 

 

motivos-contratar-assessoria-imprensa

 

Parceria do Assessor de Imprensa e a Redação 

 

Com o aumento expressivo de demanda na rotina de trabalho dos profissionais de imprensa, redações cada vez mais enxutas e o aumento de demissões, o trabalho de assessores de imprensa para munir os jornalistas com sugestões de pautas informações relevantes e factuais, se torna ainda mais fundamental neste momento de crise.  

Agora, mais do que nunca:

  • sugestões de pautas bem elaboradas devem ser emplacadas na mídia sem muitas alterações;
  • a sociedade está buscando se munir com o máximo de informações relevantes sobre os acontecimentos atuais;
  • o jornalista ao receber um release adequado ao que ele precisa, otimiza seu tempo de busca por  informação.;
  • o assessor de imprensa consegue emplacar uma pauta do cliente na mídia e estreitar seu relacionamento com a imprensa, ajudando a disseminar informações primordiais pelos veículos de comunicação 

Para cumprir todos esses itens acima, é preciso que as assessorias de imprensa sejam consultorias experientes, que conheçam e entendam o estilo de cada veículo, para saber destacar a sua empresa de forma estratégica.

 

A comunicação e a transformação digital 

 

Outra transformação gerada pela crise do novo coronavírus foi a aceleração da digitalização das empresas que precisaram marcar presença no ambiente online de forma assertiva.

O modelo de trabalho precisou migrar, de forma inesperada, para o sistema remoto e muitas empresas ainda não estavam totalmente preparadas para lidar com tantos  canais de comunicação 

Com isso, as equipes de Assessoria de Imprensa precisaram se adaptar rapidamente ao novo formato de trabalho e às novas tecnologias, adotando estratégias inovadoras para a divulgação dos conteúdos de comunicação empresarial, tais como a integração com o Marketing Digital para manterem-se relevantes e gerarem melhores resultados.  

A importância de uma comunicação 360 ficou mais evidente, já que o trabalho em conjunto de Assessoria de Imprensa com o Marketing Digital, alinhado com os propósitos do negócio, pode contribuir de maneiras diferentes para os resultados da empresa, principalmente neste momento de uso intenso da tecnologia. 

 

assessoria-imprensa-funciona-era-digital

 

É importante também que as empresas aprendem a ouvir os seus públicos e ter empatia pelas necessidades delesjá que estamos entrando em uma nova era onde as pessoas terão cada vez mais voz e as empresas terão que se adaptar a contribuir com a sociedade.  

Certamente essa comunicação estratégica também será uma aliada essencial na recuperação das organizações pós-Covid-19, mostrando como as empresas, vão sreerguer na retomada das atividades de forma inovadora e, por meio da voz de seus líderes. 

 

Sobre o autor

Comentários:
Fazer um comentário
Deixe um Comentário