Assessoria de Imprensa 12.02.2020

Press release: entenda o que é e como estruturar um

Se você precisa entender o que é um press release, para que seve e como essa ferramenta de Assessoria de Imprensa pode te ajudar no relacionamento com a mídia, continue lendo esse artigo! Separei uma série de informações bacanas para que você aproveite ainda mais esse recurso nas suas ações.

Você já se perguntou quais as ferramentas que os profissionais de assessoria de imprensa utilizam para pautar os veículos sobre um tema relevante de seus clientes? Já te adianto que uma delas é o press release!

Conhecido também como comunicado à imprensa, esse formato de texto tem um papel fundamental na difusão da informação, inspirando matérias jornalísticas que tenham impacto e interesse público em diferentes níveis e para diferentes segmentos.

1. Relevância

É importante entender que nem tudo o que acontece dentro das organizações têm relevância para a imprensa e, consequentemente, potencial de publicação nos veículos de comunicação.

Dessa forma, o assessor de imprensa tem o papel de orientar o cliente em relação ao tema mais adequado para ser trabalhado. Em paralelo a isso, esse alinhamento deve ser feito de acordo com o segmento ao qual se destina a informação, pois há veículos e editorias segmentadas para cada área.
Assim, é importante que o press release seja escrito de forma direcionada.

Por exemplo, se o objetivo for pautar os canais de negócios com abrangência nacional, os temas devem ser mais voltados para as expectativas de crescimento da empresa, balanço anual com números representativos, ampliação de produção, fusões e aquisições.

Em todos eles, é fundamental ter informações relevantes para embasar o conteúdo e despertar o interesse do jornalista em fazer uma entrevista mais ampla para publicar a notícia sobre a empresa em seu jornal, revista ou site.

1. Tema factual

Alinhar a divulgação de um assunto de interesse da companhia com temas factuais é algo que também pode ajudar a potencializar as chances de exposição da empresa na mídia.

Nesse caso, é preciso avaliar o tema que está em alta no momento, assim como entender se a empresa pode colaborar de alguma forma com a imprensa por meio da expertise de seus porta-vozes.

Por exemplo, se saiu alguma nova lei na área da educação e a assessoria de imprensa atende uma escola, uma estratégia bacana é elaborar o press release com um tom informativo sobre o tema, assim como apresentar uma análise da fonte sugerida pelo cliente sobre o assunto em discussão (as famosas aspas).

Afinal, o que o press release precisa ter para chamar atenção?

Em geral, é preciso ter em mente que a primeira impressão é a que fica!

Em muitos casos, o press release é o primeiro contato do jornalista com o tema indicado pelo assessor de imprensa sobre a empresa em questão.

Dessa forma, é essencial que o texto seja estruturado como uma verdadeira matéria jornalística empresarial, mostrando aos jornalistas impactados que aquele tema sugerido tem relevância e potencial de despertar o interesse de seus leitores/espectadores.

press-release-como-fazer

Separei algumas dicas que quero compartilhar com você:

• Pense em um título impactante, que se destaque entre os milhares de e-mails que o jornalista recebe ao longo do dia;
  • Utilize informações que não foram divulgadas em outro momento pela empresa ou pelo concorrente;
  • Aproveite dados de mercado que reforcem o conteúdo do texto, como uma pesquisa divulgada por um órgão relevante;
  • Produza conteúdo próprio;
  • Inclua os depoimentos de um porta-voz para dar apoio ao que foi dito no press release;
  • Estruture o texto com começo, meio e fim;
  • Paute a imprensa com um conteúdo informativo;
  • Procure não adjetivar o texto ou expressar opiniões pessoais;
  • Estude o segmento que receberá o texto para direcionar a linguagem.

Essas dicas podem ajudar, mas vale ressaltar que o press release é apenas uma das ferramentas utilizadas pela equipe de assessoria de imprensa.

Após o envio do material para os veículos de comunicação, os assessores de imprensa entram em contato com os jornalistas e reforçam o conteúdo do texto, com o objetivo de promover um relacionamento desses profissionais com a marca.

O trabalho é diário e exige um planejamento estratégico.

Vem conhecer um pouco mais a respeito aqui.

Sobre o autor

Comentários: