Você já se perguntou quais as ferramentas que os profissionais de assessoria de imprensa utilizam para pautar os veículos sobre um tema relevante de seus clientes? Já te adianto que uma delas é o press release!

Conhecido também como comunicado à imprensa, o press release é um documento oficial emitido por uma empresa, organização ou indivíduo que contém informações objetivas e relevantes sobre determinado tema.

Geralmente, o press release está inserido dentro de uma estratégia de comunicação mais ampla, portanto, cabe ao profissional de relações públicas escrevê-lo de acordo com os objetivos traçados.

Continue lendo para saber:

• Para que serve um press release e qual a sua importância;
  • Quais os tipos de press releases;
  • Passo a passo para escrever um press release;
  • O que um press release precisa ter para chamar a atenção.

O que é um press release e qual a sua importância?

Esse formato de texto tem um papel fundamental na difusão de conteúdo e visibilidade da marca, inspirando matérias jornalísticas de impacto e interesse público em diferentes níveis e para segmentos estratégicos.

A empresa pode querer fortalecer a marca, gerenciar uma crise, acessar novos públicos, divulgar uma informação específica – como lançamento de produtos, eventos, parcerias, resultados financeiros ou mudança na liderança – ou simplesmente atrair a atenção dos meios de comunicação.

Depois de finalizado e aprovado pelo cliente, o texto é divulgado para veículos de comunicação previamente selecionados e que estejam alinhados ao assunto sugerido.

Vale ressaltar que o jornalista pode precisar de conteúdos para preencher alguma lacuna ou até mesmo estar em busca de informações novas e exclusivas para divulgar. Neste cenário, o press release também entra como uma ferramenta importante.

CONHEÇA TIPOS DE PRESS RELEASES ABAIXO

Peça uma proposta

Quais os tipos de press releases?

Como mencionei, o modelo de press release pode variar de acordo com os objetivos, necessidades e estratégias do cliente. Destaco cinco dos mais comuns:

Press release padrão

O mais comum; chama a atenção para algum assunto relacionado ao negócio e que pode ser interessante para o público e para o jornalista, seja de uma mídia online ou offline;

Press release de lançamento

Anuncia o lançamento de um produto, evento ou serviço. Reforça as características, benefícios e diferenciais. Neste caso, o timing é crucial;

Press release editorial

Deixa claro o posicionamento da empresa. Pode ser utilizado, por exemplo, durante uma gestão de crise para esclarecer mal-entendidos. Artigos de opinião também se encaixam nesta categoria;

Press release de branding

Utilizado para divulgar uma premiação, reforçar ou reposicionar valores da marca, anunciar movimentações na liderança e até mesmo parcerias estratégicas;

Press release de resultados financeiros

Comum para empresas de capital aberto ou que desejam estabelecer um diálogo estratégico e mais transparente com acionistas, parceiros e outros agentes do mercado. Apresenta dados relevantes como lucros e receitas.

o-que-e-press-release

Confira o passo a passo para fazer um press release

• Pense em um título impactante que se destaque entre os e-mails que o jornalista recebe ao longo do dia. O subtítulo deve complementar as informações;
  • Estruture o texto com começo, meio e fim;
  • Por padrão, costuma-se colocar o local e data no início do primeiro parágrafo para que o jornalista saiba que o material é novo;
  • Ainda no primeiro parágrafo, responda às questões: quem, o quê, quando, onde, por que e como. No jornalismo, este é o “lead” do texto;
  • Inclua os depoimentos de um porta-voz para dar apoio ao que está sendo dito;
  • Aproveite dados de mercado que reforcem o conteúdo, como uma pesquisa divulgada por um órgão relevante;
  • Deixe informações secundárias para o final do press release e não se esqueça de acrescentar informações de contato caso o jornalista se interesse pelo texto.

Dicas para o press release chamar atenção

Escrever um press release pode parecer desafiador, mas, em geral, é preciso ter em mente que a primeira impressão é a que fica!

Lembre-se que, em muitos casos, o press release é o primeiro contato do jornalista com o tema indicado pelo assessor de imprensa.

Dessa forma, é essencial que o texto seja claro, conciso, relevante e estruturado como uma verdadeira matéria jornalística empresarial, mostrando aos jornalistas impactados que aquele tema sugerido tem relevância e potencial de despertar o interesse de seus leitores/espectadores. Considere, principalmente, estes dois aspectos:

1) Relevância

É importante entender que nem tudo o que acontece dentro das organizações têm relevância para a imprensa e, consequentemente, potencial de publicação nos veículos de comunicação.

Dessa forma, a assessoria de imprensa tem o papel de orientar o cliente em relação ao tema mais adequado para ser trabalhado. Em paralelo, esse alinhamento deve ser feito de acordo com o segmento ao qual se destina a informação, pois há veículos e editorias segmentadas para cada área. Ou seja, o press release precisa ser escrito de forma direcionada.

Por exemplo, se o objetivo for pautar os canais de negócios com abrangência nacional, os temas devem ser mais voltados para as expectativas de crescimento da empresa, balanço anual com números representativos, ampliação de produção, fusões e aquisições.

2) Tema factual

Alinhar a divulgação de um assunto de interesse da companhia com temas factuais é também pode ajudar a potencializar as chances de exposição da empresa na mídia.

Nesse caso, é preciso avaliar o tema que está em alta no momento, assim como entender se a empresa pode colaborar de alguma forma com a imprensa por meio da expertise de seus porta-vozes.

Por exemplo, se saiu alguma nova lei na área da educação e a assessoria de imprensa atende uma escola, uma estratégia bacana é elaborar o press release com um tom informativo sobre o tema, assim como apresentar uma análise da fonte sugerida pelo cliente sobre o assunto em discussão (as famosas aspas).

Ao escrever um press release, também vale levar em consideração os seguintes tópicos:

• Produza conteúdo próprio;
  • Utilize informações que não foram divulgadas em outro momento pela empresa ou pelo concorrente;
  • Paute a imprensa com um conteúdo informativo;
  • Procure não adjetivar o texto ou expressar opiniões pessoais;
  • Reforce mensagens-chave da empresa;
  • Estude o segmento que receberá o texto para direcionar a linguagem.

Essas dicas podem ajudar, mas vale ressaltar que o press release é apenas uma das ferramentas utilizadas pela equipe de assessoria de imprensa.

Após o envio do material para os veículos de comunicação, os assessores de imprensa entram em contato com os jornalistas e reforçam o conteúdo do texto, com o objetivo de promover um relacionamento desses profissionais com a marca.

O trabalho é diário e exige um planejamento estratégico.

Vem conhecer um pouco mais a respeito aqui.