Você já ouviu comentários desse tipo: “Com a internet, a imprensa morreu!”; ou, ainda: “Esquece Assessoria de Imprensa! Ninguém lê jornal hoje em dia!”. Essas frases apocalípticas estão “na moda”, mas não traduzem a realidade. Separei aqui algumas dicas que comprovam a importância de continuar (e até aumentar) os seus investimentos em Assessoria de Imprensa na era digital. Confira! 

 

Em tempos de digital, surgem cada vez mais canais para a empresa se comunicar com o público e, com isso, as equipes de Assessoria de Imprensa precisam se adaptar às demandas criadas pela Internet, adotando novas estratégias para a divulgação dos conteúdos de comunicação empresarial, integradas às de Marketing Digital, para manterem-se relevantes e gerarem melhores resultados.

Portanto, uma atividade não elimina a outra.

O trabalho deve ser feito em conjunto, realizando uma comunicação 360, alinhada com os propósitos do negócio, contribuindo de maneiras diferentes para os resultados da empresa.

 

Assessoria de Imprensa e SEO

 

Um exemplo claro de como a Assessoria de Imprensa e o Marketing Digital são complementares para potencializar os resultados em comunicação é a questão de SEO.

Ser citado e linkado em veículos de grande audiência ajuda a ranquear a marca nas melhores posições do Google e outros buscadores.

E como a Assessoria de Imprensa ajuda com isso? O público busca por determinado assunto, chega primeiro à reportagem publicada e de lá vai para o site da marca, podendo converter-se em um lead.

Ou seja, o trabalho de aumento da credibilidade e fortalecimento da marca, realizado pela Assessoria de Imprensa, fortalece o de Marketing Digital, gerando resultados de negócios para a empresa.

 

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Assessoria de Imprensa para além de Leads e Conversões

 

É fundamental tirar da cabeça a ideia de tentar medir os resultados obtidos com a Assessoria de Imprensa por meio da mesma régua do Marketing Digital.

O trabalho vai muito além de alavancar números da noite para o dia. A Assessoria de Imprensa vai além de leads e conversões; de alavancar números da noite para o dia.

Ela busca solidificar a comunicação institucional da sua marca, estabelecendo relacionamento com jornalistas para que seja criada uma reputação e imagem positiva.

Além disso, com o crescimento das chamadas fake news, essa exposição positiva em veículos com credibilidade faz toda a diferença no modo como a empresa é vista por clientes em potencial e investidores.

 

Gestão de Crises Digitais

 

A Gestão de Crises também é uma das ferramentas de Assessoria de Imprensa muito importantes para prevenir, controlar ao máximo e, em alguns casos, reverter situações delicadas no ambiente digital.

Para isso, existe o media training, elaborado especialmente para que gestores e porta-vozes saibam quando e como se posicionar frente à imprensa em casos extremos.

O alinhamento entre essas duas ferramentas é não apenas o que garante que a assessoria siga relevante no mundo digital, como também o que permite que a empresa aproveite o potencial dos diferentes canais para gerar mais vendas e crescer no mercado.

 

Bônus 🙂

Gostou das dicas? Espero que elas te ajudem nos desafios diários da sua empresa! E se você quiser saber mais sobre o tema, clique e conheça os 5 principais desafios de uma Assessoria de Imprensa na era Digital.

Depois me diga o que achou.