Gestão e Prevenção de Crises Empresariais

A Gestão de Crises Empresariais é um processo amplo, que envolve todas as áreas da empresa e cuida, essencialmente, dos fatores de riscos presentes no seu negócio. E se você chegou até aqui, responda: como você e sua empresa estão preparados para cuidar das crises empresariais e dos riscos que ela está exposta?

Todas as organizações, em algum momento, estão sujeitas a passar por situações de crise, em maior ou menor intensidade. E elas acontecem somente depois de ter se manifestado como risco e ameaça. Por isso, é muito importante que os gestores estejam preparados para identificar tais riscos e ameaças e possam agir de forma antecipada para eliminá-los e/ou para mitigar seus efeitos caso se transformem numa crise real.

 

PREVENIR AINDA É O MELHOR REMÉDIO

 

A Prevenção de Crises Empresariais é uma responsabilidade de todo gestor – e um compromisso de todas as áreas da empresa – para assegurar que a companhia não seja surpreendida e impactada por situações adversas, não tenha prejuízos financeiros e nem impactos na sua imagem e reputação.

Mas, para se prevenir, é preciso conhecer o processo correto de Gestão de Riscos e de Crises Empresariais, para identificar e dar o tratamento adequado ao risco antes que ele se transforme numa crise ou durante a crise instalada para controlar seus efeitos danosos.

 

O GRUPO ESTRATÉGICO DE INTELIGÊNCIA EM CRISES (GESTIC)

 

Somos uma agência de Comunicação Empresarial especializada na Gestão e Prevenção de Riscos Corporativos e no Gerenciamento de Crises Empresariais. Com 25 anos de experiência, atuamos em dezenas de projetos de prevenção e mais de 200 processos de gerenciamento de crises empresariais, em diversos segmentos da economia.

A Trama conta com o Grupo Estratégico de Inteligência em Crises (GESTIC), composto por profissionais altamente qualificados para:

 

Prevenção de Crises

  • Utilizar metodologia exclusiva de identificação e mapeamento de riscos;
  • Produzir manuais de crises com procedimentos e planos de ação;
  • Elaborar programas de antecipação e prevenção de crises;
  • Realizar a administração preventiva de crises anunciadas.

 

Gerenciamento de Crises

  • Prover inteligência estratégica diante de cenários de crise, avaliando seus impactos, mitigando ou eliminando seus efeitos;
  • Gerenciar crises com visão “multistakeholder”, com abordagem dirigida;
  • Fazer a gestão estratégica de informações no contexto midiático e redes sociais;
  • Realizar pronto-atendimento de crises e emergências, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 

 

A GESTÃO DE RISCOS E DE CRISES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

 

A pandemia do novo coronavírus exige uma análise mais adequada de Gestão de Riscos e Crises, capaz de avaliar, além do quadro geral e seus efeitos, os riscos potenciais presentes e suas consequências a médio e longo prazos.

É necessário fazer análises estratégicas contextualizadas, entender as fases e características desse processo e, extrair do resultado, elementos que assegurem medidas e ações antecipadas de prevenção e correção.

Tudo isso com base no Ciclo de Calamidade Pública, fluxo que mostra a evolução da pandemia do novo coronavírus, bem como uma análise técnica dos processos de Gestão de Riscos. Conheça o Ciclo de Calamidade Pública e saiba como atuar e proteger a sua empresa em cada fase dessa crise, baixando um e-book exclusivo sobre o tema.

 

Organizamos um e-book com o passo-a-passo para a gestão de crises corporativas

Clique para baixar
gestao-crise-fluxo

10 Passos para a Prevenção e Gestão de Crises Corporativas

  1. Mapeamento e identificação de riscos e pontos vulneráveis;
  2. Análise de cenários e matriz de impacto;
  3. Mapeamento de públicos e perfil de influenciadores;
  4. Elaboração de Guia de Procedimentos e Planos de Ação;
  5. Implantação e coordenação do Comitê de Crise;
  6. Elaboração de respostas para a imprensa e redes sociais;
  7. Preparação de ações com colaboradores, clientes e comunidade local;
  8. Treinamentos do Comitê de Crise e Media Training para porta-vozes;
  9. Apoio às estratégias e ações demandadas do Comitê de Crise;
  10. Acompanhamento e controle com relatórios analíticos.
Solicite Contato