Os Influenciadores Digitais popularizaram o termo “recebidos”, que é o ato de mostrar, principalmente nos Stories do Instagram, os produtos que as marcas enviam como presentes. A estratégia, cada vez mais utilizada, é excelente não apenas para a divulgação de novidades e serviços, como também para ampliar o relacionamento entre as empresas e os influenciadores.

Na construção desse tipo de trabalho, a criatividade é essencial. O “kit” precisa ser autêntico e relevante para chamar a atenção dos influenciadores que vão recebê-lo, aumentando a possibilidade de gerar divulgação espontânea, uma vez que a beleza, a forma ou a “pegada” do seu “recebido” tenha se destacado aos olhos do influenciador.

Ação com Influenciadores: não adianta mandar só um mimo.

Cuide para que não seja apenas o envio de um presente, mas que seja a oportunidade de compartilhar um conteúdo de valor, tanto com os influenciadores digitais quanto com os seguidores deles e, portanto, possíveis consumidores ou clientes. Veja quatro dicas que separei para você seguir nesse caminho:

1) Tudo começa por um bom Conceito

Faça algumas perguntas: o que você quer destacar no produto? Qual o principal diferencial? Ele tem alguma característica importante, como ser vegano, sustentável ou saudável?

Tudo isso é importante na hora de iniciar o planejamento e começar a pesquisar as ideias de brindes. Afinal, tudo começa com um bom conceito definido. 

2) Envie algo que faça brilhar os olhos do Influenciador

Alguns influenciadores digitais recebem press kits (ou “recebidos”) diariamente. São várias marcas que desejam conquistar aquele espaço no Instagram do influencer para atingir pessoas de forma orgânica.

Por isso, é importante que o seu kit tenha um complemento que seja interessante e chame a atenção. Isso vai fazer com que seu produto tenha mais chance de divulgação. Use sua criatividade e seja estratégico, escolha caixas e brindes que estejam de acordo com a comunicação do que você vai enviar e que gere impacto positivo.

3) “Recebidos” Relevantes e Úteis

Influenciadores digitais não querem mais receber coisas que não podem usar depois. E mais: escolha itens sustentáveis e que não agridam o meio ambiente; essa é uma forma, inclusive, de mostrar que sua marca é socialmente responsável.

Pratique e inspire o consumo consciente. Que tal fazer uma ecobag personalizada? Ah, vale evitar também coisas de plástico que não podem ser reutilizadas. Se for usar madeira, certifique-se de que seja de reflorestamento.

E, se precisar de uma caixa de cartonagem, que ela seja um bem durável – já que todos podem usar para guardar coisas em armários – ou que seja interativa, com uma tampa de bandeja ou que tenha um jogo, por exemplo.

4) Segmentação e Definição de Mailing

Lembre-se de que, por mais que todos amem ganhar presentes, não é qualquer influenciador digital que fará a divulgação gratuita do seu produto. Por isso, antes de enviar, defina seu público-alvo e selecione influencers de acordo com seus objetivos.

Por exemplo: se o seu produto é fitness, procure ter certeza de que o perfil gosta de atividades físicas. Se quer enviar chocolates, escolha pessoas que curtem esse tipo de guloseima. Estude também a interação do famoso com outras empresas similares a sua. Se ele fez recentemente uma ação com seu concorrente, não inclua no seu mailing, pois pode haver um contrato vigente.

Vale também se atentar à interação dele com seus seguidores – se responde os comentários ou os stories, por exemplo, pois isso também faz toda a diferença para avaliar o nível de engajamento.

O influenciador escolhido tem que ter match com o que você vai enviar e quer comunicar. Isso é o que vai gerar identificação do mesmo com seu produto e marca, além de chamar a atenção dos seguidores que, provavelmente, têm os mesmos interesses.

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Cases de Sucesso para inspirar você 😉

Confira alguns exemplos que separei aqui, todos desenvolvidos pelo time de Relações Públicas do Grupo Trama aos nossos clientes. Você vai ver kits para o lançamento de pães, para chamar a atenção dos filhos dos influenciadores (sim, é possível impactar crianças, desde que o conteúdo siga todas as regras específicas de publicidade para esse público), kits de Natal e até o envio de máquinas de costura. Tudo para inspirar você e seu próximo “recebido”:

Wickbold: Lançamento da linha Fermentação Natural

Como as novidades fazem parte da divisão Padaria Wickbold, o press kit com os novos pães (nas versões Tradicional e Integral) foram enviados em saquinhos de kraft (estilo padaria), colocados dentro de uma sacola de juta personalizada com o logo da empresa.  Enviamos esse lançamento para 26 influenciadores de gastronomia e life style e disponibilizamos um padeiro para entregar pessoalmente esse kit. Com a ação, tivemos mais de 80% de publicações espontâneas.

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Wickbold Veganos

Enviamos três produtos (Forma Tradicional, Do Forno 100% Integral e Grão Sabor Castanha-do-Pará & Quinoa) em uma caixa feita com embalagem reciclável, com cartinha, release e kit plantio. Nesse, enviamos sementes de salsinha e sugerimos a criação de receitas veganas.​ Aproveitamos a alta audiência e engajamento de seis influenciadoras digitais vegetarianas ou veganas e fechamos publiposts para valorizar a novidade nas redes sociais e agregar valor à marca junto aos públicos de interesse da Wickbold, já que todos os perfis possuem sinergia com a novidade.​

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Livro de Colorir: Bisnaguinhas Seven Boys 2020

O press kit com os lançamentos das Bisnaguinhas Seven Boys, nas versões Cereal e Tradicional, foram enviados para 50 influenciadores. As novidades foram enviadas em uma sacola personalizada, com as cores da marca, junto à uma lancheira estampada com os novos personagens das embalagens dos produtos. Além disso, enviamos um livro de colorir e uma caixa de lápis de cor, sendo essa última em parceria com a BIC.

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Seven Boys: Lançamento das Bisnaguinhas 2019

Esse kit foi desenvolvido para falarmos das Bisnaguinhas Seven Boys. Para isso, enviamos os produtos aos influenciadores dentro de uma caixa interativa, na qual eles podem brincar de jogo da velha usando a tampa da mesma. Além de mandarmos esse tabuleiro super diferente, enviamos as peças do jogo com o logo da marca nas cores, azul e vermelho.

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Campanha de Natal da Penalty

No final de 2019, a Penalty escolheu o Projeto Jovem Cidadão, de Araçariguama (SP), para receber materiais esportivos da marca. A empresa fez a doação de bolas e calçados, para auxiliar crianças carentes por meio do futebol. Para isso, enviamos duas bolas da linha Giz: uma era um presente para o influenciador e a outra era para eles presenteassem uma criança carente ou alguma instituição que auxilia os pequenos. Todos os influencers selecionados publicaram espontaneamente os presentes e tivemos 100% de aproveitamento.

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Máquinas de Costura Singer

Todo ano, a Singer fecha parceria com algumas influenciadoras do nicho de corte e costura para que elas recebam a máquina que desejam. Em troca, elas fazem posts e vídeos de diversos temas ao longo do ano utilizando o equipamento escolhido.

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Participou da redação desse texto:

Elissa Sanches, Analista de Influência do núcleo de RP do Grupo Trama Reputale.