Muitos são os processos que envolvem o trabalho do assessor de imprensa para gerar conhecimento e uma percepção pública positiva sobre seus clientes.

Entre eles, temos a definição de estratégias, a produção e a divulgação de press releases, a aplicação de media trainings, as sugestões de pauta, e muitos outros.

Todos esses procedimentos são relacionados a um objetivo crucial: a conquista de espaços orgânicos na mídia para marcas, empresas e negócios.

Não basta um bom texto…

Para conseguir atingir esse objetivo, é importante que o seu time de Assessoria de Imprensa faça um trabalho, não só de construção de textos, mas de contato frequente com jornalistas para saber quais são os temas em apuração nas redações. É aqui que entra a pauta e, principalmente, a ronda de pauta.

O que é pauta?

As pautas fazem parte do dia-a-dia das redações jornalísticas, funcionando como bússolas para o direcionamento de seus trabalhos. É por meio delas que os profissionais têm acesso às instruções para construção de matérias e reportagens.

Essa ferramenta traz orientações para o desenvolvimento da matéria, informando o tema a ser tratado, a abordagem esperada, se serão necessárias entrevistas, quais serão as fontes etc.

O que é ronda de pauta?

Já a ronda de pauta é uma ferramenta dotada pelas assessorias de imprensa para saberem quais temas estão sendo trabalhados nas redações.

É um processo de construção de relacionamento com jornalistas, por meio de contato constante, normalmente semanal, com os veículos especializados no setor do cliente, bem como os da grande imprensa.

Neste processo, a ideia é buscar oportunidades nas pautas que estão sendo desenvolvidas pelos veículos de comunicação e que são importantes ao negócio do cliente. Assim, caso detectemos algum tema pertinente à marca, sugerimos os porta-vozes como fontes ou compartilhamos press releases e outros materiais que possam contribuir com a reportagem.

Importante ferramenta de Awareness

A ronda é uma importante ferramenta de awareness que beneficia tanto o repórter quanto o assessor de imprensa: o jornalista recebe indicações de fontes e materiais que colaboram no desenvolvimento de sua matéria; e o assessor de imprensa insere o cliente em reportagens das mídias relevantes ao negócio, tornando-o referência no assunto em questão.