A pauta sempre deve ser interessante e útil para o público. Ninguém quer saber se a sua empresa fez evento para os colaboradores, porém, se ela fizer um treinamento ou curso gratuito e aberto ao público, a imprensa pode querer oferecer essa novidade para seus públicos de interesse.

Sugestões de Pauta chegam em grande quantidade para muitos editores e jornalistas, por isso, é importante se destacar logo de cara. Para que isso aconteça, você deve escolher o correto formato de sugestão de pauta para divulgar o assunto.

Portanto, separei abaixo alguns formatos de pauta, ou seja, ferramentas, que, com certeza, te ajudarão a promover o seu cliente na mídia:

Artigo

Muitas vezes, um artigo é melhor do que um release. O artigo jornalístico tem uma linguagem opinativa e não exige que a autoria seja de um jornalista.

Pelo contrário, na maioria das vezes, esse tipo de texto não expressa a opinião do veículo que o divulga, mas sim do autor, e aí que entra a oportunidade de executivos da sua empresa assinarem o texto, divulgando a organização e seus valores.

O artigo deve ser muito bem escrito, com dados e informações relevantes, por um especialista que analisa o mercado.

Pauta factual

A pauta factual, ou quente, tem foco em acontecimentos atuais, que estejam acontecendo no momento. Por exemplo, acabaram de lançar uma tecnologia de reconhecimento facial que funcione mesmo em pessoas que estejam usando máscaras e a empresa que você assessora possui esses tipos de produto?

Aí está uma ótima oportunidade de desenvolver uma pauta com um porta-voz/especialista da empresa. Ou até oferecê-lo como fonte para os veículos de comunicação.

Por isso o assessor de imprensa deve ficar sempre atento às notícias, tendências, ser interessado e antenado aos acontecimentos.

Pauta Não-Factual

São pautas frias, que não estão relacionadas a nenhum evento ou acontecimento atual, sem data específica. Elas podem ser realizadas hoje, amanhã ou em quatros meses, por exemplo.

As pautas não-factuais são voltadas, geralmente, para reportagens. Nesse modelo, podem ser seguidas de abordagens mais especificas, que venham ao encontro da necessidade dos seus clientes, ou com algum lançamento.

Matérias sobre empreendedorismo, ESG, economia doméstica, cursos, por exemplo, não perdem a validade.

Pauta para eventos

Seu cliente vai participar/palestrar naquele congresso importante ou vai organizar um evento próprio (on-line de preferência, já que estamos ainda em tempos de pandemia)? Você precisa informar isso aos jornalistas e veículos de comunicação que tenham fit com o assunto que será abordado. Essa é uma forma também de divulgar o evento em si e atrair público.

Case de sucesso

Cases de sucesso não são releases nem artigos. Case de sucesso é quando as organizações identificam histórias reais e inspiradoras de clientes que tiveram resultados expressivos, importantes e relevantes ao usarem seu produto ou serviço.

Aqui precisamos ter cuidado para que o texto não fique muito comercial, mas que demonstre alguma inovação, novidade, algo de utilidade e interesse do público.

Só lembrando que as sugestões de pauta são importantes, porém, algumas vezes, demoram a dar resultado. É crucial ter ideias sempre prontas, faça sua pesquisa, consiga dados e números inéditos, saiba direcionar a sugestão para o veículo/ jornalista correto.

Mesmo não sendo a matéria mais importante do mundo, se a sugestão de pauta for bem trabalhada e desenvolvida, você terá ótimos resultados.