A Assessoria de Imprensa é uma das atividades executadas dentro do universo da comunicação corporativa. O principal objetivo é despertar o interesse de jornalistas em relação ao cliente, mantendo-o em pautas positivas nos veículos de comunicação.

Essas inserções espontâneas em espaços editoriais dos veículos são conquistadas a partir da divulgação de materiais – como press releases, notas, artigos e sugestões de pauta e de fonte – sobre temas de interesse ao leitor daquele veículo, como lançamentos de produtos ou serviços, parcerias firmadas, resultado financeiro, tendências do setor em questão e muito mais. É aqui que entram os Tiers.

O que são Tiers?

Os tiers são os veículos considerados prioritários para a divulgação daquele negócio, produto, serviço ou marca, alinhados com o mercado/universo do cliente.

A categorização por Tier é usada na hora de produzir um mailing qualificado para cada divulgação. Nele, os veículos de comunicação são separados de acordo com sua aderência e importância ao objetivo da divulgação.

Geralmente, as Assessorias de Imprensa dividem os tiers em três categorias: Tier 1, Tier 2 e Tier 3.

Tier 1

São os veículos de comunicação considerados de máxima prioridade e relevância, geralmente aqueles da grande imprensa ou do trade que tenham circulação estadual ou nacional.

Tier 2

São aqueles veículos de médio tamanho, especialmente os do trade, bem como os que têm alcance regional, como os jornais, revistas e sites locais.

Tier 3

São veículos de comunicação pequenos, mas que são importantes para multiplicar as informações da marca.

Como funciona o trabalho com os Tiers?

A categorização por Tiers está atrelada ao planejamento estratégico do tema que será trabalhado na imprensa.

Geralmente, o material é sugerido com exclusividade a um veículo do Tier 1. Após publicação nesse veículo, a assessoria cascateia a comunicação ao restante dos veículos do Tier 1, além dos Tier 2 e 3. O foco do follow up também segue a importância do Tier, priorizando espaços nos Tiers 1 e 2.

Com a categorização do mailing por Tiers, é possível conquistar espaços editoriais mais qualificados para o cliente. O resultado pode ser conferido por meio da análise das inserções, isto é, veículos do Tier 1 têm audiência e retorno de mídia maiores do que os dos outros Tiers, além de serem estratégicos para a marca.

 

E você, já pensou em seu mailing por Tiers? Ainda não? Use essa estratégia em sua próxima divulgação e veja como os resultados qualificados são conquistados mais assertivamente!