Novos públicos, formatos e canais transformaram a rotina dos profissionais de Assessoria de Imprensa em todo o mundo. Separei algumas dicas para você potencializar ainda mais esse serviço dentro da sua empresa – especialmente em tempos de transformação digital.

Com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), todas as estruturas sociais foram se modificando, principalmente pelo surgimento de novas plataformas de comunicação digital. Nesse novo cenário, os profissionais de assessoria de imprensa ganharam ainda mais relevância.

Se antes, até os anos 60 e 70, a assessoria de imprensa era apenas produtora e emissora de conteúdo, hoje ela é vista com um viés muito mais estratégico, dinâmico e, acima de tudo, imprescindível para o crescimento e fortalecimento de qualquer organização. Assim, a assessoria de imprensa ganha um novo foco: o de gestor da comunicação.

Os novos desafios da Assessoria de Imprensa na Era Digital

A era digital trouxe outro comportamento para a vida das pessoas, pois agora com apenas um clique é possível navegar por um universo gigantesco. Informações mais rápidas, novos canais de diálogo direto, novos públicos, expansão e fortalecimento das redes sociais, são alguns dos pontos que transformaram as formas de se comunicar na atualidade e, consequentemente, modificaram a forma de atuar dos profissionais da comunicação.

Essa nova forma de agir e pensarfez com que funções e atividades que eram comuns na rotina do assessor de imprensa, como produção e disparo em massa de um determinado release, a construção do mailing, contato apenas com jornais mais tradicionais, entre outras, se tornassem básicas nas agências

Blogs e Influenciadores Digitais

Nesse novo cenário, há o surgimento de tendências que modificaram a forma e as fontes que distribuem as informações. Hoje, os blogs e os influenciadores digitais ganham mais espaço e importância no universo da comunicação, transformando-os em canais oficiais e legítimos, fontes direta para qualquer informação.

E a pandemia?

Mas como atuar diante de uma pandemia? Com o bom e velho planejamento. Pensar, criar, executar e mensurar são fases de qualquer ação e estratégia de comunicação das agências. Diante de tantas mudanças, planejar se torna ainda mais fundamental – e acaba sendo o diferencial das assessorias de imprensa no mundo digital:

• definir objetivos e público-alvo;
  • realizar pesquisas para entender o contexto;
  • escolher as melhores estratégias;
  • estar por dentro das tendências do momento (podcast, influenciadores digitais, youtubersetc).

E o isolamento social?

Com o isolamento social, as agências precisaram repensar e reestruturar todo o planejamento anual das empresas. Coletivas de imprensa, que antes eram tradicionalmente realizadas fisicamente, passaram a ocorrer em plataformas digitais; lançamentos de produtos, que antes invadiam os supermercados e as ruas, passaram a ser apresentados em lives ou vídeos pré-produzidos. Hoje tudo está diferente e precisamos estar por dentro!

assessoria-imprensa-funciona-era-digital

Principais atribuições da Assessoria de Imprensa no mundo digital

Listamos abaixo novas funções que foram atribuídas aos profissionais de assessoria de imprensa. Confira e depois me diga se o time que trabalha para a sua empresa já está antenado em tudo isso aqui:

• Gestão das redes sociais: FacebookTwitter e Instagram são algumas das plataformas que surgiram com o avanço das TICs e que impactam diretamente o trabalho do assessor de imprensa. As plataformas digitais aceleraram muito a forma como nos comunicamos com as pessoas e, consequentemente, como a organização se comunica com os seus públicos. Realizar o monitoramento estratégico dessas redes é fundamental para gestão da reputação da empresa, seja para o levantamento de riscos, análise da concorrência, identificação de consumidores promotores e detratores da marca, entre outras funções.

• Produção de conteúdo direcionado: com o aparecimento dos múltiplos canais de comunicação, a assessoria de imprensa precisou pensar e começar a produzir conteúdos mais direcionados, seja para um público específico, como um influenciador digital, ou para um determinado portal/blog.

• Relacionamento com novos públicos: essa é uma das principais mudanças na rotina da assessoria de imprensa nos últimos anos. Com o avanço dos meios digitais, novos públicos surgiram e com eles novos desafios. Os chamados influenciadores digitais são, em sua maioria, pessoas comuns e que apareceram inicialmente fora dos holofotes da grande mídia e, exatamente por isso, se tornaram peças-chave no momento de divulgar uma empresa e seus respectivos produtos e serviços.

• Novos Canais X Veículos Tradicionais: esse novos canais e personas transformaram as rotinas da comunicação no mundo, na qual pessoas comuns (influenciadores) e blog/portais têm a mesma importância (e em alguns casos até maior) que os jornalistas de veículos tradicionais

case-intelbras-comunucacao-integrada-jatoba

Por isso, contar com uma assessoria de imprensa ainda é essencial para manter uma boa imagem organizacional e para pensar em estratégias de divulgações assertivas e completas.

Por mais que hoje existam milhões de canais digitais de mídia que circulem informações sobre os mais variados temas, é preciso saber quais têm impacto efetivo sobre o público da empresa para, a partir daí, desenvolver ações e estratégias com o objetivo de criar relacionamentos positivos e duradouros com esses veículos e diversos públicos.