Assessoria de Imprensa é essencial para tratar de forma adequada a gestão de crises e o posicionamento das marcas e empresas em meio à pandemia. Separei 3 dicas para você usar melhor essa ferramenta e potencializar sua comunicação durante esse período. Confira!

 

Algo que tem se destacado neste período de crise causado pela pandemia do novo coronavírus é a forma como as organizações se posicionam e agem para evitar e gerenciar as instabilidades, além de manter suas ações alinhadas com a estratégia pensada antes da Covid

O mundo inteiro está em crise e o que está sendo afetado não é só a reputação das empresas, mas também a forma com que elas transmitem suas mensagens institucionais para os diversos públicos. 

Nesse momento, a assessoria de imprensa passou a ter um papel ainda mais substancial na missão de munir os jornalistas com informações relevantes e factuais de forma a posicionar seus clientes como especialistas em determinado assunto, referência da área de atuação e fonte confiável.  

Então, para fazer assessoria em meio à pandemia é preciso repensar estratégias e, mais do que isso, valorizar profissionais e agências especializados no assunto, com destaque para três pontos essenciais: 

 

1 – Relacionamento com Jornalistas

 

As redações estão cada vez mais enxutas, por muitos fatores, mas de forma especial atualmente, pela adoção maciça do home-office e pela jornada reduzida de trabalho a que muitos profissionais da imprensa foram submetidos nesse período. 

Agrava esse cenário o acúmulo de tarefas aos redatores, que passam a depender muito dos assessores. Desta maneira, da parte das assessorias, fazer follow-up para vender as pautas passou a ser uma tarefa bem mais difícil, por exemplo

E quem se dá bem nesse caso é aquele que construiu uma boa rede de contatosmantém proximidade com os jornalistas e possuem acesso a eles por celular, whatsapp ou até via directs nas mídias sociais.  

 

Por parte da imprensa, serão priorizados os que são reconhecidos por passar aos veículos informações relevantes e factuais em seus releases ou sugestões de pauta e costumam garantir o acesso às fontes de alto nível de credibilidade, mostrando-se fundamentalmente úteis para o desenvolvimento de uma boa notícia. 

 

Talvez nunca tenha sido tão valorizado o relacionamento como neste momento. Aqui, falamos também da sua relação com imprensa, estabelecida por meio do trabalho de seus assessores. 

 

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2- Novos Canais de Informação 

 

Segundo dados do mais recente e importante estudo do setor, o Digital News Report, do Reuters Institute, as redes sociais são uma das plataformas de mídia mais utilizadas atualmente no consumo de informação/notíciadestacando o Facebook. Sendo assim é bom ajustar suas estratégias de comunicação de acordo com essa tendência e pensar em ter uma assessoria alinhada com os conceitos e comportamentos da atualidade.

Pensar na produção de conteúdo adaptado às redes, com linguagem mais casual e de mais fácil compreensão, sem pecar na qualidade e sem descuidar da transmissão correta das mensagens institucionais, além de valorizar nos mailings os veículos que reproduzem as notícias em suas mídias sociais, amplificando o alcance das informações. 

 

3 – Time com expertise 

 

Meu último toque em relação à assessoria em tempos de Covid-19 tem a ver com o reconhecimento de competência que você dá para quem está fazendo esse trabalho para você. É preciso buscar por quem garanta a entrega de um trabalho desenvolvido por um time de especialistas e que possam atuar como consultores de comunicação, norteando as campanhas de acordo com o momento e com aquilo que de fato faz sentido, que está em concordância com o mercado. Você precisa estar confiante e sentir-se amparado por seus assessores.