Com clientes, parceiros, colaboradores e outros públicos estratégicos cada vez mais conectados em seu dia a dia, as marcas precisaram se adaptar e atualizar suas estratégias de proximidade, engajamento e, claro, geração de novas oportunidades com esses stakeholders, para atender às demandas e rotina de um novo público, um novo mercado e por meio de plataformas que inserem de maneira orgânica no cotidiano de quem vive conectado, como as mídias sociais.

De acordo com o The Global State of Digital 2022, pesquisa feita pela plataforma de gestão de mídias sociais Hootsuite, existem 4,62 bilhões de usuários de mídias sociais ao redor do mundo, o que representa um crescimento anual de mais de 10%. No Brasil, 77% da população está presente na internet, seja por entretenimento, compras, jogos, consumo de notícias ou outras atividades.

Estar presente nas redes não é uma questão de inovação ou apenas adequação a um novo cenário, é fundamental para se conectar e alcançar públicos relevantes para a sua marca e gerar resultados para reputação e negócios.

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Pessoas se relacionam com pessoas

É preciso focar no fato de que esses números são pessoas, que não apenas consomem conteúdo, mas se interessam por e engajam com histórias, trocando mensagens, compartilhamentos e indicações com suas opiniões.

Com isso em mente, é preciso fixar em um fato simples: pessoas se relacionam com pessoas, portanto, para fazer com que sua marca consiga de fato atingi-las, é preciso tratá-las de forma humanizada ao produzir conteúdo e estabelecer relacionamentos.

Afinal, esses usuários têm anseios, inseguranças, interesses, empatia e todas as outras características que nos definem como seres humanos.

Pode parecer óbvio, mas muitas vezes as empresas ainda cometem o erro de tratar todas essas pessoas como apenas números: de seguidores, compartilhamentos, de likes e outras métricas, o que acaba por afastá-las de suas mídias sociais, já que não existem histórias pelas quais se interessam.

Ao adotar estratégias de marketing humanizado, você consegue se comunicar melhor com seus públicos e ter trocas sinceras e de valor com eles, estimulando seu retorno ao perfil, com engajamento e, consequentemente, compartilhamento de histórias relevantes e indicações.

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Mas afinal, o que é o marketing humanizado?

Diariamente acessamos as mídias sociais em busca de conteúdo que nos agregue conhecimento, proporcione entretenimento ou permita criar conexões. Ninguém gosta de sentir que está em uma “vitrine online”, com anúncios e produtos exibidos quase como em catálogos o tempo todo.

Nisso entra o marketing humanizado, que nada é mais é do que apresentar pessoas como protagonistas, com histórias baseadas em necessidades e anseios reais ou informações acionáveis, que gerem valor. Isso permite que marcas criem conexões com significado com sua audiência.

Ao humanizar uma marca, você cria publicações que vão envolver sua audiência (seja ela B2B ou B2C) com empatia, emoção e identificação.

Entender o que a audiência busca, o que sente, suas motivações e necessidades, torna possível criar uma identificação real e de maneira assertiva, permitindo a conquista de sua atenção ativa e confiança nos produtos, serviços e soluções que a marca oferece.

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Como fazer o MKT humanizado nas mídias sociais da sua marca?

Antes de mais nada, tenha em mente que o público quer ver, ouvir e entender você. Por isso, é preciso ter bem estabelecido quais são os valores, objetivos e compromissos da sua empresa. As pessoas, ainda que de maneira passiva, buscam se identificar com marcas, mas isso não é possível sem tratar desses pilares essenciais.

Para Liliane Ferrari, especialista em marketing humanizado, é necessário se basear em três pilares: emoção, empatia e ética. O público quer ser inspirado, atingir metas e objetivos e consumir um conteúdo relevante e que os faça pensar e, até mesmo, agir.

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Compartilhe suas histórias e conquistas

Ao mostrar os bastidores da sua empresa, história, desafios e conquistas, é possível inspirar, e muito, seu público. É importante considerar que não é adequado limitar seu conteúdo a apenas fatos e informações sobre sua marca, também é importante compartilhar sobre seus colaboradores, com histórias autênticas e sem “roteiro”, pois são eles que fazem sua empresa funcionar para atender às expectativas dos seus clientes.

Ao ver pessoas contando histórias, sua audiência consegue criar uma identificação maior com o seu conteúdo. Uma boa prática é entrevistar seus colaboradores, deixando com que eles dividam seu trajeto pessoal, profissional, objetivos, sonhos e como a sua empresa foi importante para sua carreira. O LinkedIn é a rede social perfeita para isso.

No Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, por exemplo, data criada para inspirar e incentivar mais mulheres a se dedicarem ao universo da engenharia, a Amanco Wavin, nosso cliente, compartilhou o relato de uma colaboradora representando suas engenheiras.

Ainda que se trate de data comemorativa, a mesma está diretamente relacionada ao contexto de negócio da marca e os interesses diretos de parte importante de sua audiência, o que estimula o engajamento pela identificação.

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Post no LinkedIn da empresa.

Confira algumas outras histórias, como a do estagiário Samuel, que contou o dia a dia dele na empresa.

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Post no LinkedIn da empresa.

Mantenha uma conversa ativa com as pessoas

O social listening  é um aliado fundamental do marketing humanizado, pois a prática permite acompanhas a atividade de seus públicos nas redes e estabelecer diálogos relevantes, além de extrair insights para projetos, campanhas e conteúdo.

As pessoas gostam de conversar com as marcas com as quais se identificam, não apenas pelos comentários, mas também por meio de menções em suas publicações.

Considere abrir uma caixinha de perguntas para saber suas opiniões, atender suas dúvidas, enfim, interagir com seus seguidores por meio de diferentes formatos, seja por vídeo, textos ou imagens.

Defina personas para ser mais assertivo

Para manter uma conversa mais objetiva, conheça bem a sua audiência e crie um tom de voz para a sua marca para que seu conteúdo revele, além de tudo, personalidade e características únicas que vão permitir que reconheçam a sua marca facilmente.

Entenda e defina o seu público-alvo. Com quem você quer falar? Quais suas características? Seus interesses e necessidades? Seus desafios? Dessa forma fica mais fácil de entregar um conteúdo que realmente agregue valor para seu público e com uma linguagem que faça muito mais sentido.

Caso sinta ser necessário, confira como os seus concorrentes têm desenvolvido sua atividade nas redes. Isso pode te ajudar a entender melhor como criar o seu tom de voz e o que seu público está buscando.

Ofereça soluções e conteúdos que façam a diferença

Quando você já tem mapeado o seu público, é possível oferecer o que ele sabe que precisa e o que ele talvez ainda nem saiba. Entenda as suas necessidades e entregue conteúdo acionável e soluções empíricas, criando e fortalecendo o vínculo de confiança no relacionamento.

Isso se aplica não apenas a consumidores de produtos, mas também para uma audiência que presta serviços para outros negócios. A IHRSA, associação mundial de empresas do mercado fitness, por exemplo, está sempre compartilhando nas redes sociais e em seu blog dicas de como fazer com que as empresas que consomem seus conteúdos consigam se atualizar, crescer, conquistar novos clientes e reter os antigos, trazendo personagens reais como fontes e exemplos.

Seja consciente e coerente

Se posicionar em causas sociais e ambientais deixa, gradualmente, de ser um diferencial e passa a ser um requisito essencial de marcas que desejam gerar impacto. Porém, é preciso se manter fiel e coerente ao que a sua empresa prega e, mais importante, realiza.

Novamente trazemos a Amanco Wavin como exemplo, que em homenagem ao Dia do Refugiado, usou as redes sociais para estimular o debate sobre o tema, ao mesmo tempo que divulgou seu projeto “Além das Fronteiras”, iniciativa que contrata, inclui e auxilia no desenvolvimento profissional, linguístico e social de refugiados e imigrantes na empresa.

Vale ressaltar que consistência e frequência são importantes, por isso a companhia produz conteúdo recorrente sobre esse e outros temas que estão intrinsicamente ligados ao seu propósito, como este exemplo, sobre fóruns internacionais que discutem o assunto –  “Explorando os fios da Migração e do Capital Social”.

Posicionar-se nessas questões, muitas vezes sensíveis, diz muito sobre a sua marca, desde que exista lastro para o discurso adotado. Utilize datas comemorativas para falar de assuntos importantes, mas não pare por aí. Coloque esse posicionamento em prática no dia a dia, crie e estimule comitês na empresa, apoie causas que você se interessa e faça a diferença pelo exemplo. Assim você sempre terá histórias relevantes e engajadoras para compartilhar, que, certamente, vão gerar valor para sua marca em reputação e novas oportunidades.

 

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