Você sabia que investir em marketing digital na saúde é fundamental para o diálogo entre empresas e seus principais stakeholders?

Analisar o comportamento de diferentes públicos e pessoas pode fazer com que seu planejamento estratégico de marketing digital seja ainda mais assertivo. Isso porque o interesse não está apenas no que as empresas oferecem, mas na busca por perfis de marcas que conversem com propósitos.

Não basta oferecer serviços e produtos de alta qualidade sem investir em comunicação. Também não é sobre publicar conteúdos de forma aleatória e sem critério. É preciso ir além para envolver e encantar o público-alvo.

Vale também lembrar que esse segmento é formado por diferentes personas: pacientes, médicos, profissionais de diversas áreas da saúde e potenciais parceiros.

Portanto, a estratégia de marketing digital precisa estar integrada à do negócio e ao propósito das companhias. Isso vale para indústrias farmacêuticas, planos de saúde, marcas de soluções em saúde, hospitais e clínicas. Esse olhar também se aplica aos canais de profissionais que desejam construir autoridade no segmento.

Você sabe o que é marketing digital?

Marketing digital é um conjunto de estratégias online que busca alcançar pessoas e promover produtos e serviços de empresas. As ações envolvem postagens de conteúdos nas redes sociais, anúncios, e-mails marketing, otimização para mecanismos de busca e outras estratégias.

É importante criar conteúdo de qualidade e útil, que as pessoas gostem de ler. Isso ajuda a construir conexões e amplia o alcance do que é publicado.

Com as ferramentas de análises de dados, é possível investigar o comportamento dos públicos para saber o que está funcionando ou não. Então, esta é uma maneira flexível de promover o negócio e ver o que dá certo.

O marketing digital é uma das estratégias de marketing mais eficazes, especialmente nos últimos anos. Alguns formatos são:

  • Redes Sociais;
  • Email Marketing;
  • Vídeos;
  • Marketing de Conteúdo para sites e blogs;
  • Otimização para mecanismos de busca – SEO.

Qual o papel do conteúdo para o marketing digital na saúde?

O Marketing de Conteúdo para a área da saúde se destaca cada vez mais. É uma maneira estratégica e inteligente para ter presença online e atrair novos clientes e parceiros para o seu negócio.

Pensando no Marketing Digital, é fundamental que as empresas da área da saúde invistam continuamente. E, para a produção de conteúdo relevante, é necessário cuidar da qualidade, seja um post simples de rede social ou um texto de blog mais elaborado. Assim, as chances de atrair pacientes interessados nesse serviço são ampliadas.

A importância da presença digital ativa

Presença digital ativa é quando a empresa se comunica virtualmente com as pessoas e deixa clara a sua postura. Isso se aplica quando se tratam de assuntos do seu negócio, sobre o segmento de mercado e fatos do momento, quando pertinentes.

A pesquisa The Global State of Digital 2022, da Hootsuite, aponta que existem 4,62 bilhões de usuários de mídias sociais no mundo. Esse número representa um crescimento anual de mais de 10%.

Esse mesmo levantamento mostra, também, que no Brasil, 77% da população está presente na internet. A utilização da rede se dá para entretenimento, compras, jogos, consumo de informações ou outras atividades.

Por isso é tão importante ter uma presença digital ativa. Isso inclui também a criação de estratégias para garantir que as pessoas sejam alcançadas e fidelizadas.Não se trata apenas de uma ferramenta com vantagem competitiva no mercado. A presença digital também pode ser um insumo para gestão de riscos e eventuais crises de imagem.

Entenda por que investir em marketing digital

Barbara Martinez é coordenadora no núcleo de Digital do Grupo Trama Reputale. Ela comenta que pesquisas já apontam a relevância do marketing de conteúdo como estratégia de marketing digital na área da saúde.

Exemplo disso é o levantamento feito pela plataforma Minuto Saudável. Esse estudo mostra que 94,4% dos brasileiros têm o hábito de procurar na internet informações sobre medicamentos, doenças e notícias relacionadas à saúde.

“Este comportamento revela um grande potencial digital no segmento. Investir em marketing digital para a área da saúde é ganhar visibilidade e construir autoridade, além de prestar um serviço à população”, diz Barbara.

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Barbara Martinez, coordenadora no núcleo de Digital do Grupo Trama Reputale

Confira 4 motivos para investir em marketing digital na área da saúde:

1) Presença digital com relevância

O marketing digital é crucial para as empresas terem uma presença digital sólida. Isso quer dizer, que ajude a cuidar da imagem das companhias, tendo como alvo a construção da reputação desejada.

Isso acontece porque conteúdos relevantes e posicionamento online adequado permitem uma conexão verdadeira com as pessoas. Você sabia que esse é um fator fundamental para a autoridade da marca?

2) Propósito no centro

A verdade é que as pessoas buscam por mais do que produtos ou serviços, elas buscam por propósito. Pessoas querem se identificar. Isso ultrapassa o consumo e só pode ser transmitido a partir de um conteúdo desenvolvido com planejamento e estratégia.

As empresas de saúde que investem em marketing digital com esse cuidado estão em perfeita sintonia com essa necessidade.

3) Informação à sociedade

É comum que o termo marketing digital seja resumido a uma estratégia que fala apenas da empresa, de seus produtos e serviços. Enquanto na verdade, trata-se de algo muito além e com diversas camadas.

O planejamento de conteúdo para canais digitais envolve muitas abordagens e, também, sensibilidade. Só assim é possível dialogar com diversas personas, levando informação confiável e de qualidade.

Aí entram, por exemplo, conteúdos educativos, ajudando a divulgar informações que podem contribuir com a saúde de todos. Foi esse o objetivo do carrossel abaixo que produzimos para o perfil da Zambon Brasil no Instagram. No conteúdo, informamos sobre a importância dos cuidados com a alimentação das pessoas que vivem com a Doença de Parkinson:

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Outro exemplo foram os 12 conteúdos preparados para uma campanha de conscientização sobre infecção urinária e saúde feminina. O reel abaixo foi um dos posts:

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4) Oportunidade como marca empregadora

O marketing de conteúdo também é uma ferramenta poderosa para atrair e reter talentos. Uma forma de concretizar isso é por meio de postagens que evidenciam o propósito e destaquem a cultura interna.

Empresas de saúde podem ser atrativas mostrando o clima do ambiente de trabalho. Foi assim com esse reel publicado também no perfil da Zambon Brasil no Instagram, contando sobre a festa junina no escritório:

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O que preciso para ter uma estratégia de marketing digital na área da saúde?

Personas

antes de mais nada, é preciso entender os tipos de pessoas fazem parte do seu público-alvo. Isso inclui considerar a área de atuação profissional, gostos pessoais, hábitos e características comportamentais. Identifique, também, as “dores” dessas personas para criar conteúdos que realmente levem respostas às suas buscas, criando conexões. 

Para isso, realize pesquisas de dados para descobrir as preferências, necessidades e interesses dessas pessoas. Esse é um primeiro passo, pois essas informações servirão como base para a criação de conteúdo relevante e envolvente.

Uma dica é desenvolver questionários ou entrevistas com grupos de pessoas que já sejam seus clientes, para obter o máximo de informações possível. Algumas questões que podem ser abordadas:

  • Aspectos pessoais;
  • Características demográficas;
  • Hábitos de compra;
  • Relação do público com a sua marca.

Humanização

Não basta entender sua audiência. É preciso dialogar com ela de forma humanizada.

Em uma entrevista para o Grupo Trama Reputale, a especialista Liliane Ferrari contou que é necessário se basear em três pilares:

  • Emoção: através de histórias de pessoas como pacientes, colaboradores e parceiros ou, ainda, da própria marca, com desafios e conquistas;
  • Empatia: falando de assuntos que estão ligados às necessidades das pessoas, você cria um sentimento de identificação. Com isso, elas abrem espaço para se conectarem;
  • Ética: quando a empresa possui valores e mostra isso, ela gera confiança. Por exemplo: se posicionar em causas sociais e ambientais não é mais diferencial, é essencial de companhias que desejam gerar impacto. No entanto, é preciso se manter coerente ao que a sua empresa prega e realiza.

Palavras-Chave

Escolha as palavras que estejam relacionadas ao seu negócio. Para definir as palavras-chaves dentro da estratégia de marketing digital na área da saúde, é indicado alinhá-las com base:

  • No perfil da marca;
  • No tipo de conteúdo consumido pelas personas que fazem parte do público-alvo;
  • Nas plataformas que indicam as palavras mais presentes nas buscas dos assuntos que serão abordados em conteúdos digitais.

Utilizar critérios bem definidos para entender as prioridades é fundamental. Isso porque vai te ajudar a orientar sua estratégia de conteúdo digital para a área da saúde.

Definição de canais

Definir em que tipo de plataformas online disponibilizar o conteúdo é outro ponto crucial. Não é indicado limitar a criação de conteúdo apenas a um canal, como o site da companhia, por exemplo. É relevante postar conteúdo digital próprio em plataformas diversificadas, como blogs, LinkedIn, Facebook, Instagram e TikTok.

Sua empresa tem muitas plataformas para escolher e deve aproveitar ao máximo as ferramentas disponíveis.

Outro ponto é utilizar os canais de formas diferentes para públicos diferentes. Por exemplo: se você quer falar com os idosos, o Facebook é mais indicado. Isso porque 83% das pessoas com mais de 60 anos que acessam a internet usam essa rede social, de acordo com a Meta. Já no caso de personas jovens ou adolescentes, TikTok e Instagram são mais assertivos para alcançá-los.

Planejamento Editorial

Este é um documento que reúne todas essas informações da sua estratégia, como um guia a ser seguido. Se for bem estruturado, esse planejamento tem o papel de otimização, criando conteúdo mais assertivo.

Essa fase deve estar de acordo com as personas definidas, as palavras-chave e a etapa da jornada com a audiência.

Encantamento contínuo

Cada tipo de público tem um comportamento ao navegar pelos canais digitais. Lembre-se: a criação de conteúdo precisa focar cada vez mais em conversar com eles.

Mensuração

A mensuração de resultados é fundamental no Marketing Digital. Utilize ferramentas de análise, como o Google Analytics, para acompanhar o desempenho do seu site e das suas campanhas.

Avalie as mensagens-chave e métricas-chave, como taxas de conversão, tráfego no site e taxas de cliques. Use esses dados para ajustar a sua estratégia e otimizar o desempenho.

Em conclusão, o marketing digital na área da saúde é uma estratégia importante para as empresas conversarem com seus principais stakeholders. Porém, é fundamental que ele seja utilizado de forma estratégica, com:

  • Planejamento;
  • Produção de conteúdo específico;
  • Mensuração de resultados.

O cuidado com a ética deve estar em todas as fases do processo. No caso de conteúdo para a área da saúde, ainda mais. Isso porque, além das boas práticas em marketing digital, também existem os pontos delicados do segmento.

Se realizado da forma correta, o marketing digital para a área da saúde traz muitos benefícios. Tanto para a indústria farmacêutica e planos de saúde, quanto para hospitais, clínicas e consultórios ou para médicos e outros profissionais do setor.

O Grupo Trama Reputale atua há anos atendendo empresas da área da saúde e pode ajudar você também em sua estratégia de marketing digital. Clique aqui para conhecer alguns de nossos clientes e entre em contato com a gente!