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Influenciadores Digitais 13.03.2020

Qual a diferença entre Embaixador e Promotor de Marca?

Uma das estratégias utilizadas para potencializar o retorno de Campanhas de Marketing, é o uso de um rosto principal, alguém ao qual o público irá associar ao pensar em uma marca. Mas, o que ela irá representar? É sobre isso que quero falar contigo nesse texto.

 

Antigamente, era comum ligar a televisão e se deparar com um garoto ou garota-propaganda.

Um dos mais conhecidos foi o Garoto Bombril, interpretado pelo ator Carlos Moreno. Presente em todas as campanhas, o garoto-propaganda era sinônimo de representação e personificação da marca.

 

garoto-bombril

 

Hoje, vemos cada vez mais Influenciadores Digitais ocupando esse espaço. Marcas têm optado cada vez mais pelo relacionamento com influencers, em razão do grande alcance de público nas redes sociais dessas pessoas.

Mas, antes de utilizar um influenciador digital para divulgar sua ação é importante que você entenda como eles podem se encaixar nas posições de Embaixador da Marca ou Promotor da Marca.

Vamos ver?

 

O que é um Embaixador da Marca

 

O Embaixador da Marca é, geralmente, quem proporciona o primeiro contato entre o potencial cliente e a empresa. Possui um relacionamento contínuo com a empresa, compartilhando sua história e identidade com a marca.

 

  • um embaixador deve interagir com a audiência da marca;
  • podendo trazer insights e ideias;
  • ele precisa conhecer bem o produto ou serviço oferecido;
  • e se identificar com a marca/empresa de forma pessoal.

 

Essas pessoas podem ser contratadas, selecionadas ou até mesmo voluntárias. Quer um exemplo do uso de um embaixador de marca bem atual? Anitta como embaixadora da Skol Beats.

A parceria deu tão certo, que de Embaixadora da Marca, a funkeira se tornou head de criatividade de inovação, tamanho o seu relacionamento e envolvimento pessoal com a marca.

 

Conheçam o Sr. Moita, o Embaixador da Mercedes-Benz

Aqui na Trama, atuamos em parceria com a Mercedes-Benz Caminhões no desenvolvimento de um dos mais recentes Programas de Embaixadores da Marca, o Voz das Estradas.

joao-moita-embaixador-mercedes-benz

 

 

Na ocasião, tivemos a incrível oportunidade de conhecer uma figura pra lá de especial: o Sr. João Moita.

 

Com mais de 50 anos de experiência à frente do volante, o Moita é o caminhoneiro oficial da Mercedes-Benz Caminhões, rodando o Brasil inteiro para ouvir seus colegas de profissão e levar seus anseios para as áreas de negócios da montadora.

Legal, né?

 

 

 

O que é um Promotor da Marca?

 

O Promotor da Marca já é escolhido para representar um produto ou serviço e, com o uso dessa imagem associada, adquirir novos clientes. Ele tem a missão de atrair o público e manter sua lealdade, influenciando-o na hora da tomada de decisão. É o “garoto-propaganda” repaginado!

O promotor da marca pode ser contratado pela empresa, fazer parte da equipe interna dela ou ser apenas um consumidor.

Nesse sentido, vale lembrar: é muito importante que a marca e a pessoa que foi selecionada como promotora da marca tenham um bom relacionamento, visto que esse rosto não se desliga da marca após uma campanha publicitária ou de marketing de influência.

 

Os Influenciadores Digitais são Promotores ou Embaixadores da Marca?

 

Os dois! Tudo depende do objetivo que sua marca quer alcançar.

Os influencers se encaixam perfeitamente como Promotores ou Embaixadores de uma marca, pois possuem um público fiel, engajado e que, de certa forma, se identifica com ele.

É justamente o fator de identificação que permitiu que essas posições deixassem de ser ocupadas exclusivamente por famosos para dar lugar aos influenciadores digitais.

 

Quer visibilidade?

Aposte nos promotores. Com perfis Mezzo, Macro e Mega Influenciadores, eles funcionam super bem para produtos que precisam ficar conhecidos por um grande número de pessoas. Assim, a parceria pode ser muito útil na divulgação de últimos lançamentos.

Também são interessantes para divulgar grandes eventos, promoções e produtos que estão disponíveis em muitos pontos de venda (no caso do varejo físico) ou que entregam para muitos lugares do Brasil (no caso do e-commerce).

É a mesma lógica da TV: divulgação em larga escala para produtos consumidos em larga escala.

 

Quer fidelidade?

Agora, se você deseja um relacionamento mais duradouro, eleja como os embaixadores. Aposte em influenciadores com perfis Nano e Micro.

Com eles, conteúdo e audiência são focados em um tema específico e, apesar de não atingirem um número grande de pessoas, o engajamento é altíssimo.

Os valores e causas defendidas pela empresa são essenciais para a escolha desse influenciador, já que a longevidade e lealdade são os principais objetivos desse relacionamento.

 

 

 

Sobre o autor

Comentários:
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    Deusa Rodrigues

    Olá gostei da matéria. Fui convidada para ser embaixadora de marca de roupas e gostaria de ter maiores detalhes de como funciona.
    Grata,

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    • Avatar

      Oi, Deusa, tudo bem? Agradecemos o seu contato. Nossa equipe de Relacionamento com Influenciadores Digitais vai entrar em contato contigo para entender melhor sua necessidade, ok.? Um abraço 😉

      Responder
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