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Influenciadores Digitais 14.09.2020

[CASE] Como a Wickbold elaborou uma estratégia para Influenciadores Digitais vegetarianos e veganos

Quer saber como a Wickbold, nosso cliente em Relações Públicas, fez para conseguir uma taxa de 60% de engajamento em uma ação com Influenciadores Digitais vegetarianos e veganos? Veja esse case na íntegra!

 

Marketing de Influência é uma estratégia que tem dado muito certo! Você sabia que mais de 90% das pessoas dizem preferir uma recomendação boca-a-boca, vinda de uma fonte de confiança, do que campanhas pagas, com viés publicitário, segundo um estudo recente divulgado pela Ivelocity?

Com base nesse novo olhar dos consumidores, usamos o Relacionamento com Influenciadores Digitais como etapa fundamental para uma campanha da Wickbold, líder brasileira de pães especiais e saudáveis do Brasil, com o objetivo de comunicar a conquista do Certificado Produto Vegano SVB para várias linhas do portfólio. Essa certificação dá o direito da empresa de utilizar o selo da Sociedade Vegetariana Brasileira, que é reconhecido nacionalmente, em todos os seus produtos isentos de componentes de origem animal.

 

Desafio e Estratégia

 

O desafio da agência foi disseminar a mensagem da campanha e torná-la amplamente conhecida, promovendo talkability da marca e utilizando os influenciadores como fonte direta de informação. Para isso, a equipe fez a seleção de 50 influenciadoras, com idade entre 25 e 40 anos, em sua maioria do estado de São Paulo.

Além do press kit convencional, trabalhamos os publiposts. Como parte da estratégia, selecionamos influencers vegetarianos e veganos, por abordarem diretamente o assunto. Afinal, a campanha como um todo precisava de perfis para transmitirem a mensagem de forma consistente para os públicos-alvo.

 

O Plano de Ações

 

Foram dois pontos os principais: o conceito “A gente é o que a gente nutre”, além da conquista do Certificado Produto Vegano SVB. Para isso, foram desenvolvidas três etapas:

 

1) Press Kit

Elaboramos um press kit composto por uma caixa de material reciclável e, dentro dela, três produtos (Forma Tradicional, Do Forno 100% Integral e Grão Sabor Castanha-do-Pará & Quinoa). Além dos pães, enviamos na caixa uma cartinha personalizada com a sugestão de o influenciador criar uma receita vegana, um release com detalhes sobre a conquista da certificação, reforçando os valores da empresa, e um kit plantio, composto por um vaso de cerâmica e sementes de salsinha.

 

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2) Influenciadoras Alvo

Selecionamos 50 perfis alinhados com a comunicação do press kit vegano: mulheres, adeptas do veganismo (ou vegetarianismo) e reconhecidamente preocupadas com temas como saúde, bem estar e alimentação saudável.

 

3) Publiposts 

Do total de 50 influenciadoras, selecionamos seis influencers que participaram da ação de maneira patrocinada, fazendo divulgação de publiposts:

 

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Além dos stories de recebidos, cada uma fez um post no seu feed de acordo com o mote “a gente é o que a gente nutre” para trazer um tom ainda mais pessoal à estratégia, por meio do compartilhamento de experiências pessoais das influencers. Elas também foram orientadas a falar a respeito dos selos veganos, valorizando esse diferencial dos produtos Wickbold.

A ideia foi transmitir a mensagem de que a fabricante nutre valores como sustentabilidade, saudabilidade e bem estar. Tudo isso foi reforçado por meio dos itens e mensagens que compõem os kits.

 

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Resultados

 

Ao todo, os posts geraram uma audiência superior a 5,7 milhões de pessoas e um engajamento orgânico de quase 60% dos influenciadores digitais. Entre as publicações conquistadas temos: Fernanda Paes Leme, Angela Munhoz, Vegetarirango, Mariana Coelho, Estéfi Machado, entre outras.

 

Lastro (para além das redes sociais)

 

A ação extrapolou as redes sociais e repercutiu entre os veículos de comunicação, somando cerca de 20 matérias publicadas em veículos de grande circulação sobre a novidade, que juntas somam uma valoração R$ 18.508,74. Esse indicador mostra o quanto teria sido gasto para conquistar os mesmos resultados com investimento publicitário.

Outra conquista importante foi a participação do diretor-geral da companhia, Pedro Wickbold, na versão estendida do programa Marcas e Consumidores, da Rádio Eldorado/Estadão. O apresentador João Faria conversou com o executivo sobre assuntos como pães especiais saudáveis e marketing no setor de alimentos. Ouça aqui!

 

 

Acho que ficou claro o impacto positivo que uma ação como essa pode ter para a sua empresa, né? Se convenceu de que vale a pena investir no Marketing de Influência (mesmo na pandemia)?

Podemos te ajudar com um trabalho detalhado, aumentando a presença de sua marca no mundo digital.

Vem bater um papo com a gente 😉

 

 

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