O número de usuários nas redes sociais continua a crescer. A mudança está no tipo de formato consumido e no impacto que a Lei Geral de Proteção de Dados no alcance da publicidade.

Esta é a realidade mostrada no Digital 2021 July Global Statshot Report da We Are Social and Hootsuite, relatório global que traz as principais tendências e insights do ambiente digital nos últimos três meses.

Para ajudar as marcas a validarem suas estratégias para os últimos meses de 2021 e já repensarem seu foco para fortalecer presença e relacionamento nos ambientes digitais nos próximos anos, separamos os principais números indicados pelo relatório e organizamos as informações em seis principais tendências.

Comunicação Integrada – Visão 360º

O cenário apresentado corrobora a nossa visão de que é fundamental investir numa Comunicação Integrada que combine estratégias de Marketing Digital, Relações Públicas e Comunicação Interna a fim de não apenas gerar resultados imediatos, mas fortalecer reputação e construir relacionamentos para garantir a sustentabilidade da marca e seus produtos no longo prazo.

Principais números de Redes Sociais no Mundo

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Seis Tendências Digitais para você ficar de olho!

1- As mídias sociais não param de crescer

Apesar das restrições da pandemia terem diminuído em boa parte do mundo nos últimos meses, o ritmo de crescimento das redes sociais não mostrou sinais de desaceleração.

No último trimestre, o número de usuários únicos globais cresceu 3,5%, representando 147 milhões de pessoas. Além disso, segundo o relatório, mais de 95% dos usuários de internet no mundo usam as redes sociais ativamente. A tendência é que cada vez mais pessoas busquem essas plataformas como canais de entretenimento, informação e educação.

O Facebook, apesar de sofrer uma desaceleração nos últimos meses, continua sendo a rede social mais utilizada no mundo e está cada vez mais perto da marca de 3 bilhões de usuários ativos por mês. O que mostra a relevância da plataforma, mesmo como canal secundário na estratégia de marketing digital. Se pensarmos nas quatro plataformas pertencentes ao Facebook (Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger), a marca já possui mais de 3,5 bilhões de usuários ativos.

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O TikTok não apresentou uma atualização oficial em sua base de usuários no último trimestre, mas mostra um ponto de atenção significativo, já que a plataforma teve um número expressivo de downloads no aplicativo móvel: 57 milhões apenas no mês de junho de 2021. O que indica que a base deva crescer ainda mais nos próximos meses.

Portanto, pensar em estratégias audiovisuais para essa plataforma já não é mais uma opção, mas uma realidade que as marcas devem levar em consideração na hora de planejar o conteúdo.

2- O alcance do Instagram disparou

Dados do Facebook revelam que o alcance de publicidade no Instagram teve um aumento de 100 milhões de usuários nos últimos 90 dias, o que representa mais de 7,5% de aumento no trimestre. O Brasil é o terceiro mercado global em alcance de mídia paga no Instagram, com um crescimento de mais de 10% nos últimos três meses e esse número tende a aumentar no próximo semestre.

Isso mostra que os profissionais de marketing deverão se adaptar e mudar a forma como utilizam a plataforma para garantir que as atividades sejam eficientes.

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Recentemente o Head do Instagram, Adam Mosseri, anunciou que o app não é mais uma plataforma de compartilhamento de fotos e que agora devem priorizar os criadores de conteúdo, formatos audiovisuais (especialmente reels), compras e a troca de mensagens.

Diante desse cenário, não é mais possível adotar apenas uma estratégia orgânica e, se as marcas quiserem obter resultados efetivos (e não apenas métricas de vaidade), terão que investir em mídia paga nesta rede.

3- Onde os usuários buscam notícias?

Dados mostram que “manter-se atualizado com notícias e eventos” é uma das três principais motivações que impulsionam o uso global da Internet, sendo que 82% dos adultos consomem notícias online. Além disso, as pessoas têm duas vezes mais probabilidade de buscar notícias através das redes sociais do que em jornais e revistas.

No entanto, o nível de confiança das notícias ainda é baixo: 44% dos entrevistados dizem “confiar na maioria do conteúdo de notícias na maior parte do tempo”, mas o sentimento positivo cai para cerca da metade (24%) quando se trata de conteúdo em mídias sociais.

Embora as redes sociais sejam importantes disseminadoras de notícias, vale lembrar que este ambiente ainda tem um impacto negativo na credibilidade das notícias, isso por conta da infinidade de fake news disseminadas diariamente em diversas redes. Para os profissionais da área, vale pensar em outras plataformas com mais credibilidade para os usuários, como sites e blogs.

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4- Proteção de dados e os impactos em mídia

Em um recente comunicado o Facebook anunciou que os números de alcance podem variar em todo o mundo, pois “as pessoas optam por não rastrear no iOS 14.5 ou usam outros controles de dados”.

Essa é uma mudança recente que a Apple aplicou no iOS 14.5, em que o usuário escolhe as definições de rastreabilidade e privacidade. Isso pode impactar não somente o Facebook, mas outros aplicativos que utilizam esses dados para disparar anúncios.

Além disso, o uso de dados é uma questão sensível e está em alta no mundo todo. É importante estar atento às mudanças na legislação com relação a este tema. Recentemente, com a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), diversas políticas de privacidade foram alteradas e o impacto pode ser significativo nas estratégias de mídia, especialmente quando falamos em captação de leads e dados.

Para testar novos formatos e não esbarrar nesse ponto, é possível pensar em segmentações por interesses e contextualização ao invés de depender dos dados demográficos, por exemplo.

5- A ascensão das ferramentas de tradução

As ferramentas de tradução, como o Google Translator, por exemplo, estão se tornando cada vez mais populares entre os usuários no mundo todo.

Dados do Google Trends mostram que 3 das 20 principais pesquisas do buscador no mundo todo nos últimos três meses estavam relacionadas à conversão de conteúdo entre idiomas. A região mais propensa a buscar esses termos é a América Latina, onde mais da metade dos usuários da Colômbia, Brasil, México e Argentina usam essas ferramentas semanalmente.

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6- O hype dos videogames

A última versão do relatório mostrou ainda que 85% dos usuários de internet no mundo todo jogam videogames, sendo que 1 em cada 3 jogadores diz que joga diariamente. Esse cenário releva uma grande oportunidade para as marcas.

Estar presente no ambiente gamer é um diferencial e uma maneira de atingir grande parte dos consumidores globais. Além disso, em breve, ter uma estratégia de gamificação pode ser essencial para os negócios.

Outros dados também revelam que as pessoas buscam variedades nos jogos, o que destaca a oportunidade de abranger uma ampla gama de contextos e consumidores.

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Quando pensamos na preferência dos gamers por redes sociais, o Youtube é certamente a principal delas, já que atrai a maior parte da audiência interessada em lives e reviews dos jogos. Mas, surpreendentemente, o Facebook, por conta das comunidades, ainda está à frente do Twitch quando falamos no universo gamer.