Blog

retorno-escritorio-pos-pandemia
Comunicação Interna 12.08.2020

A reinvenção para o retorno ao escritório?

O horário de almoço em grupo, aquela pausa para o café da tarde e o bate-papo com os colegas de trabalho no escritório são coisas que devem ficar significativamente para trás em um mundo corporativo após a pandemia do Coronavírus.

A necessidade de adaptação fez com que empresas reavaliassem os conceitos dos ambientes que devem ter mais distância entre os colaboradores, espaços arejados e itens de higiene pessoal que reforçam a integridade física e a preservação da saúde dos trabalhadores.

As consequências dessa crise se refletem em padrões de comportamento e hábitos que sofreram transformações – desde a adoção do trabalho remoto até as novas experiências de compra com plataformas digitais e sistemas delivery. O momento atual está sendo um grande acelerador do futuro e a tecnologia se encontra na linha de frente para esse novo cenário, especialmente na Comunicação Interna.

 

Novos padrões

 

Novos padrões já podem ser observados, como empresas que buscaram novas funcionalidades para conseguir integrar as equipes e ter produtividade durante o home office e negócios baseados em vendas presenciais que começaram a operar via e-commerce.

Impulsionada pelas medidas de isolamento e por outras consequências da Covid-19, a transformação digital antecipou tendências e ideias que poderiam surgir muito mais à frente. Para continuar operando com a mesma qualidade e conquistar bons resultados, empresas que retornaram ao trabalho de forma presencial fizeram da tecnologia uma grande aliada para enfrentar esse desafio.

 

ebook-comunicacao-interna-coronavirus

 

Além do espaço físico, o que mudou?

 

Sabe aquela reunião que poderia ser só um e-mail?
Ela realmente se tornou só um e-mail. Quantas vezes não participamos de reuniões que não foram objetivas ou que poderiam ser resolvidas apenas com a troca de uma mensagem eletrônica? Pois é. Agora isso é o mais recomendado nas organizações.

 

Use e abuse das videoconferências e suas tecnologias
Uma das medidas encontradas foi o cancelamento de entrevistas, reuniões e eventos presenciais, independentemente do seu caráter ou urgência. Tivemos até Happy Hour Junino com a ajuda de ferramentas tecnológicas. E prepare-se para as confraternizações, que provavelmente acontecerão nessa mesma extensão.

 

Gasto com impressões?
As empresas reduziram – e muito. Com adoção do home office, as plataformas digitais estão sendo muito mais exploradas e as impressões finalmente estão sendo deixadas de lado.

 

Bem-vindos ao Workplace e ao Yammer
Já ouviram falar dessas redes sociais corporativas? Desde o início da pandemia, o acesso às plataformas cresceram desenfreadamente. Os ambientes proporcionam mais autonomia para que os colaboradores possam publicar posts, fotos, vídeos e, até mesmo, interagir com os colegas de trabalho. As ferramentas são constantemente atualizadas pelas empresas e também funcionam como uma base de dados para consulta dos profissionais.

 

O público e seus stakeholders estão mais informados do que nunca
Toda empresa precisa manter informados clientes, parceiros, colaboradores e demais stakeholders. Em meio a tantas incertezas, novas resoluções são apresentadas todos os dias e as pessoas precisam saber como isso afetará os seus direitos e suas responsabilidades. As companhias não têm poupado os canais de Comunicação. Por meio de redes sociais, blogs, e-mail, páginas extraordinárias e até mesmo contato telefônico, elas deixam todos os envolvidos com o negócio a par dos acontecimentos e das decisões que estão sendo tomadas.

 

Clareza e objetividade se tornaram ainda mais importantes
A população está sendo bombardeada com noticiários e conteúdos sobre o novo Coronavírus e, portanto, a para ter a atenção das pessoas, é necessário ser o mais claro e direto com as mensagens, artigos, mídias e campanhas. Os laços com os colaboradores foram estreitados, mesmo com a distância.
Se colocar no lugar do outro é muito importante em meio à pandemia. Além de aumentar a conexão social, a empatia também melhora a capacidade de gerenciar melhor a ansiedade no cenário de crise. Por conta disso, muitos gestores se aproximaram ainda mais de seus times nos últimos meses.

 

A saúde se tornou assunto recorrente
Em um cenário grave como o gerado pelo novo Coronavírus, as empresas coloram as prioridades habituais em segundo plano para que o mais importante fosse tomado como prioridade: a saúde da população e a segurança da sociedade.

 

 

Sobre o autor

Comentários:
Fazer um comentário
Deixe um Comentário