Sabemos que as Redes de Multiplicadores desempenham um importante papel estratégico no engajamento dos colaboradores. Essas redes também são muitas vezes batizadas de Comitê de Comunicação Interna, Multiplicadores de Comunicação ou Agentes de Comunicação.

Conheça as quatro principais contribuições das Redes de Multiplicadores para as organizações!

estrategia-de-comunicacao

1) Fortalecimento da Cultura Colaborativa

Quando bem estruturada, a Rede de Multiplicadores possibilita a conscientização sobre a importância da colaboração em todos os processos. Ou seja, neste ambiente, os participantes são estimulados a ampliar sua percepção, para além da sua área de atuação em benefício de uma comunicação mais eficiente.

Dessa forma, torna-se mais evidente como cada ação individual afeta diretamente o grupo e a cultura da empresa.

marca-empregadora

2) Apoio às estratégias de comunicação

Como a Rede de Multiplicadores é formada por pessoas de diferentes áreas, conseguimos reunir nesse time uma espécie de “focus group” para colaborar com as demandas. Muitas vezes, conversas e ideias de corredor acabam não sendo levadas adiante, porque não há um catalisador para efetivar essa mudança.

Com a Rede de Multiplicadores, conseguimos estimular o progresso de ideias, colocando-as em prática. Ademais, temas afins à área de comunicação, como Diversidade e Inclusão, são levados a debate, trazendo, dessa maneira, benefícios para todos e todas.

Vantagens

3) Reforço à marca empregadora

Uma das estratégias para que uma organização se desenvolva e atraia melhores talentos é o fortalecimento do papel de agentes de comunicação. Nas Redes de Multiplicadores, os integrantes passam a ser influenciadores internos que atuam na construção do Employer Branding.

Portanto, uma marca se torna mais atraente quando os próprios colaboradores atuam também como embaixadores, dando visibilidade para a atuação da empresa de forma orgânica.

encontros-mensais

4) Vantagens para os participantes

A Rede de Multiplicadores é uma maneira do colaborador se desenvolver pessoalmente e profissionalmente.  Os participantes têm a possibilidade de participar de treinamentos que ampliam seus conhecimentos para além de suas respectivas áreas de atuação. Além disso, o grupo é um ambiente em que a escuta ativa é valorizada e a possibilidade de influenciar positivamente as pessoas, aumentando, assim, a visibilidade diante dos colegas de trabalho.

Rede de Multiplicadores na Biogen

A Biogen, nosso cliente do setor farmacêutico, possui um Comitê de Comunicação Interna estruturado desde 2019. Atualmente, o comitê é composto por 11 colaboradores de diferentes áreas.

Em encontros mensais, pautas como: comunicação assertiva, eventos internos e externos, cultura organizacional e comunicação corporativa são abordadas a fim de melhorar a comunicação interna e possibilitar trocas de experiências, considerando as demandas dos times.

Artur Silva, Analista de Assuntos Corporativos da Biogen, afirma que o Comitê de Comunicação Interna é um “termômetro para a organização” de modo que a equipe multidisciplinar traz insights relevantes para os encontros.

Artur ainda ressalta que, mesmo após o término do período estipulado para a participação das pessoas no comitê, todos continuam muito atuantes:

“Quem participa do comitê leva o aprendizado e o legado adquirido para além dos muros da empresa, o que colabora muito com a disseminação do nosso propósito de servir à humanidade por meio da ciência”, completa.

Artur Silva

Artur Silva, analista de Assuntos Corporativos da Biogen

Nesse sentido, Bruno Gerlin, gerente de Planejamento da Trama, diz que a Rede de Multiplicadores é uma maneira da Comunicação se relacionar de forma mais efetiva e com mais vínculo emocional com todos os envolvidos, coletando e transformando ideias em estratégias para a organização.

Aqui no Grupo Trama Reputale, nós apoiamos diversas Redes de Multiplicadores de nossos clientes, de acordo com as necessidades particulares de cada um.

No Comitê de Comunicação Interna da Biogen, por exemplo, atuamos por meio de treinamentos de capacitação, trazendo assuntos técnicos que permeiam o cotidiano de comunicação, como: Treinamentos sobre Imagem e Reputação e Comunicação para o Engajamento do Colaborador. Ao final de cada encontro, os membros recebem certificados de participação.