Uma das estratégias mais importantes para uma empresa ou marca é a produção de conteúdo. Mas, será que tudo é importante ou necessário? Separamos dicas para você identificar conteúdos mais assertivos ao seu público-alvo, bem como práticas e técnicas para a distribuição e veiculação dos materiais.

O primeiro passo é definir qual será o tema do conteúdo

Vamos tratar de produto? Branding? Reposicionamento de marca? Hoje em dia tudo é possível, claro, desde que vá em encontro aos objetivos organizacionais e aos valores da companhia. 

Após a escolha do tema central, você deve definir a melhor estratégia de divulgação.

Qual plataforma devo usar? Redes sociais? Mídias impressas? Televisão? Cada conteúdo deve ser pensado de forma diferente para cada estratégia tipo de veículo.

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Marcas precisam gerar valor!

Sem isso, será impossível crescer de forma saudável e orgânica, além de ser reconhecida e valorizada perante a opinião pública. 

Isso se torna ainda mais fundamental em tempos de pandemia (parece que acabou, mas ela ainda está presente), na qual há a necessidade de estar presente no dia a dia das pessoas, sempre de forma responsável, ética e transparente.

Quando você produz conteúdo de qualidade e relevante, sua marca fica ainda mais valorizada e se destaca perante os seus concorrentes.

Quais temas podem gerar valor à marca?

O conteúdo deve estar diretamente ligado aos pilares da organização, ou seja, relacionados com seus objetivos, missão, valores e produtos, por exemplo. O que queremos dizer com isso?

Não é ideal que o conteúdo produzido e veiculado pela própria organização, ou Assessoria de Imprensa, traga informações diferentes do que estão presentes nas redes oficiais de comunicação e no discurso da empresa. 

Você pode optar por trabalhar com temas que tem mais relevância na mídia e para a opinião pública, desde que estejam presentes no DNA da sua organização ou sejam bandeiras apoiadas e levantadas por ela, como diversidade, inclusão social, responsabilidade social ou sustentabilidade.

Quais são as estratégias mais comuns para gerar valor à sua marca?

Atualmente, diante do avanço e estabelecimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), podemos dividir as estratégias de produção de conteúdo em duas possíveis vertentes: para mídias tradicionais e novas mídias. 

No caso das mídias tradicionais, podemos elencar: 

  • Release, textos e notas: uma das estratégias mais básicas e simples da assessoria de imprensa é a produção de releases, textos e notas, que podem trazer diversas informações, como o lançamento de um produto, reposicionamento de marca, mudança de branding, abertura de IPO, participação em eventos, entre outros assuntos e temas;
  • E-mail marketing/newsletter: esses tipos de conteúdos já fazem parte da rotina das agências e são mais conhecidas por estarem presente nas mais diversas empresas. São adotadas porque, assim como os releases, você pode trazer informações das mais variadas, tanto do ponto e vista de comunicação interna, como de comunicação externa;
  • Vídeos/fotos: com o avanço das redes digitais, a utilização de vídeos e fotos se tornou mais comum, ainda mais porque, antes, essa forma de divulgação ficava mais restrita aos meios audiovisuais

Já em relação as produções com linguagem mais informais e meios mais alternativos, podemos listar: 

  • Memes: os memes tomaram conta do mundo, principalmente pela sua rápida produção, linguagem mais descontraída e força de veiculação. Por isso, é ideal que você também pense nesse formato para informar, entreter e educar o seu público;
  • Podcasts: os podcasts viraram febre mundial, principalmente durante o estabelecimento e permanência da pandemia. São conteúdos simples, do ponto de vista da produção, mas que tem um grande valor agregado, com informações factuais e de interesse público;
  • Relacionamento com Influenciadores Digitais: essa, sem dúvida, é a estratégia mais utilizada nos últimos tempos pela assessoria de imprensa. Além de ser uma forma mais descontraído de informar e apresentar um determinado produto, quando você acerta na escolha do influenciador, o retorno é imediato, seja na melhoria da imagem, pelo aumento de seguidores e curtidas, por exemplo, ou crescimento das vendas. O mais comum é trabalhar com os influenciadores presentes no Instagram, mas o TikTok  também vem ganhando cada vez mais força 

 

Poderíamos listar também outros formatos, como infográfico, postagens em redes sociais, conteúdos para mural, entre outros. Há uma infinidade deles. 

Contar com um time de especialistas para pensar, estruturar, produzir, executar e mensurar fará toda a diferença para o crescimento da empresa, para a estratégia de comunicação da sua marca. Faz sentido para você?