Estratégia clara, cocriação de influenciadores digitais com as marcas, comunidades e menos foco em KPIs são as tendências do Marketing de Influência para 2020. Quer saber como aplicar tudo isso na realidade da sua empresa? Confira tudo aqui!

 

Dentro do universo de marketing de influência, uma coisa é certa: em 2020, as empresas devem investir cada vez mais no relacionamento com influenciadores digitais. Por isso, você precisa ficar de olho nas melhores (e mais atualizadas) ferramentas de comunicação.

Mas, como saber que caminhos seguir durante este ano? Quero dividir com você um panorama geral sobre as quatro maiores tendências em Marketing de Influência para 2020 e como elas podem ser aplicadas na realidade da sua empresa. Vamos juntos?

 

1- Estratégia e objetivo bem definidos

 
Quer elaborar uma campanha com os influenciadores digitais? Ok! A primeira coisa é fazer um planejamento e ter certeza de que a ação está alinhada com os valores da companhia. Isso vai ajudar muito na hora de escolher os influencers também.

Diante desse cenário, Bia Granja, fundadora do YouPix, enumerou os itens essenciais na hora de iniciar o trabalho de influência:

  • defina objetivos claros e mensuráveis, além do budget para a ação;
  • estude o seu target e decida o melhor caminho da narrativa;
  • mapeie e estude os influenciadores;
  • parta para criação, defina e contrate.

 

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2- Relacionamento entre marca e influenciador

 
Em 2020, as ações isoladas entre marcas e influenciadores digitais tendem a perder força. É o momento de evitar a contratação de um único post, por exemplo.

Chegou a hora de investir em relacionamentos duradouros, no qual o influencer deixa claro sua afinidade com a companhia e o alinhamento com seus valores.

Um ponto muito importante aqui é: cuidado com a personalidade que você irá contratar.

Analise muito bem antes de estabelecer o contato e a negociação. Isso porque, a imagem da sua marca estará vinculada ao influenciador, o que fará com que você seja cobrado em alguma eventual polêmica que o envolva. Tenha certeza de que os valores de ambos estão em sinergia.

Outro ponto muito importante é: garanta cocriação e diversidade.

A primeira é uma estratégia bastante assertiva, pois enfatiza a importância de campanhas elaboradas em parceria. Isso vai trazer mais naturalidade para a ação e, portanto, vai gerar melhores resultados.

A segunda é relevante para que você tenha certeza de que seus consumidores vão conseguir se enxergar (e se sentir inspirados) nos seus produtos ou serviços. Você precisa pensar em seu público como um todo, que precisa se sentir (verdadeiramente) representado.

 

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3- Criação de comunidades

 
Este ano, as pessoas darão mais atenção para quem estabelecer conversas reais, ou seja, que contemple diálogos de qualidade.

Nesse sentido, saem na frente as companhias que colocam o foco no conteúdo e na criação de comunidades, e não as que focam somente nos produtos, por exemplo.

 

Influência é transferência de capital social. Confiança é a moeda do século. Eu tô construindo isso por meio de reciprocidade, analisa Bia.

 

Onde investir? Nos creators, que agora são considerados verdadeiros criadores de conteúdo. Eles criam junto com a marca, além de investirem em uma forma de comunicação pensada diretamente para sua comunidade de seguidores.

 

4- Menos números, mais engajamento

 
Comentários, curtidas, compartilhamentos… Essas foram as primeiras métricas das redes sociais, hoje consideradas Métricas de Vaidade.

Em 2020, é necessário ir além e mostrar uma conexão verdadeira com os seguidores. Nesse sentido, a primeira dica é esquecer o conceito celebridade.

Analise o alcance e o engajamento do influenciador digital, principalmente, a qualidade dos comentários. Invista nos perfis que mantenham um diálogo profundo com os seguidores.

 

Bônus…

 
Utilize outras ferramentas de comunicação e marketing paralelamente. Depois, relacione as ações e busque entender os resultados em conjunto. Comunicação integrada é sucesso na certa!