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Influenciadores Digitais 12.02.2020

Relacionamento com Creators: como essa estratégia pode ajudar a sua empresa

Quer saber quem são os creators e como eles podem ajudar a sua marca na construção de um diálogo mais próximo com seus consumidores? Vem entender essa estratégia e como ela funciona na prática.

 

Você deve estar se perguntando quem são os creators e como o marketing de influência está relacionado com esse universo, certo? A verdade é que precisamos falar sobre os dois temas juntos.

Quem são os creators?

Os creators, conhecidos como criadores de conteúdo, dominaram as redes sociais com a produção de materiais inéditos, que despertam o interesse do público e, consequentemente, atrai olhares encantados das marcas.

Essa é uma relação que tem tudo para dar certo. Afinal, eles sabem como o público quer consumir informação, e as empresas precisam desse espaço para dialogar com o consumidor.

Seja no segmento de gastronomia, moda, beleza, viagem, educação, tecnologia ou geek, eles fazem sucesso por onde passam.

 

Qual o impacto dos creators nas estratégias de comunicação?

 

Esse trabalho se tornou tão importante, que um estudo recente apresentado pela Nielsen Catalina Solutions mostrou que 92% dos consumidores confiam mais em recomendações feitas por indivíduos do que por marcas. Ou seja, esse vínculo que os creators têm com o seguidores faz com que eles sejam a ponte entre o público e as empresas.

Para se ter uma ideia da dimensão disso, dados da pesquisa “ROI & Marketing de Influência 2019”, apresentados pela Youpix, reiteram essa informação. O levantamento foi realizado com executivos de 94 grandes empresas brasileiras e mostrou que:

  • 68% deles consideram o marketing de influência estratégico para o negócio;
  • e 69% reforçaram que esta modalidade traz um resultado que nenhum outro tipo de comunicação digital traz.

 

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Como funciona na prática?

Agora que você já sabe como os creators podem ajudar a sua marca, a pergunta que fica é: como as empresas devem trabalhar com os criadores de conteúdo nessa estratégia?

A palavra de ordem deve ser cocriação!

Os influenciadores digitais conhecem o perfil do público nas redes sociais, assim como as estratégias que funcionam para falar com sua audiência de forma assertiva. Já as marcas devem alinhar com eles o discurso do que será comunicado com base na cultura e pilares institucionais.

Recente pesquisa divulgada pela Trama avaliou o posicionamento de 200 creators a respeito do assunto e constatou que 40% deles disseram participar do planejamento criativo em parceria com a marca.

 

Com esse movimento de mercado, os criadores de conteúdo têm ganhado um papel cada vez mais representativo, pois participam e constroem o conceito criativo das campanhas junto com as marcas, e isso é muito positivo”, afirma Leila Gasparindo, CEO da Trama.

 

Dados do levantamento da agência mostram, ainda, alguns caminhos mais comuns utilizados atualmente para o estabelecimento dessa relação:

  • cerca de 15% dos creators disseram, por exemplo, que são convidados pelo menos uma vez por ano para serem embaixadores de marca;
  • 62% recebem propostas para apoiar causas;
  • mais de 90% dos participantes recebem convite diário, ou pelo menos semanal, para participar de eventos;
  • mais de 97% deles afirmaram que a forma mais frequente de contato com as marcas é o recebimento de press kits, com produtos para degustação ou para teste – os famosos “recebidos”;
  • 85% disseram que os seguidores interagem com os posts publicados por eles.

É importante avaliar as métricas que serão entregues pelo creator quando o trabalho for contratual.

Ainda segundo dados da pesquisa da Trama:

  • 36% dos entrevistados responderam que o retorno mais esperado pelas empresas está no alcance da campanha;
  • seguido por engajamento, com 33%;
  • e conversão de vendas, com 29%.

Agora que você já sabe tudo que deve considerar na sua estratégia com os creators, chegou a hora de considerar isso em seu planejamento de comunicação.

Para te ajudar ainda mais, quero dividir com você um case com o passo a passo de uma campanha que realizamos para o lançamento do Sorvete 7 Belo, da Arcor do Brasil. Esse case foi um dos finalistas do Prêmio Jatobá 2019, dando à Trama o prêmio de Agência Destaque do Ano.

Confira!

 

 

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