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Comunicação 03.12.2013

Marcas valiosas: qual a receita?

Apontar uma fórmula simples para explicar o sucesso de uma marca não é tarefa fácil. Ao analisarmos cada uma delas, encontraremos individualidades que fizeram aquela empresa específica ter uma grande projeção no mercado em que atua, seja uma rica história familiar, um produto ou serviço inovador ou uma comunicação bem elaborada.

Quando pensamos em marcas globais, o setor de tecnologia tem grande destaque nas primeiras posições. Segundo a Interbrand, consultoria especializada no levantamento de marcas, essas foram as 10 primeiras de 2013: Apple, Google, Coca-Cola, IBM, Microsoft, GE, McDonalds, Samsung, Intel e Toyota.

Agora, quando falamos de marcas nacionais, temos um cenário um pouco diferente. No nosso ranking tupiniquim as marcas que tiveram sucesso nos últimos anos estão concentradas basicamente nos setores bancário, de alimentos e bebidas, telecomunicações e varejista.

Confira o ranking das 25 maiores marcas brasileiras de 2013:

http://www.interbrand.com/en/knowledge/IQ/2013/best-brazilian-brands/best-brazilian-brands/brazil-top-25.aspx

Muito mais que uma fórmula mágica, para construir e gerir marcas é preciso planejamento  com visão de médio e longo prazos, forte pesquisa de mercado, acompanhamento da concorrência e identificação das principais macrotendências contemporâneas de consumo. Tudo isso alinhado a uma estratégia de construção de imagem e reputação, aspecto que um profissional da área de relações públicas entende como poucos.

A Trama oferece uma Consultoria em Comunicação com o objetivo de construir, consolidar ou mesmo modernizar o branding de uma empresa. Nossos jornalistas, RPs’ e designers atuam de forma integrada, pensando e planejando múltiplos posicionamentos. Sempre com foco nos públicos de interesse. Acesse nosso site e saiba o que podemos fazer por sua organização!

E para você, quem é uma marca admirada e por quê? Compartilhe conosco!

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Rodrigo Teixeira

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