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Marketing Digital 12.03.2020

#Hashtags: Use e Potencialize seu Negócio nas Redes Sociais

Preparamos um guia completo com explicações e 10 dicas para você explorar ao máximo esse recurso nas estratégias da sua empresa.

 

Desde que as primeiras redes sociais surgiram, um de seus principais objetivos era conectar pessoas com os mesmos interesses.

No início, as comunidades do Orkut cumpriam esse papel. Atualmente, contamos com novas possibilidades de integração e mecanismos de busca muito mais sofisticados, como as hashtags, que estão presentes em diversas mídias sociais (Instagram, Facebook, Twtitter e TikTok, por exemplo).

 

O que é uma Hashtag (#)?

 

O termo “Hashtag” é utilizado para descrever uma atividade bastante comum nas redes sociais: destacar uma ou mais palavras-chave em um post, utilizando o símbolo da cerquilha, popularmente conhecido como “jogo da velha” ou “xadrez” (#) para marcá-las.

Assim, quando alguém buscar por um determinado conteúdo nas redes sociais utilizando as hashtags, encontrará aquilo que procura devido à conexão entre o tema e as palavras “taggeadas”.

 

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Na imagem ao lado, veja o que acontece quando alguém busca por uma hashtag no Instagram.

Aqui, podemos ver tags recentemente buscadas por um usuário e a quantidade de publicações marcadas com elas.

Assim ela pode ver todas as postagens marcadas e encontrar o conteúdo que procura de forma fácil e rápida.

Perceba como esse mecanismo facilita o encontro entre uma empresa e seu público de interesse no ambiente virtual.

 

 

Como utilizar as Hashtags?

 

Confira 10 dicas práticas para você começar a utilizar essa ferramenta agora e potencializar os negócios da sua empresa nas redes sociais:

 

#1) Som e Memória

A hashtag deve ser sonora, curta e fácil de memorizar. Usar palavras muito rebuscadas ou difíceis de pronunciar pode não “emplacar”, além de serem pouco buscadas pelos usuários.

 

#2) Nada de Espaços

Ao digitar duas ou mais palavras juntas, não dê espaço. Por exemplo, se o tema de destaque na publicação é “Dia de Sol”, escreva: #diadesol.

 

#3) Use até 4 Palavras

Ultrapassar essa quantidade numa mesma tag pode causar confusão visual e dificultar o entendimento do leitor.

 

#4) Desconsidere acentos ou “ç”

Isso pode causar erros ou gerar confusões quando alguém tentar reproduzir a tag. Se possível, evite palavras acentuadas ou com “ç”.

 

#5) Não ultrapasse 10 hashtags em uma mesma publicação

Além de gerar poluição visual, algumas tags podem fugir do tema central do post.

 

#6) Use apenas palavras relacionadas ao post

Se o usuário está procurando por um determinado tipo de conteúdo, mas encontra algo totalmente diferente do que buscava, irá questionar a credibilidade do autor e se sentirá enganado.

Portanto, escolha sempre as hashtags mais adequadas. Você pode combiná-las dentro do mesmo tema, por exemplo: #diadesol #praia #mar #verao.

 

#7) Faça Campanhas

Uma forma de medir o engajamento do público nas redes sociais é convidá-lo a taggear conteúdos relacionados com a marca.

Pode ser sorteio, campanha de divulgação ou uma estratégia constante da empresa. Assim, você poderá interagir com as pessoas e ainda coletar dados sobre seus clientes a partir de uma análise de perfis.

 

#8) Faça parcerias com Influenciadores Digitais

Quando um influencer que tem sinergia com seu público posta algo utilizando uma hashtag criada pela sua empresa, as chances de haver repostagem (ou repost, em inglês) aumenta consideravelmente. Então, lembre-se de incluir influencers na sua estratégia.

 

#9) Fique de olho nas hashtags mais bombadas

Saber do que mais se fala em cada rede social serve como radar para a empresa, pois ajuda a manter a equipe de marketing atualizada sobre as pautas mais comentadas e quais são as opiniões das pessoas sobre estes assuntos.

No Twitter, os Trending Topics mostram, com atualização em tempo real, quais são as tags mais comentadas do momento.

 

#10) Entenda a dinâmica de cada Rede Social

As redes sociais têm seus formatos e públicos próprios. Portanto, compreenda como os mecanismos de busca funcionam na rede escolhida antes de iniciar uma campanha.

 

 

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