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Comunicação 11.11.2013

Haja Interação

Você acorda, abre os olhos, se espreguiça e desliga seu celular SAMSUNG. Vai até o banheiro, abre a torneira DECA, pega sua escova ORAL B, sua pasta da COLGATE e, enquanto escova os dentes, abre seu chuveiro LORENZETTI e percebe que tanto o sabonete DOVE quanto o shampoo PALMOLIVE estão no fim.

Já parou para pensar com quantas marcas interagimos diariamente?

Segundo uma reportagem do NYTimes, citando estudos da consultoria de marketing Yankelovich, há 30 anos um americano comum, por dia, era impactado por 2 mil marcas. Hoje esse número chega a 5 mil.

Essa enorme exposição, seja em forma de propaganda ou mesmo pelo próprio produto/serviço, é fundamental para sua maior assimilação das empresas diante das massas.

Por isso, um outro estudo anual que já virou “xodó” dos publicitários é o prêmio Top of Mind da Folha de S. Paulo. Com a ajuda do instituto Datafolha, é mensurado junto à população o chamado recall das empresas em diversos segmentos.

Mas, existe ainda um outro termo relevante para mostrar a relação das pessoas com as marcas, o chamado Share of Heart. São aquelas empresas que criaram um vínculo afetivo com seus consumidores. Ao contrário da pesquisa Top of Mind, que apenas mostra uma lembrança de produtos/serviços em um determinado setor, as marcas “queridas” são aquelas que têm uma real importância na vida do consumidor, que o faz buscar um outro supermercado para comprá-la, pagar mais caro por ela e criar hábitos de consumo.

Um estudo da revista Adweek listou as 100 marcas mais queridas. A pesquisa foi feita com mais de 70 mil entrevistados em 15 mercados internacionais de destaque.

Quando analisamos as empresas listadas, encontramos diversos fatores que contribuem para que mereçam um espaço no coração do consumidor: inovação, excelência, tradição, design, qualidade, posicionamento, durabilidade etc.


Wall Disney criou uma marca que encanta o mundo até os dias de hoje.

Seja a qualidade das produções da Disney (líder da lista), a inovação de Yahoo! e Google (completam os três primeiros lugares) ou a tradição de produtos com tecnologia de ponta da Sony (quarta colocação), cada marca tem sua própria estratégia para a conquista de fãs.

Agora, pare e reflita: o que sua marca tem feito para se manter presente e “querida” na mente de seus stakeholders? Nós, da Trama, temos essa preocupação perante nosso clientes, elaborando estratégias de comunicação e relações públicas eficientes que extrapolam as fronteiras do relacionamento com a mídia. Venha bater um papo conosco a respeito.

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