Hoje, a forma como as empresas informam os colaboradores sobre suas ações, valores e projetos têm nas ferramentas digitais suas principais vias. Em muitos casos, a gestão da área seguiu o mesmo caminho.

A rede de locadoras de veículo Unidas vivenciou essas mudanças na prática. O que antes era comunicado por murais e TVs corporativas nas unidades passou a ser enviado também por e-mail para os funcionários.

A empresa também implantou o Yammer, rede social para empresas, similar ao Facebook. Já o SharePoint é adotado como plataforma de intranet e o WhatsApp corporativo destina-se à comunicação com líderes.

“Antes da pandemia, nós mandávamos e-mails de uma caixa de entrada comum. Hoje, já temos uma ferramenta de disparos. Também recebíamos demandas de comunicação interna por e-mail e, em 2020, implantamos um sistema para organização e controle de tempo”, conta Isabelle Barros, analista de endomarketing da empresa.

isabelle-barros-blog-trama

Isabelle Barros, Analista de Endomarketing da Unidas.

“Além disso, para continuar com uma comunicação efetiva, adaptamos o formato de todas as nossas iniciativas para o modelo digital. Comemorações, reuniões e eventos são realizados por meio de lives”, completa.

Já os comunicados tradicionais sobre as principais mudanças e novidades da empresa se tornaram transmissões ao vivo conduzidas pela diretoria, para promover a interação e proximidade na comunicação entre os funcionários e a liderança.

Boa Aceitação

Para medir essas mudanças e verificar se toda a empresa tinha se adaptado, a Unidas realizou uma pesquisa com foco na percepção dos colaboradores perante os canais de comunicação. O resultado mostrou que o time já está habituado às comunicações digitais e elegeram o e-mail como a melhor forma de se informar.

A efetividade do atendimento de comunicação interna e o engajamento foram mensurados por meio de pesquisa de clima, NPS e pesquisa pulse, que mediram a satisfação do colaborador em relação à companhia. A partir disso, foram elaborados planos de ação para melhorar a experiência de todos.

“Vemos que o acompanhamento dos indicadores de comunicação é essencial para ter efetividade no trabalho dessa área, seja um comunicado, campanha, ação e até mesmo eventos. As métricas mostram qual caminho seguir, são fundamentais para entender o engajamento dos colaboradores e se necessário, promover mudanças. E a adoção de ferramentas digitais também contribui nesse sentido”, conclui Isabelle.

Compreender a diversidade

Para Adriano Zanni, diretor de comunicação com empregados e engajamento do Grupo Trama Reputale, antes de decidir pela implantação de plataformas digitais, todo gestor deve pesquisar e escutar ativamente sua comunidade de stakeholders internos.

“Há áreas em diversas organizações que, pela natureza do próprio negócio, ainda não possuem uma cultura de comunicação tão digital. Para muitos empregados, a pandemia trouxe mudanças comportamentais sensíveis, inclusive no aspecto pessoal. Para outra parcela significativa, ainda sem acesso a e-mails corporativos, por exemplo, a matriz de comunicação continua sedimentada em reuniões face-to-face, diálogos de piso com lideranças e campanhas de engajamento. Não podemos deixar de olhar para essa diversidade e compreender o que melhor produz sentido a cada um dos públicos existentes”, pondera o consultor.

adriano-zanni-blog-trama

Adriano Zanni, diretor de comunicação com empregados e engajamento do Grupo Trama Reputale.

Zanni complementa dizendo que um bom diagnóstico comunicacional quantitativo e focus groups com colaboradores dos mais variados níveis hierárquicos e perfis são o caminho inicial para entender hábitos e o quão dispostos todos estão rumo a migrar para um consumo de informação dentro da empresa cada vez mais fundamentado em plataformas como Sharepoint, Yammer, Workplace ou intranets.

“Não há receita de bolo. Há, sim, um processo natural de compreensão acerca dos hábitos de comunicação e entretenimento dos empregados, que podem ajudar no desenvolvimento de uma visão mais integrada entre os múltiplos canais disponíveis”, finaliza.